Pois, lá terei de entrar na análise fina das entranhas LEAF. Conto com o vosso apoio. Thanks!!mjr Escreveu:Além do que o VETL disse, como o seu Leaf é de 2014, é provável que ele esteja a subestimar MUITO a energia restante quando iniciou a carga. Há relatos de mais de 20km após o aviso de bateria muito fraca em Leafs pós 2013, que lhe deve aparecer por volta dos 9% de SOC. É até recomendado que faça algumas descargas profundas para que a capacidade da bateria seja melhor estimada pelo carro. O problema é que sem o Leaf Spy isso pode ser perigoso, devido a não conseguir ver o SOC após o aviso de bateria fraca.

Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
Pois é isso de certeza...mrr Escreveu:Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
Mas o mjr vai elucidá-lo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
É isso. Domino muito mal esta terminologia.mrr Escreveu:Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Um grande cagaço transformado numa satisfação maior
Ontem era dia de jantar com os meus dois putos. Deixei o LEAF a carregar e, dez minutos antes das oito da noite, antes de rumar até à Póvoa de Varzim, verifiquei que a bateria tinha sido carregada até 79 por cento, tendo o carro assumido o último valor memorizado. Autonomia estimada: 123kms.
Segundo as minhas contas, ir de minha casa, em Aldoar (Porto), até à Póvoa, e volta, daria uns 65 ou 67 kms. Portanto, pensei, eu, a coisa estava mais do que assegurada. E lá meti os electrões ao caminho, descansado da vida.
Cheguei à Praça Marquês de Pombal, na Póvoa, com grande largueza “autonómica”; tão grande, que de imediato acedi à proposta do meu filho mais velho de irmos até Vila Chã comer uns magníficos bifes de carne australiana com batatinhas aos quadrados fritas e salteadas em manteiga e orégãos (uma verdadeira delícia!), no Restaurante Salitre dos meus amigos Daniel e Patrícia, junto à praia, tudo regado com dois gins muito recomendáveis (O Nordés e o Martin Millers).
Findo o jantar, senti-me vagamente preocupado ao constatar que o LEAF indicava 71 kms de autonomia. Cheguei à Póvoa com 48 kms estimados para percorrer, e nessa altura a preocupação deixou de ser vaga e passou a efectiva… Mas continuei a fazer as minhas contas de cabeça e concluí, um pouco desconfiado, que não haveria problemas no regresso ao Porto, uma vez que da Póvoa a minha casa seriam uns 32 ou 33 kms. E pus-me a caminho.
Regressei ao Porto pela EN 13, cheguei à rotunda do NorteShopping ainda com uma folga de 20kms de autonomia estimada e, em vez de meter o LEAF na garagem, resolvi descer até Matosinhos pela Circunvalação e subir a Avenida da Boavista até Antunes Guimarães, seguindo depois até ao local do merecido descanso para o LEAF e de descompressão do stress para mim, que cheguei a ver a coisa mal parada.
Mas falta a melhor parte: chegado a casa, resolvi fazer contas exactas aos kms percorridos. E tive uma surpresa. Os quatro percursos feitos nessa noite (Porto-Póvoa, Póvoa-Salitre, Salitre-Póvoa e Póvoa Porto) perfizeram 112 kms, resolvidos com uma carga de 79% e com 19kms de autonomia restante no fim da jornada. Não será uma performance estrondosa, mas a verdade é que, depois desta aventura, passei a gostar ainda mais do meu carrinho…
Ontem era dia de jantar com os meus dois putos. Deixei o LEAF a carregar e, dez minutos antes das oito da noite, antes de rumar até à Póvoa de Varzim, verifiquei que a bateria tinha sido carregada até 79 por cento, tendo o carro assumido o último valor memorizado. Autonomia estimada: 123kms.
Segundo as minhas contas, ir de minha casa, em Aldoar (Porto), até à Póvoa, e volta, daria uns 65 ou 67 kms. Portanto, pensei, eu, a coisa estava mais do que assegurada. E lá meti os electrões ao caminho, descansado da vida.
Cheguei à Praça Marquês de Pombal, na Póvoa, com grande largueza “autonómica”; tão grande, que de imediato acedi à proposta do meu filho mais velho de irmos até Vila Chã comer uns magníficos bifes de carne australiana com batatinhas aos quadrados fritas e salteadas em manteiga e orégãos (uma verdadeira delícia!), no Restaurante Salitre dos meus amigos Daniel e Patrícia, junto à praia, tudo regado com dois gins muito recomendáveis (O Nordés e o Martin Millers).
Findo o jantar, senti-me vagamente preocupado ao constatar que o LEAF indicava 71 kms de autonomia. Cheguei à Póvoa com 48 kms estimados para percorrer, e nessa altura a preocupação deixou de ser vaga e passou a efectiva… Mas continuei a fazer as minhas contas de cabeça e concluí, um pouco desconfiado, que não haveria problemas no regresso ao Porto, uma vez que da Póvoa a minha casa seriam uns 32 ou 33 kms. E pus-me a caminho.
Regressei ao Porto pela EN 13, cheguei à rotunda do NorteShopping ainda com uma folga de 20kms de autonomia estimada e, em vez de meter o LEAF na garagem, resolvi descer até Matosinhos pela Circunvalação e subir a Avenida da Boavista até Antunes Guimarães, seguindo depois até ao local do merecido descanso para o LEAF e de descompressão do stress para mim, que cheguei a ver a coisa mal parada.
Mas falta a melhor parte: chegado a casa, resolvi fazer contas exactas aos kms percorridos. E tive uma surpresa. Os quatro percursos feitos nessa noite (Porto-Póvoa, Póvoa-Salitre, Salitre-Póvoa e Póvoa Porto) perfizeram 112 kms, resolvidos com uma carga de 79% e com 19kms de autonomia restante no fim da jornada. Não será uma performance estrondosa, mas a verdade é que, depois desta aventura, passei a gostar ainda mais do meu carrinho…
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cromero
Muito bom
O record do VETL está em perigo, estes LEAFs com bateria nova andam que se fartam
Acho que agora já deves estar mais descansado sobre a capacidade da bateria
Ainda não tive oportunidade de colocar aqui os screenshots do estado da bateria, vou tentar colocar hoje.

