
Segunda vida para o pack do Leaf
Segunda vida para o pack do Leaf
Boa noite.
Dou início a este tópico para anunciar o meu próximo projecto zero emission.
Estou a construir casa e quero que ela seja o mais sustentável possível. Para isso, vou dota-la antes de mais, com um pack de baterias e o maior candidato para já é o do meu próprio carro, que passará assim a circular com um novo...
Em breve contínuo o tópico.
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- mjr
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Muito bom! 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- pnunes
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Isso é um tema interessante, acho que vamos ter um desafio, como carregar o pack? Usar um controlador DC/DC? Usar um carregador original, caso consiga por exemplo em segunda mão?
Utilizar um módulo AC/DC switching ( usado por exemplo em PCR de 22kw de um dos fabricantes atualmente no mercado ) e que vai até aproximadamente 500v?
Adaptar o pack as tensões necessárias á retificação trifásica ou bifasica ou até mesmo monofásica e ter em atenção que se deve controlar muito bem o ripple caso contrário a bateria sofre?
Inversor para isso será a parte mais fácil...
Muitas questões a considerar, será um bom desafio...boa sorte estaremos atentos
Utilizar um módulo AC/DC switching ( usado por exemplo em PCR de 22kw de um dos fabricantes atualmente no mercado ) e que vai até aproximadamente 500v?
Adaptar o pack as tensões necessárias á retificação trifásica ou bifasica ou até mesmo monofásica e ter em atenção que se deve controlar muito bem o ripple caso contrário a bateria sofre?
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- mjr
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
A ideia original é rearranjar as células para uma tensão mais segura e manejável, equivalente a um pack de chumbo de 48V nominal. Isto permite usar equipamentos standard. O carregamento solar pode ser feito com um carregador para packs de 48V, adaptando as tensões ao pack. Antes de ligar o mesmo terá de ser equilibrado por cima, e analisar em baixo uma tensão segura para limitar a descarga.
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Partilho essa opinião do mjr por duas razões elementares mas importantíssimas
Permitir o uso de equipamento standerd como disse o mjr
Sair do problema que será tentar usar o pack original e ter que decifrar e simular as mensagens do mesmo para o pôr a funcionar, informação que penso não ser publica e que não estou a ver as marcas disponibilizarem por razões óbvias de protecção dos seus sws
Permitir o uso de equipamento standerd como disse o mjr
Sair do problema que será tentar usar o pack original e ter que decifrar e simular as mensagens do mesmo para o pôr a funcionar, informação que penso não ser publica e que não estou a ver as marcas disponibilizarem por razões óbvias de protecção dos seus sws
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=17879
Acho que não tarda muitos vão querer fazer coisas semelhantes
Acho que não tarda muitos vão querer fazer coisas semelhantes

- alexmol
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Eu já tenho planos para algo semelhante, mas no meu caso 24V para reaproveitar tudo o que tenho, só me falta arranjar um pack.
A única questão que ainda tenho em aberto é o sistema de arrefecimento para as células. Aqui chegamos aos 40ºC com muitos dias acima dos 30ºC.
48V é relativamente fácil pois com 13 células em série faz-se um sistema 48-54V compatível com carradas de equipamento solar e inversores.
A única questão que ainda tenho em aberto é o sistema de arrefecimento para as células. Aqui chegamos aos 40ºC com muitos dias acima dos 30ºC.
48V é relativamente fácil pois com 13 células em série faz-se um sistema 48-54V compatível com carradas de equipamento solar e inversores.
- pnunes
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Humm! OK, a minha ideia é será utilizar tensões mais elevadas possível, 24V já estou em fase de abandono, a bateria sofre muito com as demandas de energia que lhe solícito. Talvez deixe só um dos sistemas a 24v o mais leve e que tem o inversor steca AJ1200.
O sistema de 24v/4000w 12000w pico será para desfazer e passar diretamente para 110v nom.
Se arranjasse uma bateria desse calibre acho que começava já a pensar em trabalhar com ela nas tensões originais ou o mais alto possível, 110 ou mesmo 220 VDC.
Isto já é projecto longo que relato num outro forum
O sistema de 24v/4000w 12000w pico será para desfazer e passar diretamente para 110v nom.
Se arranjasse uma bateria desse calibre acho que começava já a pensar em trabalhar com ela nas tensões originais ou o mais alto possível, 110 ou mesmo 220 VDC.
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Mesmo a 48V, se quisermos dimensionar um sistema offgrid para substituir o fornecedor de energia, estamos a falar de correntes de 150A para os 6,9kW de potencia contratada "convencional". Tem que haver uma solução melhor, com tensões de trabalho mais altas. A 24V então é para esquecer.
A construção do individuo do mynissanlef é impressionante, estão ali muitos €€ enterrados, o valor da bateria foi provavelmente a coisa mais barata do sistema todo
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- alexmol
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Re: Segunda vida para o pack do Leaf
O meu pack do Fluence reporta como potência máxima de saída 87,5kW. O do Leaf deve ser a mesma coisa.
Tanto faz se são obtidos com 96 células em série ou 96 em paralelo, a corrente individual máxima de cada célula é a mesma. Só difere na grossura dos cabos que saem do pack.
Quem tem €€€€€ pode pensar no que quiser.
Quem é obrigado a poupar vai pensar num sistema 48V pois pode utilizar equipamentos mais económicos, com várias marcas no mercado.
Tanto faz se são obtidos com 96 células em série ou 96 em paralelo, a corrente individual máxima de cada célula é a mesma. Só difere na grossura dos cabos que saem do pack.
Quem tem €€€€€ pode pensar no que quiser.
Quem é obrigado a poupar vai pensar num sistema 48V pois pode utilizar equipamentos mais económicos, com várias marcas no mercado.