Curioso

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 12:08

Bom dia a todos,

Quero desde já dar os parabéns pelo excelente fórum.
Comecei recentemente a investigar os VE, estou eventualmente a ponderar adquirir um para usar diáriamente, sendo que o meu trajecto seria Sintra-Lisboa (av. de Liberdade), falamos de cerca de 60km ida e volta. No entanto tenho muitas dúvidas, que agradeço se mas puderem esclarecer:

- Pretendo carregar o carro durante a noite, evitando cargas no exterior, pois a estação de carregamento na av. da liberdade está quase sempre ocupada por outros VE's! :) É viável?
- Quais as alternativas ao nível de carregar as baterias? Os cabos que vêm com o carro são os suficientes para se carregar no exterior e em tomadas de 220v normais?
- Em vivo num prédio e tenho parqueamento, quais os passos a dar para carregar o carro? Tenho de instalar uma estação ou posso simplesmente usar a tomada eléctrica convencional?
- Quanto custo instalar uma estação de carregamento em casa?
- Quando se falam em revisões, quais as peças que têm de ser substituídas? Tendo em conta que não há troca de filtros, óleos, velas, etc?
- Quanto tempo demoram as baterias a carregar? Nos diferentes modos, ou seja, ligadas a tomada convencional de 220v, carga rápida, carga total?

Cumprimentos a todos

Obrigado

Luís Rodrigues

Opel Meriva 1.3CDTI 2006
Renault Mégane 1.4 1998 (possivelmente a dar lugar a um VE)
Toyota Supra 3.0T 1989

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Curioso

Mensagem por victormcpinto » 19 nov 2014, 12:24

Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Curioso

Mensagem por mjr » 19 nov 2014, 13:02

Bem vindo lmmr74.

Independentemente do VE que adquirir, 60km diários nunca será problema. Em muitos casos, como o do Leaf e i3, por exemplo, até poderá ser possível fazer duas vezes o mesmo trajeto sem carregar.

No caso do Leaf ele é fornecido com um EVSE de 10A que pode ligar a uma tomada convencional. Para carregar energia suficiente para os 60km são necessárias 4 a 6 horas, dependendo do consumo elétrico que conseguir no trajeto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 13:37

rdias Escreveu:Ola ... Viva...

Para dar uma ajuda mais técnica.... Qual o VE que esta a pensar adquirir ?

Tudo o resto independentemente do VE que escolher é fasivel ....

Sintra ? De que zona vizinho ?
Estou eventualmente a pensar no leaf, pois é o que mais utilizadores tem...marquei um test drive na Nissan para "sentir" as diferenças entre um auto convencional e um VE.
Sou de Algueirão.

Abraço

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 13:38

victormcpinto Escreveu:Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.

Obrigado pelo feedback ;)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 13:39

Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Curioso

Mensagem por Essiemme » 19 nov 2014, 15:01

Bem vindo.

Eu estou, neste momento, a trabalhar em Mem-Martins, precisamente.

Moro em Samora Correia e faço 65 Kms (para cada lado), isto é, 130 Kms diários.
Carrego 80% de carga em casa e 100% no Fórum Sintra, todos os dias.

Tenho o carro no Forum, no Mobi-e SNT-40, desde a hora de almoço. Vou passar por lá, no final da tarde, para ir para Samora Correia novamente.

O carro está prestes a dobrar os 100.000 Kms. Nem é preciso dizer as vantagens obtidas para esta quilometragem...

60 Kms por dia, chegava e sobrava para uma carga de 80%, mesmo com a degradação de 100.000 Kms.

Quanto ao parqueamento, se já tiver uma tomada pessoal (não comum), não haverá problema para os 10 amperes.
Se for comum, existe legislação para isso, nomeadamente no que diz respeito ao pedido de instalação de ponto de carga em condomínio.

Eu estou numa situação idêntica e, no princípio, fiz as coisas ligeiramente precipitadas, como está descrito no meu "Diário de Bordo".
Mas foi muito no início, agora já é mais "normal" esta coisa dos carros elétricos, diria eu...

A célula no spoiler apenas alimenta a bateria de 12V, que serve para alimentar o sistema operativo do carro, assim como as luzes, limpa para-brisas, etc

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Curioso

Mensagem por Apr » 19 nov 2014, 15:39

lmmr74 Escreveu:Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Esse carro cheira-me a carregador de 3,3kW........ seja curioso ;-)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Curioso

Mensagem por RJSC » 19 nov 2014, 15:47

O painel solar nem potência tem para alimentar o rádio... :lol: Era só um enfeite verde que custava 500€ no lançamento do Leaf.
E considerando que o melhor para a bateria é deixar o carro à sombra nos dias de sol, é completamente inútil o painel então...
Em usado nem vale a pena ligar a isso. Se for novo, é um total desperdício comprar com painel solar.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 15:59

Apr Escreveu:
lmmr74 Escreveu:Mais uma questão...está no stand virtual um Leaf à venda http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8021810/ e reparei que o carro tem uma célula voltáica no spoiler. Serve para carregar a bateria com o carro estacionado?

Esse carro cheira-me a carregador de 3,3kW........ seja curioso ;-)
Peço desculpa pela ignorância...mas o que segnifica carregador de 3.3kw?? Obgdo

Responder

Voltar para “Apresentações”