Diário de Bordo - dgalv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 15 jun 2014, 23:25

mjr Escreveu:Como o Malm disse, não é tau mau como no Arizona, mas de facto não vejo maneira que em 5 anos esteja acima das 8 barras. A única maneira de não estar coberto pela garantia é se fizer mais de 30000km por ano. Aí talvez escape por exceder o limite de km aos 3-4 anos. No Arizona o limite tem sido atingido aos 2-3 anos.
Muito bem, o mjr concorda comigo. Sendo assim, dgalv, o meu conselho volta a ser, não te preocupes minimamente com a degradação. Anda como se não soubesses de nada, como se isso das temperaturas fosse apenas uma grande paranóia minha. Os PCR são para usar, se não fossem o carro não teria o que é necessário para as fazer. 6 barras de temperatura? Normal para um Leaf que circula em Évora. Se pode andar a 120 km/h por lei, qual o problema?

Eu ultimamente tenho encontrado alguns Leaf por aí. Desde que o Rdias me "sugeriu" abordar a dona do Smart, perdi a vergonha e faço um interrogatório aos donos. Peço desculpa e tal, mas sou um grande fã do carro e tal... Pode-me dizer quantas barras tem e tal... A conversa acaba inevitavelmente num conselho - nissanleafpt.com. Há quem não tenha a mínima consciência da maleita do calor e é como vos disse, eram 16:00, estava eu no PCR da Nissan e apareceu um Leaf... E quem sou eu para criticar, afinal eu podia ser aquela pessoa há dois anos.

No teu caso, Dgalv, eu sei que tu sabes mas também sei que seria melhor não saberes. E se fizeres de conta que não sabes, estarás a ter o comportamento da maioria dos proprietários dos Leaf (nós aqui acabamos por não ter essa noção).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 15 jun 2014, 23:45

Malm Escreveu:
mjr Escreveu:Como o Malm disse, não é tau mau como no Arizona, mas de facto não vejo maneira que em 5 anos esteja acima das 8 barras. A única maneira de não estar coberto pela garantia é se fizer mais de 30000km por ano. Aí talvez escape por exceder o limite de km aos 3-4 anos. No Arizona o limite tem sido atingido aos 2-3 anos.
Muito bem, o mjr concorda comigo. Sendo assim, dgalv, o meu conselho volta a ser, não te preocupes minimamente com a degradação. Anda como se não soubesses de nada, como se isso das temperaturas fosse apenas uma grande paranóia minha. Os PCR são para usar, se não fossem o carro não teria o que é necessário para as fazer. 6 barras de temperatura? Normal para um Leaf que circula em Évora. Se pode andar a 120 km/h por lei, qual o problema?

Eu ultimamente tenho encontrado alguns Leaf por aí. Desde que o Rdias me "sugeriu" abordar a dona do Smart, perdi a vergonha e faço um interrogatório aos donos. Peço desculpa e tal, mas sou um grande fã do carro e tal... Pode-me dizer quantas barras tem e tal... A conversa acaba inevitavelmente num conselho - nissanleafpt.com. Há quem não tenha a mínima consciência da maleita do calor e é como vos disse, eram 16:00, estava eu no PCR da Nissan e apareceu um Leaf... E quem sou eu para criticar, afinal eu podia ser aquela pessoa há dois anos.

No teu caso, Dgalv, eu sei que tu sabes mas também sei que seria melhor não saberes. E se fizeres de conta que não sabes, estarás a ter o comportamento da maioria dos proprietários dos Leaf (nós aqui acabamos por não ter essa noção).
Eu não me privo de usar o carro se precisar, de carregar se tiver de carregar. Carga rápida ainda não fiz nenhuma, em Évora não há e os de Lisboa que tentei usar (entreposto e A5) na altura estavam indisponíveis.
Como fica tudo longe de Évora, tenho sempre de carregar no destino antes de voltar (badajoz, Lisboa, beja, montijo...) portanto não posso mesmo andar-me a preocupar com as temperaturas.

É claro que sabemos, é claro que podemos deixar o carro à sombra, vidros e tablier protegidos, mas são os cuidados que também tenho com o CI. Também sempre que posso carrego à noite. Enfim, preocupações básicas que cada um de nós pode ter sem ser escravo do carro.

Vou dar outro exemplo: a praia mais próxima fica a pelo menos 120kms. Zona de tróia, comporta...em tróia há um posto...se for de eléctrico tem de carregar ao calor. Se for de CI gasto um depósito para ir 3x à praia...que alternativa escolheriam?

Infelizmente ainda não pude usar o carro como gostaria, tenho tido os fins de semana ocupados, mas espero ainda usufruir de uns bons passeios durante este verão a custo zero, antes de se começar a pagar a energia!
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 jun 2014, 00:18

Vou dar outro exemplo: a praia mais próxima fica a pelo menos 120kms. Zona de tróia, comporta...em tróia há um posto...se for de eléctrico tem de carregar ao calor. Se for de CI gasto um depósito para ir 3x à praia...que alternativa escolheriam?

