Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 18 mai 2014, 23:22

Muito bom, por aí o verão não passa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 19 mai 2014, 13:16

Malm Escreveu:Muito bom, por aí o verão não passa.
Passar passa, porque só arrefeço à noite, durante o dia vai torrar ao Sol.

Esta noite decidi deixar-lo a carregar ao relento, já que ontem a temperatura exterior estava em 13ºC, fiquei foi admirado, às 07:50 o pack estava a 20,5ºC, pensei que ia ficar com ele bem fresco. Sei que a carga acabou às 06:07, só vejo uma explicação, a carga deve ter aquecido muito o pack, porque a temperatura exterior de manha estava na mesma a 13ºC.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 19 mai 2014, 13:34

No meu, o carregamento lento pode aquecer em 7º C o pack. Mas o facto de elas sairem fresquinhas pela manhã, garante que elas não aquecem muito durante o dia. O frio entrenha-se e ele mostra alguma resiliência em subir as temperaturas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 19 mai 2014, 14:06

mrr Escreveu:
Malm Escreveu:Muito bom, por aí o verão não passa.
Passar passa, porque só arrefeço à noite, durante o dia vai torrar ao Sol.

Esta noite decidi deixar-lo a carregar ao relento, já que ontem a temperatura exterior estava em 13ºC, fiquei foi admirado, às 07:50 o pack estava a 20,5ºC, pensei que ia ficar com ele bem fresco. Sei que a carga acabou às 06:07, só vejo uma explicação, a carga deve ter aquecido muito o pack, porque a temperatura exterior de manha estava na mesma a 13ºC.
E ao fim do dia de ontem o pack estava a quanto?

O meu deitou-se ontem com 25ºC e hoje pelas 8:00 tinha 21ºC... E não esteve a carregar. 13ºC de mínima pelo Porto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 19 mai 2014, 14:38

O meu foi para a cama com 23...carregou e acordou com 19....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por OCasal » 19 mai 2014, 17:54

Não ha fotos nem vídeos de como põem os vossos pack's a arrefecer?

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 19 mai 2014, 18:30

mjr Escreveu:
mrr Escreveu:
Malm Escreveu:Muito bom, por aí o verão não passa.
Passar passa, porque só arrefeço à noite, durante o dia vai torrar ao Sol.

Esta noite decidi deixar-lo a carregar ao relento, já que ontem a temperatura exterior estava em 13ºC, fiquei foi admirado, às 07:50 o pack estava a 20,5ºC, pensei que ia ficar com ele bem fresco. Sei que a carga acabou às 06:07, só vejo uma explicação, a carga deve ter aquecido muito o pack, porque a temperatura exterior de manha estava na mesma a 13ºC.
E ao fim do dia de ontem o pack estava a quanto?

O meu deitou-se ontem com 25ºC e hoje pelas 8:00 tinha 21ºC... E não esteve a carregar. 13ºC de mínima pelo Porto.
Estava a 23,2ºC | 23,7ºC | 22,5ºC
https://www.dropbox.com/s/d6lbdfymrkwh0 ... -29-43.png

de manha estava a 20,5ºC | 20,6ºC | 18,9ºC
https://www.dropbox.com/s/g6h9uzrho809n ... -50-44.png
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 19 mai 2014, 18:57

OCasal Escreveu:Não ha fotos nem vídeos de como põem os vossos pack's a arrefecer?
No meu DB tem lá algumas fotos e um video. Já fiz algumas melhorias ao tubo e troquei o ventilador por um com mais caudal, com o actual consigo arrefecer melhor o Pack
Podes ver no seguinte link na pagina 1 e na 3: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=56&t=3900
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 19 mai 2014, 19:15

Ocasal só vê uns episódios salteados da novela e perde completamente o rumo à estória. Eu, que sigo os episódios certinho, e que tenho a minha própria novela, qualquer dia desafio-te para ver, no mesmo horário, quem consegue mais share.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 19 mai 2014, 23:22

mrr Escreveu:
mjr Escreveu: E ao fim do dia de ontem o pack estava a quanto?

O meu deitou-se ontem com 25ºC e hoje pelas 8:00 tinha 21ºC... E não esteve a carregar. 13ºC de mínima pelo Porto.
Estava a 23,2ºC | 23,7ºC | 22,5ºC
https://www.dropbox.com/s/d6lbdfymrkwh0 ... -29-43.png

de manha estava a 20,5ºC | 20,6ºC | 18,9ºC
https://www.dropbox.com/s/g6h9uzrho809n ... -50-44.png
Se fosse o meu, teria praticamente mantido a temperatura com a energia dissipada pelo carregador. O teu baixou os mesmos 4 graus que o meu, apesar de ter estado a carregar durante a noite.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”