Orlando Escreveu:Pel menos para Portugal, já que CCS ainda há 1, mas 22kw em casa...acho que um particular não vai investir nisso.BECOOL Escreveu:
Foi um erro não terem posto CCS no Zoe.
Também acho que postos de 22KW não serão habituais em casa. Em casa carregar a 6KW já é muito bom e para isso há mais carros para além do Zoe.
Acho é que a rede nacional alargada se fará com postos de 22KW, ficando os postos rápidos de corrente contínua nas áreas de serviço das auto-estradas.
Se Portugal seguir os exemplos de França, Espanha, Inglaterra e Alemanha, em breve os hipermercados começarão por instalar postos gratuitos de 22KW. Duvido que invistam nos postos rápidos que são muito mais caros e nem dão tempo para as pessoas fazerem as compras com calma

Um EVSE de 22KW custa 800€ e isso faz toda a diferença para quem tem um estabelecimento comercial e deseja oferecer a possibilidade de carregamento aos seus clientes. Ficarei surpreendido se o Leaf 2 não vier com carregador interno de 22KW para além de tomada CCS para 100KW. Acho que CA de 22KW e CC de 100KW será padrão em todos os carros eléctricos de segunda geração na Europa.