A tua situação é parecida com a minha. A praia fica a 100 km. Eu penso que a minha degradação de 4% no verão do ano passado foi devido, essencialmente, a essas idas à praia. Quem tem um Leaf e quer degradar menos de 8% ao ano não pode fazer esta viagem uma dezena de vezes durante o verão. No teu caso sou o primeiro a dizer para o fazeres, daqui a 4 anos tens direito a bateria nova. Pena não poder ser a 100 km/h porque a essa velocidade não chegas lá.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 16 jun 2014, 00:28

Malm Escreveu:Vou dar outro exemplo: a praia mais próxima fica a pelo menos 120kms. Zona de tróia, comporta...em tróia há um posto...se for de eléctrico tem de carregar ao calor. Se for de CI gasto um depósito para ir 3x à praia...que alternativa escolheriam?

A tua situação é parecida com a minha. A praia fica a 100 km. Eu penso que a minha degradação de 4% no verão do ano passado foi devido, essencialmente, a essas idas à praia. Quem tem um Leaf e quer degradar menos de 8% ao ano não pode fazer esta viagem uma dezena de vezes durante o verão. No teu caso sou o primeiro a dizer para o fazeres, daqui a 4 anos tens direito a bateria nova. Pena não poder ser a 100 km/h porque a essa velocidade não chegas lá.
Pois...tenho de ir à mesma velocidade que vou para Lisboa...2h de caminho...mas de CI pouco menos tempo que isso é...há sempre trânsito.

Depois deste verão e das temperaturas que se fizerem sentir, vou poder avaliar os efeitos do verão. Só tive o carro em Outubro, pelo que passou o verão passado em Lisboa...

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 jun 2014, 01:09

No Arizona o inverno é igual ao de Évora. Em agosto é que em vez de 40º C de média de máxima, são 33º C. Eu ainda não vi isso escrito em lado nenhum (eu do Leaf também só leio o nissanleafpt), mas estou convicto que os Leaf do Arizona praticamente não degradam durante o inverno.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 16 jun 2014, 01:53

rdias Escreveu:Eu continuo a dizer que em Portugal não vai haver packs substituídos.... a não ser que seja provocada degradação de propósito... mesmo assim é difícil porque não temos muitos PCR... e nao gostamos de rally e de estragar o que é nosso .....

não se esqueçam que este calor foi excepcional ... a partir de terça baixa para 28... 24....21...... e como bem disseram... são três meses maus... no arizona é bem diferente... e lá foi ao fim de 2 a 3 anos.... alguns vão ficar no limite... mas duvido que cheguem as 8 barras em 5 anos cá em Portugal ... e a degradação tem tendência a ser mais lenta ... a degradação actual dos leaf não está mais lenta ? não tem valores sobre isso ? ;)
Penso que a degradação dos Leaf só se alterou devido aos cuidados dos proprietários :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 jun 2014, 09:42

Vai mesmo abrandando... Até no Arizona é assim. Disso não há dúvidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 16 jun 2014, 22:42

E hoje estamos assim...

Imagem

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 jun 2014, 23:11

Isso tem de ser estacionado, durante o dia, numa garagem. Isso faz muita diferença, não podem andar com estas temperaturas na rua. De noite sim, se a noite se prevê fresca, na rua. Eu se for para Évora com o meu i-MiEV, que parece que estão a precisar de operários para a Embraer, vais ver que não passam dos 21º C.

Cada vez aprecio mais o meu, basta olhar para essas temperaturas e não posso deixar de sentir alívio por não ter comprado um Leaf. Até me faz um bocado de impressão como é que alguns dos novos proprietários não ponderam melhor e alguns não acabam por optar mesmo pelo i-MiEV (venham cá a casa e eu explico-vos todas as vantagens e inconvenientes). O carro não é assim tão ruim. Acho que um bocadito de razão e menos de paixão ou distinção na compra de um elétrico fazia sentido. Eles querem-se para ser práticos e poupados, não para dar nas vistas.
Última edição por Malm em 16 jun 2014, 23:27, editado 1 vez no total.

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 16 jun 2014, 23:26

Malm Escreveu:Isso tem de ser estacionado, durante o dia, numa garagem. Isso faz muita diferença, não podem andar com estas temperaturas na rua. De noite sim, se a noite se prevê fresca, na rua. Eu se for para Évora com o meu i-MiEV, que parece que estão a precisar de operários para a Embraer, vais ver que não passam dos 21º C.
Hoje estiveram 35º...a noite foi mais fresca mas não desceu às 5 barras...se virem os gráficos do IPMA com as temperaturas mínimas, estas são apenas num curto período de tempo. Grande parte da noite estão 20 e tal graus. Hoje está mais húmido, está mais fresco, mas não estão ainda menos de 20º.

Antes deste screenshot e desde as 14.30, o carro só andou do trabalho para casa (1,5km) e ir buscar a esposa (1,5Km) e 3kms para ir a casa dos meus pais.

Desde então tem estado ao "fresco"...

A Embraer está a crescer e cá recebemos muito bem os forasteiros!

Isto é que ia ser mobilidade eléctrica por aqui :lol:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”