12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por cromero » 27 mai 2014, 18:35

mjr Escreveu:Eu também o deixava na garagem quando tinha de carregar durante a noite para aproveitar o bi-horário. No seu caso, sempre que não precisar de o carregar durante a noite é aconselhado deixar lá fora. E aproveitar os postos de carga grátis durante o dia ;) No Porto há muitas soluções. Se não precisar da carga toda, provavelmente 15 minutos de carga rápida ao fim do dia serão suficientes (e gratuitos!), e mais benéficos para a bateria se ela puder arrefecer ao relento durante a noite.
Para poder carregar fora de casa terei de me equipar. Tenho uma wallbox em casa, montada pela Magnum Cap, e além disso tenho apenas o que vem com o carro, um EVSE (é isso, não é?) de 10 amperes para ligar a tomadas normais. Ainda não sei o que comprar, nem onde, para poder carregar nos postos públicos...

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 27 mai 2014, 20:12

Mjr, já não aproveita o bi-horario?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 27 mai 2014, 20:49

Raramente. Em casa fica mais barato (de graça) carregar de dia, devido ao sistema PV. E depois tenho aproveitado muito os postos públicos. Moro a 1km do PCR da Caetano Power e do Norteshopping...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 28 mai 2014, 08:54

é o que tento fazer, mas infelizmente o Porto em proporção com outras cidades quase não tem postos de carga lenta... Valem os shoppings com a Prio.e!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por RJSC » 28 mai 2014, 11:17

São apenas mais 6 meses e depois começa o abuso...
A própria ERSE definiu tarifas de acesso à rede para os postos de carregamento superiores ao dos outros tipos de consumo e sem diferenciação horária.
Estas tarifas não incluem manutenção dos postos, são simplesmente o preço por kWh a pagar à REN.
Que sentido isto faz?
As tarifas para clientes residênciais já garantem lucro aos operadores, então porquê abusar na electricidade fornecida a postos de carregamento? (A não ser para tentar matar o VE aos poucos).
Eu não tenho nada contra pagar a energia mas não admito discriminação de preços conforme carregue em casa ou num posto público. A rede elétrica é a mesma e os custos de produção os mesmos.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por RJSC » 28 mai 2014, 13:58

O que eu esperaria é que se não houver privados interessados, a mobi-e cobrará.
Aliás, mesmo com operadores privados, será sempre a mobi.e a gerir a rede, tal como a REN gere de a rede de alta tensão e meia e EDP distribuição gere a rede de baixa tensão, sendo os comercializadores meros intermediários que vivem de trabalho "virtual".

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: 12. Barra

Mensagem por dgalv » 28 mai 2014, 16:18

mjr Escreveu:No Verão, exceto no Algarve, são raras as noites tropicais onde a temperatura mínima é de 20C ou mais. Por isso deverá ser mais vantajoso mesmo no Verão deixar o carro no exterior à noite. O ideal deverá ser por volta das 22:00 retirar o carro da garagem e colocar no exterior.
Não esquecer o alentejo, que no ano passado teve noites tropicais durantes 3 semanas, em que à 1h da manhã estavam 28º na rua...

E 43 durante o dia, durante 3 semanas...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 28 mai 2014, 16:31

:shock:

Não me recordo desse episódio. Isso está quase ao nível do Arizona, embora neste caso são mais de 3 meses nessas condições.

Ao fim de alguns dias o solo responde à temperatura ambiente e mesmo parques subterrâneos ficam com temperaturas acima das mínimas. Claro que depende da profundidade, quanto mais profundo menos a temperatura oscila e fica mais próxima da média anual.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: 12. Barra

Mensagem por dgalv » 29 mai 2014, 09:59

mjr Escreveu::shock:

Não me recordo desse episódio. Isso está quase ao nível do Arizona, embora neste caso são mais de 3 meses nessas condições.

Ao fim de alguns dias o solo responde à temperatura ambiente e mesmo parques subterrâneos ficam com temperaturas acima das mínimas. Claro que depende da profundidade, quanto mais profundo menos a temperatura oscila e fica mais próxima da média anual.
Foi na altura das festas populares...meados de Junho até quase meados de Julho de 2013. Foram 3 semanas sufocantes, já não se estava bem em lado nenhum, as noites não arrefeciam...foi dos maiores períodos de calor seguidos que me recorde. Mas é muito frequente ter verões com 15 dias deste calor, depois desce para 30º de maxima e minimas de 18 a 20º e depois voltar a subir para os 40º mais uma ou 2 semanas...

O Alentejo é de extremos...muito frio de inverno, com mínimas de quase zero ou negativas e máximas de 12º, e de verão com máximas de 37 a 43º, com mínimas entre os 18 a 25º...onde às 1h da manhã é bem capaz de estar 28º como no ano passado...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 29 mai 2014, 10:18

Isso aniquila as baterias. As minhas estão proibidas de passar dos 25º C. O que vale é que vivo no planeta Malm.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”