Tesla S

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Tesla S

Mensagem por Fil » 04 mai 2014, 17:31

mjr Escreveu:Mas há muitos RAV 4 EV, primeira geração, que trocaram a bateria, pelo que li no MNL. As baterias de NiMH também têm degradação, aliás normalmente entre os 200k e os 300k é normal os Prius trocarem a bateria. E não estou a falar de degradação com perca de autonomia apenas, mas de degradação funcional em que a bateria deixa de fornecer a potência máxima.

Sobre o Model S, a garantia da bateria é apenas funcional ou também há garantia de capacidade como no Leaf?
É apenas funcional. Mas segundo os testes de laboratório, fizeram 600k com elas e tinham 75% de autonomia, veremos se na realidade isso se observa. Para já, temos um roadster com 300k e tem 75% de autonomia, mas as baterias são diferentes.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Tesla S

Mensagem por Fil » 04 mai 2014, 17:35

rdias Escreveu:Aproveito para vos convidar a ver isto

http://m.youtube.com/watch?v=OiEm6SIlATo

Podem ver muita coisa mas impressionante é um rav 4 eléctrico com 14 anos que funciona perfeitamente.

E sim.... Não são de lítio.... :lol:
Se desse para ir à lua de tesla, o Bjorn já lá tinha ido :mrgreen:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla S

Mensagem por mjr » 04 mai 2014, 17:47

Fil Escreveu:
mjr Escreveu:Mas há muitos RAV 4 EV, primeira geração, que trocaram a bateria, pelo que li no MNL. As baterias de NiMH também têm degradação, aliás normalmente entre os 200k e os 300k é normal os Prius trocarem a bateria. E não estou a falar de degradação com perca de autonomia apenas, mas de degradação funcional em que a bateria deixa de fornecer a potência máxima.

Sobre o Model S, a garantia da bateria é apenas funcional ou também há garantia de capacidade como no Leaf?
É apenas funcional. Mas segundo os testes de laboratório, fizeram 600k com elas e tinham 75% de autonomia, veremos se na realidade isso se observa. Para já, temos um roadster com 300k e tem 75% de autonomia, mas as baterias são diferentes.
A Nissan também dizia que fizeram testes no Arizona e que a bateria durava 10 anos até aos 70% de capacidade restante. Felizmente a Tesla em climas extremos evita que a bateria ande sucessivamente com temperaturas elevadas, mas se a degradação for semelhante à do Leaf a 25C já é muito significativa.

Há dois facilitadores para a Tesla:

-a química LiCoO2 parece ser mais resistente à degradação por temperatura
-70% de uma capacidade elevada ainda é uma capacidade relativamente alta.

Vamos ver como o passar do tempo mostra a evolução da capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla S

Mensagem por mjr » 04 mai 2014, 21:20

Aposto que esses Prius fizeram os 500k em menos de 10 anos. O tempo associado à temperatura é um melhor preditor da durabilidade do que o número de ciclos (km).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla S

Mensagem por mjr » 05 mai 2014, 09:52

Depende muito da química e provavelmente de outros fatores, como o número de ciclos. Há vários processos que contrubuem para a degradação, uns mais associados ao número de ciclos e outros ao tempo. Em ambos os casos a temperatura é um catalisador do processo de degradação. No caso dos Leafs com mais de 30% de degradação, todos eles conseguiam fornecer sem problemas a potência máxima. O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Tesla S

Mensagem por galt » 05 mai 2014, 11:53

mjr Escreveu:... O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.
Quantos quilómetros tem o carro dele?
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla S

Mensagem por mjr » 06 mai 2014, 18:20

galt Escreveu:
mjr Escreveu:... O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.
Quantos quilómetros tem o carro dele?
Penso que anda pelos 70k.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pauloguerreiro
Proprietário Leaf
Mensagens: 269
Registado: 26 abr 2011, 18:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Tesla S

Mensagem por pauloguerreiro » 08 mai 2014, 22:17

Sábado, viagem programada Estoril-Espinho, pela A8 e A17. (Vamos ver se chega)
Nissan Leaf e Tesla Model S

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Tesla S

Mensagem por mikexilva » 09 mai 2014, 03:51

E mais um bocadinho de pressão nos pneus também pode ajudar... ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla S

Mensagem por mjr » 09 mai 2014, 09:06

pauloguerreiro Escreveu:Sábado, viagem programada Estoril-Espinho, pela A8 e A17. (Vamos ver se chega)
CC a 110-120km/h e chega à vontade, provavelmente até daria para ir mais depressa:

Imagem

Mesmo a 80mph (128km/h) a autonomia é de 200 milhas (320km), o que daria para ir para além do Porto.

A carga em Espinho está controlada? Não vai andar pelo Porto também?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Tesla Model S”