Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%

Total de votos: 31

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 26 jun 2015, 22:55

mzptcan Escreveu:Tenho estado a seguir este tópico e a discussão com muito interesse, pois como utilizador e proprietário de um VE tenho interesse em poder usar o meu veiculo sem a preocupação da autonomia.
Uma coisa é certa mesmo que as baterias venham a evoluir e dar-nos autonomias cada vez maiores, iremos sempre necessitar de um bom serviço de PCR.
Basta ver que hoje os veículos a CI continuam a necessitar de uma boa rede de abastecimento.
Como tal vejo viabilidade neste projecto.
Julgo que antes da discussão técnico-económicas, há que encontrar um modelo.
Não sei qual o melhor: pré-pagamento, renda mensal, ou até mesmo sistema de cooperativa.
Uma coisa tenho a certeza é que se nós utilizadores não fizermos nada iremos estar sujeitos às regras dos “tubarões” – EDP, MOBI.E, Etc…
Julgo que há vários fornecedores nacionais que gostariam de estar presentes neste projecto – EFACEC, MAGNUM CAP e outras, pois eles também têm interesse económico.
Assim como as marcas BMW, Nissan, PSA…vejam a lista noutro tópico :)

Como tal penso que a questão é qual o modelo?
Pois é necessário capital inicial e é preciso não cometer o mesmo erro que os outros (postos abandonados e sem manutenção).
Era bom que se encontrasse aqui no fórum as pessoas certas, para criar o tal modelo.
Até talvez com a ajuda de subsídios europeus:https://poseur.portugal2020.pt/pt/not%C ... 3%A9trica/

Julgo que um modelo cooperativo, tal como foi criado para as energias renováveis até pudesse ser o mais fácil de aplicar: http://greensavers.sapo.pt/2013/11/08/c ... -portugal/

Mas era bom que alguém com conhecimento nesta área pudesse ajudar, não é só a questão técnica que deve ser discutida.

No que poder ajudar contem comigo
mzptcan, vou tentar responder a algumas dúvidas e esclarecimentos necessários.

Relativamente ao modelo e forma de pagamento, parece-me que o pagamento de uma quota numa cooperativa/associação é a mais consensual, dado que não esbarra com a venda de energia ao kW, ao minuto ou ao lugar de estacionamento. O pagamento de uma quota dá-nos direito a beneficiar de algo dessa mesma associação. A possibilidade de usar os PCR é apenas uma das valências, tendo a associação outros serviços para nos disponibilizar. Não queremos colocar uma tarifa de venda de energia. Isso não vai ser feito, pois incorre numa ilegalidade e isso não queremos.

Estar sujeito aos tubarões é o que vai acontecer quando terminar a fase piloto da Mobi.E. De certeza que não nos vão NUNCA vender energia a 0,20€ o kW. Uma carga completa de um Leaf com 25kW sairia a 0,20€ x 25kW = 5€ por cada 100kms. É contra isto que me movo e quero o vosso apoio e disponibilidade, porque depois de ser implementada esta tarifa não há nada a fazer. Mas não acredito que nos vendam energia na rua a esses valores, dado que em casa já custa mais do que isso na EDP comercial.

As marcas de PCR e as marcas dos veículos estão a ser contactadas por nós. Estou a ultimar uma lista de contactos e responsáveis a contactar para lhes apresentar o projecto e perceber a sua disponibilidade e interesse. Temos todos a ganhar, mas estes parceiros têm muito mais, porque vendem VE e PCR e ganham com este impulso da nova rede de PCR.

Para não cair no mesmo erro de ter postos abandonados, sem manutenção e de manutenção caríssima com PCR a serem sujeitos ao mau tempo e ao vandalismo da rua, entendo que os edifícios dos Bombeiros são o local certo para a sua colocação, dado que estão protegidos, seguros e à sombra. O quartel tb tem de ter sempre as luzes ligadas na zona dos seus veículos. Isso não é um problema. E muito se poupa por estarem seguros e não necessitarem de manutenção tão custosa como os que se encontram na rua. Eles terão obrigatoriamente suporte para todas as marcas de veículos e interfaces de carregamento. Ninguém ficará excluído. Será pressuposto essencial a necessidade de permitir carregamentos simultâneos, mesmo que sem o máximo da sua potência, para não desperdiçar tempo e obrigar a filas de espera para carregamentos.

