Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Preciso de resolver um problema. A minha garagem, onde faço o carregamento do LEAF, não consegue descer dos 23/24 graus depois da última vaga de calor, mesmo com os dias frescos que têm estado. Estou a equacionar a possibilidade de refrescar a garagem, que não é grande, com um AC, mas gostaria, em vez de baixar a temperatura de toda a garagem, direccionar o frio para as baterias. Tenho lido aqui que o acesso ao pack é feito por uma entrada a meio e à frente dos bancos traseiros, mas a minha pergunta é a seguinte: as baterias, com o carro em andamento, são ventiladas como? Pela grelha frontal? É que se for assim, engendro um esquema de direccionar ar forçado e frio para a grelha, e está resolvido. Podem esclarecer-me?
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Muito pouco ar passa pela bateria em andamento, de acordo com a minha experiência. Abrindo a porta de acesso à bateria que existe no meio do chão dos bancos de trás, em andamento não se sente praticamente nenhum movimento de ar. A melhor maneira de arrefecer deve ser mesmo usando um tubo de ar frio a colocar o ar diretamente nesse espaço. Se o truque de arrefecer o habitáculo com o AC e extração do ar frio pela bateria consegue arrefecer significativamente a bateria (com ar a 16C), injetando ar a menos de 10C (temperatura típica de saída do ar num AC) deve ser possível arrefecer mais rápido e com mais eficiência.
Sobre a garagem não arrefecer, não seria suficiente uma ventoinha poderosa para durante a noite bombar ar frio de fora para dentro, e ainda por cima no período em que a eletricidade é mais barata?
Sobre a garagem não arrefecer, não seria suficiente uma ventoinha poderosa para durante a noite bombar ar frio de fora para dentro, e ainda por cima no período em que a eletricidade é mais barata?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Muito obrigado pela dica da ventoinha. Já pensei nisso. E é bem capaz de ser uma boa solução, e mais barata, porque se conseguir arrefecer a garagem, do mesmo modo que conserva o calor também conservará o frio... Obrigadomjr Escreveu:Muito pouco ar passa pela bateria em andamento, de acordo com a minha experiência. Abrindo a porta de acesso à bateria que existe no meio do chão dos bancos de trás, em andamento não se sente praticamente nenhum movimento de ar. A melhor maneira de arrefecer deve ser mesmo usando um tubo de ar frio a colocar o ar diretamente nesse espaço. Se o truque de arrefecer o habitáculo com o AC e extração do ar frio pela bateria consegue arrefecer significativamente a bateria (com ar a 16C), injetando ar a menos de 10C (temperatura típica de saída do ar num AC) deve ser possível arrefecer mais rápido e com mais eficiência.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
mjr: permita-me que discorde.mjr Escreveu:Muito pouco ar passa pela bateria em andamento, de acordo com a minha experiência. Abrindo a porta de acesso à bateria que existe no meio do chão dos bancos de trás, em andamento não se sente praticamente nenhum movimento de ar...
Experimente abrir um vidro a 60km/h com essa tampa aberta...
Eu não sei por onde circula o ar, mas pelo menos no meu, assim que se abre um vidro, a quantidade de ar que entra no habitáculo por aquele buraco é muito apreciável!
Quanto ao resto estamos de acordo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
O mesmo se passa comigo, com a portinhola aberta, com o meu vidro aberto, sente-se uma considerável corrente de ar. ( até o neto João ficou impressionado com a corrente de ar )VETL Escreveu:mjr: permita-me que discorde.mjr Escreveu:Muito pouco ar passa pela bateria em andamento, de acordo com a minha experiência. Abrindo a porta de acesso à bateria que existe no meio do chão dos bancos de trás, em andamento não se sente praticamente nenhum movimento de ar...
Experimente abrir um vidro a 60km/h com essa tampa aberta...
Eu não sei por onde circula o ar, mas pelo menos no meu, assim que se abre um vidro, a quantidade de ar que entra no habitáculo por aquele buraco é muito apreciável!
Quanto ao resto estamos de acordo.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- mjr
- Administrador do site
Eu não me estou a referir ao ar que passa por cima do pack com "truques". Ao abrir o vidro estamos a fazer com que o ar entre pelo vidro e saia pelo pack, é normal. Mas isto só acontece porque a portinhola está aberta e o carro em andamento, o que provoca um grande diferencial de pressões. O circuito do ar neste caso é entrar no habitáculo pelo vidro aberto e sair pelo pack. Em condições normais passa muito pouco ar vindo da frente do carro por baixo e saindo da parte de trás da bateria. Era apenas a isso que me estava a referir. Por isso ligar um ventilador na frente do carro é muito pouco eficiente para arrefecer o pack porque o ar apenas passa "ao lado" do pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- VETL
- Proprietário Leaf
Com isto, estou de acordo...mjr Escreveu:...Por isso ligar um ventilador na frente do carro é muito pouco eficiente para arrefecer o pack porque o ar apenas passa "ao lado" do pack.
Com isto, não estou de acordo.mjr Escreveu:Eu não me estou a referir ao ar que passa por cima do pack com "truques". Ao abrir o vidro estamos a fazer com que o ar entre pelo vidro e saia pelo pack, é normal. Mas isto só acontece porque a portinhola está aberta e o carro em andamento, o que provoca um grande diferencial de pressões. O circuito do ar neste caso é entrar no habitáculo pelo vidro aberto e sair pelo pack. Em condições normais passa muito pouco ar vindo da frente do carro por baixo e saindo da parte de trás da bateria. Era apenas a isso que me estava a referir...
No meu carro, é precisamente o contrário.
Vem ar com muita força daquele buraco para dentro do carro e sai pelo vidro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
OK , pode ser ao contrário, já não me recordo. Mas não há circulação natural do ar no pack, pois com o vidro fechado ou com a tampa colocada não passa ar nesse local.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
O mesmo comigo.VETL Escreveu:Com isto, estou de acordo...mjr Escreveu:...Por isso ligar um ventilador na frente do carro é muito pouco eficiente para arrefecer o pack porque o ar apenas passa "ao lado" do pack.
Com isto, não estou de acordo.mjr Escreveu:Eu não me estou a referir ao ar que passa por cima do pack com "truques". Ao abrir o vidro estamos a fazer com que o ar entre pelo vidro e saia pelo pack, é normal. Mas isto só acontece porque a portinhola está aberta e o carro em andamento, o que provoca um grande diferencial de pressões. O circuito do ar neste caso é entrar no habitáculo pelo vidro aberto e sair pelo pack. Em condições normais passa muito pouco ar vindo da frente do carro por baixo e saindo da parte de trás da bateria. Era apenas a isso que me estava a referir...
No meu carro, é precisamente o contrário.
Vem ar com muita força daquele buraco para dentro do carro e sai pelo vidro.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
- VETL
- Proprietário Leaf
Sim, circulação natural não há.mjr Escreveu:OK , pode ser ao contrário, já não me recordo. Mas não há circulação natural do ar no pack, pois com o vidro fechado ou com a tampa colocada não passa ar nesse local.
É forçada, bem forçada...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS