Hoje é dia de festejos por aqui.
É um i-MiEV de 13 kWh, nada de novo. Ontem acabou o dia com 15,5% de SoC e 327 V, 3,71 V de voltagem média nas células. Isso quer dizer que ontem continuava a ser dia de ir até aos 0.0% (sempre o consegui com 327V a 15,5% de SoC). Ficou de noite a carregar, o máximo que quis, o aparelho marcou 12,91 kWh. Isso quer dizer que dos 0 aos 100% seriam 15,28 KWh, também não constitui novidade, já há uns tempos que alterou o mínimo dos 14,66 para 15,2. Agora é que vem a novidade. Eu tenho reparado que após um carregamento a 100%, desde março, as células ficam aquém da voltagem máxima (4.08, 4.09V). Vai daí, lembrei-me do mjr dizer que se podia tentar carregar mais nos Leaf, e apesar de indicar 99,5% de SoC, voltei a colocá-lo à carga (pensava eu que ele ia atualizar o SoC para 100% e ia parar de imediato o carregamento). Para surpresa minha, o que ele fez, mal iniciei a carga, foi atualizar o SoC para 98,5% e carrega-me mais 0,51 kWh até aos 100%. Ou seja, carregou-me no total 13,42 kWh. Mas já lá tinha 15,5% (e tinha mesmo, para as voltagens que apresentava). Ou seja se 84,5% foram 13,42 kWh, quanto seriam 100%? 15,88 kWh. AS MINHAS BATERIAS AINDA ENCAIXAM 15,88 kWh

.
E quanto carregavam em 22/9/2013? Está algures aqui no meu DB e foram 15,83 kWh.
Ou seja, DEGRADAÇÃO ZERO. O outono passou, o inverno passou, a primavera já vai a mais de meio, DEGRADAÇÃO ZERO. Deu trabalho, garagem de dia, ao relento de noite, quantas vezes não me levantei às 4:00 da manhã para o tirar lá para fora, quantas vezes não ponho a extensão do 2º andar cá para baixo, quantos vezes não tive de fazer uns bons metros a pé para ficar no local mais fresco. Deu resultado.
Apesar de tudo, ele continua a achar que só carrega 15,3 kWh. Mas não, ele pode carregar os mesmos 15,8 que carregava há 8 meses, não vai é tudo de uma vez, à boa maneira dos Leaf de 2011.
Calor é degradação, frio é aumentar a longevidade das baterias para valores fabulosos. Foi isso que lhe procurei dar, dia após dia, frio, bem dito beco, bem ditas noites gélidas, BEM DITA VELOCIDADE MALMONÁSTICA, bem dita neve no topo da serra.
E agora? Vem lá o verão, mas em Dublin o verão não é como em Portugal, e o meu i-MiEV mudou-se definitivamente para Dublin. Por isso, não vai ser como o ano passado e estarei aqui em setembro a escrever, carregou mais de 15,5 kWh, menos de 2% de degradação. Em Dublin é canja.
Pena que nunca medi dos 0 aos 100 quando era novo. Talvez 18,4 kWh, provavelmente não tanto. Com esse valor, chego a um valor de degradação de 14%. Sem atualizações desde novo, se carregar só até aos 96,5% e chegar aos --- (12% de SOC) e resolver terminar a viagem, eu não vou notar degradação superior a 5%. Pois é, os australianos têm razão, os carros deles não mostram sinais de degradação maior que 5% pois carregam as dezasseis barras e só a primeira desaparece um pouco mais depressa, todas as outras, até à última, continuam a valer exatamente o mesmo, só não vai estar lá a tartaruga, mas a essa zona de SoC muito poucos se atrevem a ir.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.