Quanto à possibilidade de comparticipação através do PO SEUR, eu mesmo contactei na passada 2a-feira por telefone os responsáveis e foi-me pedido para expor por escrito e depois aguardar resposta por parte dos responsáveis. Sinceramente não acredito que seja possível ir por aqui e ter alguma comparticipação, mas o "não" como diz o Fil, e bem, está garantido. Vamos ouvir muitos "não" e "não se metam nisso" e "não é legal nem possível" e "vou encaminhar para a chefia e tem de aguardar resposta", mas não é isso que nos vai desmotivar. Dos fracos não reza a história!
Se calhar foi por isso que o prazo para apresentação de candidaturas foi prorrogado, não tendo a Mobi.E apresentado a candidatura. Se calhar os 800.000€ é pouca quantia para o que pretendem. Para nós implementarmos esta rede só de PCR a partir do zero, chega e sobra e paga todas as despesas, porque não temos de comprar terrenos, pagar comissões e dar margem e rendas a ninguém!

Relativamente à cooperativa/associação sem fins lucrativos é para mim a melhor decisão. Podemos oferecer aos Bombeiros custos de aquisição de energia muito mais competitivos e outras vantagens que hoje não têm e que jamais conseguirão obter sozinhos. Eles são o parceiro estratégico e fulcral neste projecto e obviamente depois de lhes explicarmos as vantagens não vão colocar entraves e estarão disponiveis, porque o que faz a diferença neste projecto e modelo adoptado é uma equação de soma para todos. Todos saem beneficiados, porque não há um privado a querer explorar uma rede.

Relativamente à possibilidade de ter PCR junto a parques eólicos, solares ou barragens, onde já existe muita potência instalada, eu compreendo a proposta da vantagem que nos pode trazer em termos de potência no local bastante elevada, mas não concordo com ela, dado que a grande maioria, mas não totalidade, se encontram em locais desertos ou pouco frequentados por pessoas na zona e isso pode ser um convite ao vandalismo, à falta de segurança e falta de apoio caso surja um problema com o carregamento, mas também principalmente pela falta de ocupação para o proprietário fazer algo de relevante enquanto o seu VE está a carregar as baterias. Outra desvantagem é a sua colocação em ambiente aberto e desprotegido, convidando a vandalismo e manutenções elevadas, tal como os postos da Mobi.E. Temos de tentar evitar isso.

Os parque de campismo normalmente não têm uma estrutura directiva muito forte. Com todo o respeito para quem faz parte deste tipo de instituição, julgo não reunir as condições. São um pequeno clube/associação, normalmente sem funcionários a tempo inteiro, que vivem do mecenato e boa vontade de alguns directores e nem sempre podem cumprir um protocolo/acordo credível connosco. Muitas vezes estão vários meses com dificuldades em escolher novos corpos directivos e isso não pode ser aplicado a esta rede. Queremos algo mais profissional e disponível a tempo inteiro e 24h por dia, mas sempre aberto e não dependente de um segurança ou director que nos permita entrar a meio da noite ou de Inverno. Normalmente não têm edifícios e espaços fechados, mas sim vedados. Mas compreendo a sugestão pela grande capacidade de potência instalada. Outra sugestão para além dos Bombeiros são os quartéis da GNR/PSP. Só estes são comparáveis aos Bombeiros.

Aceito outras opiniões da vossa parte, mas julgo estarem aqui reunidas e descritas as vantagens deste tipo de opções.

Agradecia imenso que aparecessem por aqui ideias concretas acerca dos apoios que podemos reunir e da melhor forma que nos podemos candidatar. Experts da área são necessários.

Apresentem as vossas ideias e continuaremos a discuti-las, bem como a escolher o melhor modelo de exploração a adoptar.

Agradeço imenso o apoio de todos, a motivação e vontade de contribuir com boas ideias, que por aqui se respira.