O record do VETL está em perigo, estes LEAFs com bateria nova andam que se fartam

Acho que agora já deves estar mais descansado sobre a capacidade da bateria

Ainda não tive oportunidade de colocar aqui os screenshots do estado da bateria, vou tentar colocar hoje.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Foi muito bom este exercício. Mas estou a anos luz das performances de VETL e companhia! Aguardo ansiosamente pelos screenshots e pelo que possam dizer os especialistas na matéria. Obrigadomjr Escreveu:Muito bom![]()
O record do VETL está em perigo, estes LEAFs com bateria nova andam que se fartam
Acho que agora já deves estar mais descansado sobre a capacidade da bateria
Ainda não tive oportunidade de colocar aqui os screenshots do estado da bateria, vou tentar colocar hoje.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo cromero
em novo é que dá para bater record!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo cromero
Nem com bateria nova, nem com bateria velha, até agora estão a milhas. 201.4 km e fim da viagem com 3 barras (pelo menos 22.5% de SoC). O carro já tinha dois anos e 5 meses. Já lá vai quase um ano e a marca continua incólume. Só para lembrar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
Olha o Malm a "picar" a malta...Malm Escreveu:Nem com bateria nova, nem com bateria velha, até agora estão a milhas. 201.4 km e fim da viagem com 3 barras (pelo menos 22.5% de SoC). O carro já tinha dois anos e 5 meses. Já lá vai quase um ano e a marca continua incólume. Só para lembrar.



Eu acho que está bem assim. Está muito bem entregue.
O respeitinho é muito lindo...


=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt