
Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Um carregamento rápido e um lento em simultâneo já não incomodava nada. Mas o ruimegas já indicou que só dá para carregar 1 de cada vez.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Nao entendo essa de gerir potencia, se é PCR é para despachar, tendo carregamentos simultaneos é preciso ter a potencia necessário para os 2 no máximo, mas posso estar enganado e era interessante se o pnunes passasse por aqui para explicar melhor esta historia de uma mennekes AC perdida no meio de pistolas de carregamento DC rápidos.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
O ZOE Q210 só faz carrregamento rápido (30 min) em AC através da Mennekes com 63A.
É para esses que lá está a respetiva ficha.
A gestão de potência sobrante não tem nada de estranho. Quando fizeres um carregamento rápido pega no Leaf Spy e repara na potência... Antes de 50% de SOC já começa a cortar potência. Por exemplo, de 60% para 80% já só usa uns 20 a 25 kW, sendo que os restantes 25 a 30 kW poderiam ir para a Mennkes para o carro com carregamento AC. Isso quer dizer que passam uns 10 a 15 minutos a desperdiçar capacidade da baixada que poderia ser desviada para o 2º carro a chegar, cortando-lhe o tempo parado para carregamento, sem prejudicar o teu tempo de carregamento. Permite também a alguém deixar o carro "em fila de espera" para carregar e vez de ter que vir liga-lo quando o que está à frente terminou o carregamento.
Em Vila Nova de Gaia já houve um "PCR" Chademo da Prio em Vilar de Andorinho, com 20 kW e duas fichas, em que se podia ligar 2 carros aos mesmo tempo. O primeiro a ser ligado tinha prioridade e à medida que a potência do 1º carro começasse a baixar, começava a aumentar a do 2º.
O que me incomoda é a notícia de que os 49 PCR vão ser desmantelados sem nunca terem sido utilizados, depois de já ter sido investido o capital no seu fabrico.
É para esses que lá está a respetiva ficha.
A gestão de potência sobrante não tem nada de estranho. Quando fizeres um carregamento rápido pega no Leaf Spy e repara na potência... Antes de 50% de SOC já começa a cortar potência. Por exemplo, de 60% para 80% já só usa uns 20 a 25 kW, sendo que os restantes 25 a 30 kW poderiam ir para a Mennkes para o carro com carregamento AC. Isso quer dizer que passam uns 10 a 15 minutos a desperdiçar capacidade da baixada que poderia ser desviada para o 2º carro a chegar, cortando-lhe o tempo parado para carregamento, sem prejudicar o teu tempo de carregamento. Permite também a alguém deixar o carro "em fila de espera" para carregar e vez de ter que vir liga-lo quando o que está à frente terminou o carregamento.
Em Vila Nova de Gaia já houve um "PCR" Chademo da Prio em Vilar de Andorinho, com 20 kW e duas fichas, em que se podia ligar 2 carros aos mesmo tempo. O primeiro a ser ligado tinha prioridade e à medida que a potência do 1º carro começasse a baixar, começava a aumentar a do 2º.
O que me incomoda é a notícia de que os 49 PCR vão ser desmantelados sem nunca terem sido utilizados, depois de já ter sido investido o capital no seu fabrico.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Isso quer dizer que se estiver lá um zoe a iniciar a carga em AC e colocar o leaf a carregar DC a seguir, não se vai conseguir o melhor tempo. Não é o ideal, mas é melhor do que estar á espera que o primeiro termine.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Isso seria se esse PCR suportasse essa função...Apr Escreveu:Isso quer dizer que se estiver lá um zoe a iniciar a carga em AC e colocar o leaf a carregar DC a seguir, não se vai conseguir o melhor tempo. Não é o ideal, mas é melhor do que estar á espera que o primeiro termine.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- pmcbf
- Mensagens: 241
- Registado: 10 jun 2014, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Fui experimentar o novo PCR de Oeiras.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
O pessoal tem que se começar a lembrar de encomendar com dual charger.
Estar a usar 16A de 63A disponíveis até dá dó...
Estar a usar 16A de 63A disponíveis até dá dó...
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
Comprar o adaptador Chademo sai mais barato e é mais rápido 

- pmcbf
- Mensagens: 241
- Registado: 10 jun 2014, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
É isso mesmo, em breve...Fil Escreveu:Comprar o adaptador Chademo sai mais barato e é mais rápido
Re: Posto de Carregamento Rápido na A5 Cascais - Lisboa
E são 16A em trifásica, ou seja 10kW, não é de menosprezar 
