Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
O modo Eco é inútil?
Falta passar uma informação sobre a minha aventura da ligação Porto/Ponte de Lima e volta, com os tais 213,4 kms com uma só carga. Eu já desconfiava que era assim, mas desta vez confirmou-se sem margem para dúvidas, pelo menos no meu LEAF: já no final da viagem, com mais de 180 kms percorridos, lembrei-me de activar o modo Eco para saber se a autonomia reportada subia, e o resultado foi o que já desconfiava: manteve-se exactamente na mesma, nem mais um km! Tem portanto razão o VETL quando disse (acho que foi o VETL) que a função Eco é mais psicológica do que real. Eu não gosto de conduzir com Eco, e depois de saber isto ainda gosto menos...
Falta passar uma informação sobre a minha aventura da ligação Porto/Ponte de Lima e volta, com os tais 213,4 kms com uma só carga. Eu já desconfiava que era assim, mas desta vez confirmou-se sem margem para dúvidas, pelo menos no meu LEAF: já no final da viagem, com mais de 180 kms percorridos, lembrei-me de activar o modo Eco para saber se a autonomia reportada subia, e o resultado foi o que já desconfiava: manteve-se exactamente na mesma, nem mais um km! Tem portanto razão o VETL quando disse (acho que foi o VETL) que a função Eco é mais psicológica do que real. Eu não gosto de conduzir com Eco, e depois de saber isto ainda gosto menos...
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Sim, isso do ECO é verdade.
Mas quando se trata de percursos acidentados, o uso do modo ECO é aconselhável pois ele ativa uma regenerativa mais forte, proporcionando maior poupança...
Confesso que em muitas travagens/desacelerações, mudo para ECO apenas para ativar mais potência na regen...
E o modo B junto com o ECO dos de 2013 que já tive oportunidade de experimentar, deixou-me de "água na boca" pois permite conduzir nalguns percursos sem utilizar o pedal de travão.
Agora nos meus percursos habituais, é sempre em D...
Mas quando se trata de percursos acidentados, o uso do modo ECO é aconselhável pois ele ativa uma regenerativa mais forte, proporcionando maior poupança...
Confesso que em muitas travagens/desacelerações, mudo para ECO apenas para ativar mais potência na regen...
E o modo B junto com o ECO dos de 2013 que já tive oportunidade de experimentar, deixou-me de "água na boca" pois permite conduzir nalguns percursos sem utilizar o pedal de travão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
Eco com b... Vou experimentarVETL Escreveu:Sim, isso do ECO é verdade.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Não querendo dizer que foi este o caso, alerto para o facto de usarmos os postos mobi.e em caso de necessidade, já que se morarmos perto, estar a usar o posto sem necessidade poderá atrapalhar outros "camaradas elétricos" que possam necessitar de uma carga mais urgente.joaocfgoncalves Escreveu:Ontem foi a vez do meu i3, assim que acabou o cinema tinha a carga 100%, que bem que sabe...cromero Escreveu:Hoje carreguei pela primeira fez o meu Leaf num posto público (Norteshopping). É uma boa sensação...
Já me aconteceu ir ao Norteshopping, e não utilizar o mobi.e, já que não tinha necessidade de carga para chegar ao destino, porque pensei: "isto era o que eu gostava que outros fizessem por mim, caso eu chegasse e não tivesse ponto para carregar".
Volto a dizer que não quer dizer que foi isto que aconteceu, mas nos postos mais procurados como é o caso do Norteshopping, era bom termos consciência disso.
-
- Proprietário Leaf
Como disse, foi a primeira vez. Carregou 1,6 kWh em 20 minutos. Já fiz 5000 kms com cargas apenas em minha casa. O Ogadiv tem razão na chamada de atenção, mas não me parece que se me aplique. Outro aspecto: gostaria muito que a pressão de utilização dos postos públicos fosse alta. Infelizmente, nos que eu conheço melhor, não é isso que se passa. E são vários os postos vandalizados ou ocupados sistematicamente por CI's, entre outras razões por falta de uso. Portanto, ocupemos em força os postos existentes, pressionemos a infra-estrutura e esperemos que isso de reflicta em mais e melhores postos. Tenho dito
RJSC ainda há possibilidade de me fazer um evse? Queria com ficha mennekes e possibilidade de regular a corrente para 10A ou 16A.RJSC Escreveu:A votação era para um EVSE (tijolo para ligar em tomadas normais).
O cabo mennekes fiz um de 16A para mim por 150€ mas foi só em material... A ficha mennekes foi a um preço especial de uma compra em grupo no fórum Nova Energia em conjunto com os motociclistas elétricos.
Para cabos Mennekes à ordem terei que ver o preço ainda.
E também só consigo fazer cabos monofásicos, pois para mennekes trifásico é preciso um cabo com 6 condutores em vez de 4 e nos armazéns de material elétrico por cá só encontro cabos até 5 condutores.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Aproveitem esse sentimento civico e registem-se na BD de utilizadores, pode dar jeito
Aqui em coimbra os postos estão sempre vazios, já vi mais CI's nesses lugares que VE's

Aqui em coimbra os postos estão sempre vazios, já vi mais CI's nesses lugares que VE's

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Eu concordaria com o ogadiv se os postos estivessem sempre cheios. A maior parte das vezes que vou ao NS o posto está vazio, embora raramente já tenha acontecido estar cheio. Neste momento a melhor publicidade que há é por os carros a carregar, e eu disso não abdico.
Há neste fórum uma lista de matrículas e contactos móveis para as situações de emergência em que alguém precise de usar um posto ocupado por outro VE a carregar. Quem se quiser inscrever é só mandar MP com a matrícula e o contacto móvel.
Há neste fórum uma lista de matrículas e contactos móveis para as situações de emergência em que alguém precise de usar um posto ocupado por outro VE a carregar. Quem se quiser inscrever é só mandar MP com a matrícula e o contacto móvel.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
é o que eu faço, forço sempre para carregar num posto mobi.e, nos sítios onde existe outras opções escolho sempre mobi.e, referia-me apenas a locais onde sabemos que existe mais procura. Já agora qual o endereço do registo de matrículas, falta-me registar o leaf.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
O tópico com os contactos é este:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=55&t=3493
Mas acho que é necessário mandar MP ao mjr com os dados para poder ter acesso à informação.
Há também esta plataforma muito útil, interessante "et qui ça" mais sigilosa/reservada/confidencial do fórum NovaEnergia, pois só temos acesso a um contacto através da matrícula:
http://www.novaenergia.net/forum/sos.php
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=55&t=3493
Mas acho que é necessário mandar MP ao mjr com os dados para poder ter acesso à informação.
Há também esta plataforma muito útil, interessante "et qui ça" mais sigilosa/reservada/confidencial do fórum NovaEnergia, pois só temos acesso a um contacto através da matrícula:
http://www.novaenergia.net/forum/sos.php
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS