Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por psi20 » 21 mai 2015, 13:30

mjr Escreveu:O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
ainda assim é melhor que nada :)

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 21 mai 2015, 17:37

mjr Escreveu:O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
Da minha experiência até ao momento, a temperatura da bateria é muito mais influenciada pela temperatura ambiente ou por uso intensivo do que pelo carregamento.
Com temperatura ambiente mais ou menos constante se iniciar a carga sem ventilação não vai iniciar a ventilação durante a carga devido a aquecimento provocado pelo carregamento.

É verdade que arrefece muito pouco, e sendo o pack muito compacto, tem muita inércia térmica pelo que o arrefecimento é lento e difícil de notar, mas, como diz o psi20, é melhor que nada.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 24 mai 2015, 21:47

18-Mai-2015
Primeira chatice com o Fluence :(

No dia de o levar à revisão, onde também iam verificar o problema da climatização, recusou-se a "pegar".

Ao tentar ligar o carro apareceu uma mensagem de aviso a vermelho acompanhada de irritantes apitos com "Avaria Motor Eléctrico - Perigo" recusando-se a ligar.

Tinha andado bem no dia anterior.

Experimentei desligar e tentar novamente algumas vezes e tudo na mesma.

Experimentei carregar uns minutos e a carga fez-se normalmente.

Nova tentativa e ainda apeado :(

Esperámos um pouco, voltámos a tentar e ao fim de muitas (mais de 10) tentativas lá ligou.

Pensei, isto deve ser algum mau contacto ou bug e de certeza que na oficina vai trabalhar bem :shock:

Dei entrada com o carro na Renault para a revisão e expliquei logo o sucedido.

Quando o funcionário foi buscar o carro ao parque... ligou sem problemas POIS CLARO! :evil:

Fiquei a pensar que me vão dar o carro de volta com uma falha intermitente...

Mas no mesmo dia ligou-me o funcionário da Renault a dizer que tinha acontecido lá na oficina... uff.. do mal o menos.

Agora a parte chata: como o aviso foi de avaria no motor eléctrico o carro tem de ser visto por oficina credenciada ZE Service, e qual a mais próxima? Em Lisboa!

Resultado: a Renault tem de transportar o carro de Faro para Lisboa, fazer as reparações, e mandar de volta, adivinha-se que vou ficar pelo menos uma semana sem o carro.

No meio disto tudo fui informado que está a decorrer um recall ao cabo de carregamento que vinha com o carro e que vão trocar por um novo. Aparentemente foi detectada uma falha na cravagem dos terminais nalguns cabos desta série.

Parte positiva: até ao momento o funcionário da Renault tem sido atencioso e tem-me comunicado o que está a acontecer.

To be continued...
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 04 jun 2015, 20:46

27-Mai-2015

Pois rapidamente não se vai resolver.

Ligaram-me da Renault Chelas, onde estão os serviços ZE, e, para variar, há boas e más notícias.

As boas é que já resolveram o problema da climatização.

Nem boas nem más é que as ferramentas de diagnóstico do conjunto de força motriz indicam que realmente há um curto-circuito no motor/controlador. A maneira mais fácil de resolver o problema (e se calhar a única dados os conhecimentos dos técnicos de cá) é trocar o conjunto controlador/motor, que é o que vão fazer.

As más é que o controlador/motor deve vir de fora e demora 5 a 8 dias úteis a chegar mais o tempo para montar. O meu palpite é que não vai demorar menos que 2 semanas.

Não sei se há mais casos destes em Portugal, mas no Reino Unido já houve pelo menos 4 casos de motor que teve de ser trocado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 04 jun 2015, 20:50

3-Jun-2015

Bom, parece que há luz ao fundo do túnel.

Através de contacto pelo site da Renault e concessionário de Faro a previsão é para estar pronta a reparação dia 9 e entrega aqui em baixo até dia 12.

Através de contacto por portas travessas directamente com alguém da Renault Chelas o motor terá chegado ontem à noite e prevê-se que fique pronto dia 5 e que o carro chegue cá abaixo dia 8 ou 9.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 04 jun 2015, 22:43

Menos mal Alex, as coisas estão se a compor...será que o carro vai ganhar eficiência/performance?

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 05 jun 2015, 08:48

Espero que corra tudo bem. Tiveste algum carro de cortesia?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 05 jun 2015, 15:23

Nada de carros de cortesia, nesse aspecto acho que me trataram como mais um do rebanho.

Pelo contrato de aluguer de baterias teria direito a viatura de substituição mas com um limite de 3 dias, e sem garantia de ser VE, pelo que nem activei essa cláusula.

Agora acho que me podiam ter emprestado qualquer coisa, nem que fosse um Twizzy :(
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Mensagem por psi20 » 05 jun 2015, 18:06

alexmol Escreveu:Nada de carros de cortesia, nesse aspecto acho que me trataram como mais um do rebanho.

Pelo contrato de aluguer de baterias teria direito a viatura de substituição mas com um limite de 3 dias, e sem garantia de ser VE, pelo que nem activei essa cláusula.

Agora acho que me podiam ter emprestado qualquer coisa, nem que fosse um Twizzy :(

tb nao pressionaste muito... :)

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 06 jun 2015, 23:02

Mas pelo menos vais ter um desconto no aluguer deste mês?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”