Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%

Total de votos: 31

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 22 jun 2015, 17:53

Filipe Escreveu:
santanamos Escreveu:Tambem estou a achar uma grande ideia mas dificil de encaixar ao lado da mobi-e.. não será mais fácil criar a tal cooperativa e comprar a tal cota disponivel da mobi-e? Como sócios têm direito a voto no desenvolvimento da rede, podem investir nos tais paineis solar e nos pcr's, nos preços a cobrar ou na cota que podia ser o custo de emissão do cartão..
Parece-me mais simples porque já existe e o problema deles é não haver dinheiro para desenvolver, fazer manutenção, expandir.. no fundo só lhes falta o que vocês têm em mente nesta rede, só tinham que investir, praticamente, nos pcr's e sustentabilidade! Digo eu
Bem visto. 8-)
Exacto, mas temos de ter em atenção que ao continuarmos na Mobi.E estamos sujeitos à perspectiva de lucro dos parceiros de todos os que compõem a Mobi.E, enquanto que aqui o objectivo é pagar o investimento e estipular a tarifa o mais baixa possível com carregamentos ilimitados para todos os users dos VE em Portugal. Não sei se alguma vez conseguiremos ter isso com a Mobi.E com tarifas inferiores a 50€ por mês...

É essa a diferença entre a Mobi.E actual com cargas à borla e este projecto de rede de PCR.

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 22 jun 2015, 20:01

A mobi-e vai ser sempre mais cara até porque não é só carregadores.. envolve equipas ou atendimento, sistemas informaticos, gestão, etc. O preço da energia depende da EDP até alguem apostar nos paineis solares e conseguir reduzir esses custos, nem que fosse só para os PCL já se reduziam custos de energia. Os "empregados" da mobi-e também se incluem nas despesas.
Eu acredito que alguém com os vossos conhecimentos e ideias, podia melhorar a sustentabilidade.

Mas não vejo problema de criarem a tal cooperativa, investir nos postos e ao mesmo tempo participarem na gestão da mobi-e. Os 49% são para isso mesmo!

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 22 jun 2015, 20:13

Vendam os VEs com carregamentos incluídos.
Não ficava mal este plágio ;)
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

meira78

Mensagem por meira78 » 22 jun 2015, 20:41

victormcpinto Escreveu:Vendam os VEs com carregamentos incluídos.
Essa é uma questão de os representantes das marcas chegarem a acordo connosco.

O passo pode ser dado nesse sentido, mas se fosse esse o interesse deles, os veículos encareciam bastante...

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 22 jun 2015, 20:45

victormcpinto Escreveu:Vendam os VEs com carregamentos incluídos.
Qual plágio?
É este o único caminho e já existe em todo o lado.
A Nissan já vende nos USA os VE com x anos de carregamentos incluídos e na Europa instala pcr's para os clientes em todos os concessionários do norte e centro da Europa.
Quando a menina das relações públicas da Nissan me disse qual era o orçamento do marketing para VE's deles em 2015 no ENVE em Lisboa até fiquei doente. Passado um pouco, quando caí em mim, fui dizer-lhe que metade daquele orçamento, daria para encher o país de pcr's, para pagar 100 anos de eletricidade e daria o dobro dos resultados.
Ficou a olhar para mim e disse que ia transmitir a ideia.
No entanto, enquanto usarem esta química nos packs e enquanto eles não forem refrigerados, acho que tudo farão para que os pcr's não aparecem nos países do sul da Europa. Eles são tudo menos burros...
E mais: Nós não temos nenhum desconto por pouco usarmos os pcr's.
De resto, quanto ao tema em concreto, estou com o Apr. O calor também faz mal às vossas cabeças... :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

pnunes
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Mensagem por pnunes » 22 jun 2015, 23:08

Não levem a mal, mas este tópico só podia mesmo ser criado após almoço!!! :lol:
Quando um simples ramal para 2x22Kw com 100m numa das câmaras municipais do nosso país deu um filme monumental, imagino o que se passará para um pcr que vai precisar de 100kw :shock:

Façam pressão para concuirem o que foi prometido em 2010, teriam com certeza o problema resolvido.

Acreditem, o estofo para criar e manter uma rede dessa envergadura não é desprezível, muito pelo contrario!

cumprimentos
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

pnunes
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por pnunes » 22 jun 2015, 23:20

Filipe Escreveu:AlexMol - Penso que a solução poderia passar pela realização da construcção
dum PCR a partir do zero, e depois homologá-lo, de certeza que se conseguia
um custo inferior aos existentes. ( o grande problema seria conseguir a homologação ) :roll:
como um amigo meu diz! ainda agora arrancaste e já bateste! :lol:
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

meira78

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 00:39

pnunes Escreveu:Não levem a mal, mas este tópico só podia mesmo ser criado após almoço!!! :lol:
Quando um simples ramal para 2x22Kw com 100m numa das câmaras municipais do nosso país deu um filme monumental, imagino o que se passará para um pcr que vai precisar de 100kw :shock:

Façam pressão para concuirem o que foi prometido em 2010, teriam com certeza o problema resolvido.

Acreditem, o estofo para criar e manter uma rede dessa envergadura não é desprezível, muito pelo contrario!

cumprimentos
Tens toda a razão pnunes.
Temos de fazer pressão, mas já passaram 5 anos e nada mudou e quando houver mudanças preparem-se para pagar qualquer coisa como 50€ por mês e não poder usar mais do que umas 10 vezes por mês.

Na Mobi.E nunca existirá nada similar a cargas ilimitadas por valores baixos de mensalidade.

A rede vai ficar às moscas quando estiver operacional (e passar a ser cobrada!)... se algum dia ficar... entretanto passaram 5 anos e... nada!

A proposta que fiz baseia-se na eficiência máxima ao mais baixo custo. Os ganhos serão traduzidos na nossa poupança. É a lei da melhor rentabilidade.

Na Mobi.E vai prevalecer sempre o lucro. Um simples carragamento de 25kW de um Leaf vai custar só em energia quase 5€. O resto todos percebemos...

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 23 jun 2015, 01:27

Também acho que é um esforço inglório por várias razões. Os custos em Portugal da potência são gigantes e ainda somos obrigados a pagar os ramais e a colocação eventual de um PT. Fico sempre abismado quando vejo nos EUA alguém a falar de 200A numa instalação doméstica. Cá é impensável.

Toda a regulamentação está feita para proteger a incumbente de concorrência a sério.

Não estou a ver os bombeiros a ceder toda ou parte significativa da potência contratada a um PCR. Eles ficavam sem nada quando um carro estiver a carregar? Não faz sentido.

Eu nunca teria paciência para fazer uma coisa destas lidando com a regulamentação e as manias da EDP para o acesso à rede. Podem continuar a discutir o assunto mas infelizmente não vai sair nada. O máximo que me parece possível é uma rede de carregadores de 3x30A (20kW). A utilidade de 20kW como PCR é duvidosa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

meira78

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 01:33

Quanto custa então em teu entender ter potencia contratada de 40kVA num quartel de bombeiros?

Imagina que o gasto actual do quartel fica à parte para não pormos o seu normal funcionamento em causa.

Responder

Voltar para “Carregamento”