Porque a rede é de todos e para todos.
Última edição por meira78 em 26 jun 2015, 23:38, editado 6 vezes no total.

meira78

Mensagem por meira78 » 26 jun 2015, 22:58

Orlando Escreveu:Sei que as Cm podem de 2 maneiras...mas estava a falar dos parques
Orlando, obrigado pelo teu espírito de ajuda e colaboração.
Precisamos da colaboração e conhecimento de todos.
Só juntos podemos vencer!

meira78

Mensagem por meira78 » 26 jun 2015, 23:04

meira78 Escreveu: Tratas dessa questão com a EFACEC?
Orlando, sempre podes tratar com a EFACEC a abertura de portas para este projecto e dedicação pessoal ao projecto?

Conto com todos, especialmente aos que mais nos podem ajudar e contribuir com conhecimentos na área, pois nem todos dominamos todas as áreas.

meira78

Mensagem por meira78 » 26 jun 2015, 23:39

Orlando Escreveu:Sei que as Cm podem de 2 maneiras...mas estava a falar dos parques
Podes dizer-nos quais são as duas maneiras com que as CM se podem candidatar?

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 26 jun 2015, 23:43

meira78 Escreveu:
Podem através da reconversão dos que já tem e na introdução de novos.
Quanto à Efacec não tenho lá nenhum contacto mas seria um prazer prendar esses senhores com a minha boa disposição.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 27 jun 2015, 00:03

Reconhecida que está a participação das corporações de bombeiros na localização dos postos de carregamento,

1 - Começaria por contactar e sensibilizar o Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses. Esta estrutura supervisiona tudo o que são bombeiros voluntários a nível nacional.

2 - Sensibilizada a Liga de Bombeiros para o problema e para a importância da sua participação, bastar-lhe-ia conseguir sentar à mesa os representantes das marcas de VEs, os representantes de equipamento (Efacec, Magnum Cup), representante de utilizadores VEs - voluntários deste fórum.

3 - Contactos desgarrados com os diferentes intervenientes, não me parece a melhor maneira de abordar o problema.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 27 jun 2015, 00:07

Concordo plenamente Victor, o problema é que liguei para a liga e para a associação de bombeiros, e pediram para enviar mail, assim o fiz, e a resposta foi que os presidentes de direcção de cada quartel é que podem tratar disso, eles não tratam disso (chuto para canto). Representam os bombeiros um a um e não como um todo...

meira78

Mensagem por meira78 » 27 jun 2015, 00:51

victormcpinto Escreveu:Reconhecida que está a participação das corporações de bombeiros na localização dos postos de carregamento,

1 - Começaria por contactar e sensibilizar o Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses. Esta estrutura supervisiona tudo o que são bombeiros voluntários a nível nacional.

2 - Sensibilizada a Liga de Bombeiros para o problema e para a importância da sua participação, bastar-lhe-ia conseguir sentar à mesa os representantes das marcas de VEs, os representantes de equipamento (Efacec, Magnum Cup), representante de utilizadores VEs - voluntários deste fórum.

3 - Contactos desgarrados com os diferentes intervenientes, não me parece a melhor maneira de abordar o problema.
Isso já foi feito Victor e obviamente chutaram para canto à Portuguesa! Nunca é com eles. Uns dizem que só representam os Bombeiros (homens e mulheres individualmente), tipo sindicato dos jogadores da bola.

Os outros dizem que são as CMs respectivas que tutelam os quartéis de bombeiros.

Se puderes abrir essa porta... eu agradecia imenso. Tu podes ter na mão um grande trunfo e ajuda. Tenta usar essa cartada!

Eles quando virem o que temos para lhes oferecer depois vêem a correr.

Como aparentemente é só para lhes arranjar trabalho, chutam para canto...
Última edição por meira78 em 27 jun 2015, 00:56, editado 1 vez no total.

meira78

Mensagem por meira78 » 27 jun 2015, 00:52

Orlando Escreveu:
meira78 Escreveu:
Podem através da reconversão dos que já tem e na introdução de novos.
Quanto à Efacec não tenho lá nenhum contacto mas seria um prazer prendar esses senhores com a minha boa disposição.
Explica lá por favor como se faz isso para a instalação de novos que nós damo-nos ao trabalho.

Quanto à prenda na EFACEC, dá o teu melhor e conta connosco para te ajudar.

Abraço

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 27 jun 2015, 09:07

meira78 Escreveu:Tu podes ter na mão um grande trunfo e ajuda. Tenta usar essa cartada!

?!?! Hoje dá muito jeito ser sportinguista e eu não sou :(
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Carregamento”