DIÁRIO DE BORDO - mike

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Volt » 10 out 2013, 13:20

O óleo perde a viscosidade com o tempo. Óleo de travões com 3 ou 4 anos, já não é óleo, mas sim, água suja... Cuidado com isso que a travagem é importante...

Quanto à condutora habitual, acho que também me poderá acontecer o mesmo um dia... :-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 25 nov 2013, 23:21

Perdi a minha primeira (ou 12a) barra de capacidade com 14mil km e cerca de 2,5anos. Em Setembro já tinha feito umas ameaças (aparecia e desaparecia) mas como foi à revisão e fez a actualização de software ainda se manteve até agora.

Como a bateria tem sido bem tratada desde que comprei o carro, não sei se não terá sido mal tratada no stand durante uns 2 ou 3 meses que o carro esteve à espera de matricula e outras burocracias na altura do calor e deve ter estado na montra provavelmente com a carga a 100%... não temos forma de ver qual o estado de carga que tinha antes de comprar o carro?

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 25 nov 2013, 23:39

O que queres dizer com isso de "...aparecia e desaparecia..."?

A mim quando desapareceu nunca mais reapareceu e olha que já recuperei mais de 1,5 Ah neste período mais fresco e ela (a barra) nunca mais voltou (em que canção é que já ouvi isto lool )

Hoje cheguei aos 56,15 Ah

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-vPgt ... 1%255D.png[/IMG]
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 26 nov 2013, 10:35

A mim, acho que tive a ilusão de ter as 12 barras, quando o carro estava carregado a 11 barras, isto é, a última barra de carga era a última barra de capacidade.

Quando isto está assim, dá a ilusão de se ter as barras todas de capacidade!

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 26 nov 2013, 16:26

mikexilva Escreveu:Perdi a minha primeira (ou 12a) barra de capacidade com 14mil km e cerca de 2,5anos. Em Setembro já tinha feito umas ameaças (aparecia e desaparecia) mas como foi à revisão e fez a actualização de software ainda se manteve até agora.

Como a bateria tem sido bem tratada desde que comprei o carro, não sei se não terá sido mal tratada no stand durante uns 2 ou 3 meses que o carro esteve à espera de matricula e outras burocracias na altura do calor e deve ter estado na montra provavelmente com a carga a 100%... não temos forma de ver qual o estado de carga que tinha antes de comprar o carro?
Por curiosidade gostava de te perguntar (mikexilva) o seguinte:
1- Fazes carregamentos a 80% ou 100% no dia-a-dia?
2- Com que frequência gastavas a bateria do carro até desaparecerem todas as barras?
3- Quantas vezes chegaste ao modo de tartaruga?
4- Tens pé pesado a conduzir a acelerar e a travar? (tenho ideia q não)
5- Fizeste muitos carregamentos com meia-carga ou maioritariamente vazia?

Pergunto-te isto para obter um perfil do comportamento da bateria... se que é possível :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 26 nov 2013, 16:57

O problema é que a temperatura média anual em Portugal são 15º C (mais quente que nós, na Europa, só provavelmente a Grécia e arredores). Por vezes chega aos 40 ºC. Se o Leaf está a carregar ou a andar vai somar temperatura à que se faz sentir no exterior. Ninguém aqui leva o seu carro com frequência à tartaruga, carregar a 80% ou a 100% não faz muita diferença e, salvo raras excepções, todos aqui andam de forma conservadora. Quem quer reduzir a degradação é muito simples, é mantê-lo o maior tempo possível numa câmara frigorífica. Como a minha tem só capacidade para uns 7,5 l, e o meu i-MiEV não cabe lá, uso a noite.

Eu tenho 88 células. Todas são carregadas da mesma forma, todas são descarregadas da mesma forma, todas viram as mesmas tartarugas, todas levaram com os mesmos carregamentos rápidos, todas sofreram as mesmas acelerações, todas... e no entanto tenho células mais degradadas que outras. Por quê? Porque umas são internas e outras são periféricas, e as internas aquecem mais e por isso degradam mais. Se conseguires reduzir em 5º C as temperaturas que se fazem sentir nas tuas baterias em média por ano, consegues reduzir a degradação muito mais do que se carregares só até 80%, se nunca o deixares descarregar abaixo de 30%, se nunca fizeres cargas rápidas. Olhem para o que realmente interessa, tudo o resto são pormenores e pouco vão ganhar com isso, mantenham-nas frescas, tudo se resume a isso, mantenham-nas frescas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

prgc
Proprietário Leaf
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras

Mensagem por prgc » 26 nov 2013, 23:16

Já há alguns meses que se tem vincado a importância que a temperatura tem na degradação das baterias. Aliás, o Malm tem reforçado muito este ponto. E no seguimento desses conselhos, tenho procurado manter a temperatura do pack o mais baixa possível. No entanto a tarefa não é fácil... Eu tenho percorrido cerca de 100Km por dia, nalguns chego mesmo aos 150/160Km. Isto requer carregamentos, que provocam aquecimento das baterias. Tenho prestado atenção às temperaturas que o SpyLeaf me mostra e andam entre os 14º e os 20ºC.
Um procedimento que pode ajudar, é deixar o carro a carregar na rua, mas ainda não tenho condições para isso. Teria que deixar a janela aberta para passar uma extensão... Sai eletricidade pro carro, mas entra frio em casa :roll:
Mas a solução há-de se arranjar :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

mikexilva
Moderador Global
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 26 nov 2013, 23:39

O meu LEAF anda pouco no dia a dia, por isso só o ligo à tomada quando chega a casa com menos de 40km de autonomia, ou seja carrega normalmente a cada 3 ou 4 dias, e como está programado para começar a carregar às 2 da manhã e parar nos 80%, normalmente entre as 4h30 e as 5 da manha recebi o mail a dizer que parou de carregar.
Fora as primeiras 2 ou 3 semanas quando recebi o carro, contam-se pelos dedos as vezes que foi carregado a 100%, e normalmente quando o faço é porque vou precisar de seguida gastar um bocado mais que o normal, pois alguns FDS chego a gastar 60 ~ 70% da autonomia e nesses casos forço a carga a 100%.
A minha garagem tem uma temperatura bastante estavel, no verão quando estão 38 na rua, normalmente na garagem não passa dos 28 e no inverno com 8graus na rua, também não desce muito a baixo dos 15graus.

A única coisa menos positiva que eu tenha conhecimento é no verão o carro durante o dia costuma estar na rua, ocasionalmente ao sol (mas normalmente à sombra) no entanto nos dias em que carregou a bateria pode ficar quase o dia todo com cargas proximas dos 80%, e só deve ter acontecido umas 4 ou 5 vezes ficar com cargas acima dos 80%.

Quando foi à revisão fizeram o teste da bateria e tive 5 estrelas em tudo, incluindo a forma como a bateria é tratada/carregada, e a condução, por isso é que acho que não devia ter ainda perdido uma barra... também pode ser erro do algoritmo, pois nunca deixei o carro chegar ao modo tartaruga, e na realidade só por 2 vezes chegou abaixo dos 15km de autonimia - quando começa a piscar os km de autonomia (mas em ambos os casos sempre acima dos 8km de autonomia).
Na vespera de ir à revisão reparei que faltava lá uma barra de capacidade da bateria, mas no dia a seguir já lá estava novamente e depois disso penso que não tinha desaparecido ainda, mas realmente há dias fiz a carga a 100% (apenas por oportunidade no el corte ingles) e foi quando reparei que faltava a barra de capacidade, pode ser que já não estivesse lá há mais tempo, mas como diserem aqui, com cargas a 80% não é tão evidente notar-se a falta desta barra de capacidade...

Quem anda mais com o carro é a minha cara metade e não tem o pé pesado e conduz sempre em modo eco, eu ao FDS ocasionalmente lá peço os 80kw do motor por uns segundos mas sempre com o cuidado de ter acima de 30km de autonomia mas mesmo assim são coisas pontuais que deve acontecer pedir os 80kw em média menos de 60segundos por semana.

Carregaemntos rápidos fiz um pela 1a vez há cerca de 2 ou 3 meses na A5 (mais para experimentar a tomada do carro que nunca tinha feito) mas foi uma carga de uns 8 minutos que carregou qqc de 40% a 60% e foi a única vez que o liguei a um posto de carga rápida.

mikexilva
Moderador Global
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 04 mai 2014, 21:49

Hoje resolvi ir passear com a família (4 adultos e 1 criança) até ao Guincho, carreguei a 100% e fui pela A5 (desde o Parque das Nações passando ainda pela graça) sem grandes acelerações entre os 80 e 120km/h. Quando vinha para cá parei no posto de carga rápida da A5 para mostrar ao meu pai como funciona, mas estava fora de serviço e só consegui mostrar mesmo a parte do "rápida" pois carga disse problema com o carregador e não iniciou :(

[IMG]http://s29.postimg.cc/sagod0fef/IMG_20140504_191813.jpg[/IMG]

Aproveitei para ver a pressão dos pneus que já não via há algum tempo, e realmente estava baixa, (estava com 2.1 em todas as rodas) e o que aconselham é 2.5 nos pneus normais e 4.x no suplente, meti 3.1 para poupar mais um bocado de energia.

Felizmente mesmo tendo ir buscar e deixar os meus pais em casa ainda cheguei com 15km de autonomia, mas agora estava a pensar, o Leaf não tem pneu suplente, será que vi bem a pressão falar em 4.x no pneu suplente ou aquilo é outra coisa qq que não vi com atenção?

Tentei meter agua no liquido dos vidros, mas nenhuma das 2 mangueiras deitava água, e apesar de estarem molhadas, não descobri nenhum truque para as fazer deitar água (costuma ser apenas dobrar a borracha da ponta, mas não fez qq efeito)

mikexilva
Moderador Global
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 05 mai 2014, 02:40

rdias Escreveu:Eu tenho informado que Oeiras continua off.

Da mangueira acho que nao funcionsm mesmo ...
Sim, volta e meia leio aqui que este posto de carga rápida está avariado, mas tenho ideia de ser já há muito tempo (e que a Sra já tinha reportado), nem percebi se já esteve bem entretanto e voltou a estar mal ou se não chegaram a resolver, de qq forma eu fui sem contar com ele, e era mais para deixar a aqui informação.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”