Segunda vida para o pack do Leaf

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por OCasal » 07 dez 2015, 01:34

Boa noite.

Dou início a este tópico para anunciar o meu próximo projecto zero emission.

Estou a construir casa e quero que ela seja o mais sustentável possível. Para isso, vou dota-la antes de mais, com um pack de baterias e o maior candidato para já é o do meu próprio carro, que passará assim a circular com um novo...

Em breve contínuo o tópico.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por mjr » 07 dez 2015, 01:36

Muito bom! :D
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por pnunes » 07 dez 2015, 01:51

Isso é um tema interessante, acho que vamos ter um desafio, como carregar o pack? Usar um controlador DC/DC? Usar um carregador original, caso consiga por exemplo em segunda mão?
Utilizar um módulo AC/DC switching ( usado por exemplo em PCR de 22kw de um dos fabricantes atualmente no mercado ) e que vai até aproximadamente 500v?
Adaptar o pack as tensões necessárias á retificação trifásica ou bifasica ou até mesmo monofásica e ter em atenção que se deve controlar muito bem o ripple caso contrário a bateria sofre?
Inversor para isso será a parte mais fácil...
Muitas questões a considerar, será um bom desafio...boa sorte estaremos atentos
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por mjr » 07 dez 2015, 09:51

A ideia original é rearranjar as células para uma tensão mais segura e manejável, equivalente a um pack de chumbo de 48V nominal. Isto permite usar equipamentos standard. O carregamento solar pode ser feito com um carregador para packs de 48V, adaptando as tensões ao pack. Antes de ligar o mesmo terá de ser equilibrado por cima, e analisar em baixo uma tensão segura para limitar a descarga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por FullElectric » 07 dez 2015, 10:22

Partilho essa opinião do mjr por duas razões elementares mas importantíssimas
Permitir o uso de equipamento standerd como disse o mjr
Sair do problema que será tentar usar o pack original e ter que decifrar e simular as mensagens do mesmo para o pôr a funcionar, informação que penso não ser publica e que não estou a ver as marcas disponibilizarem por razões óbvias de protecção dos seus sws

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por Apr » 07 dez 2015, 10:51

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=17879


Acho que não tarda muitos vão querer fazer coisas semelhantes ;)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 11:06

Eu já tenho planos para algo semelhante, mas no meu caso 24V para reaproveitar tudo o que tenho, só me falta arranjar um pack.
A única questão que ainda tenho em aberto é o sistema de arrefecimento para as células. Aqui chegamos aos 40ºC com muitos dias acima dos 30ºC.

48V é relativamente fácil pois com 13 células em série faz-se um sistema 48-54V compatível com carradas de equipamento solar e inversores.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por pnunes » 07 dez 2015, 11:47

Humm! OK, a minha ideia é será utilizar tensões mais elevadas possível, 24V já estou em fase de abandono, a bateria sofre muito com as demandas de energia que lhe solícito. Talvez deixe só um dos sistemas a 24v o mais leve e que tem o inversor steca AJ1200.
O sistema de 24v/4000w 12000w pico será para desfazer e passar diretamente para 110v nom.
Se arranjasse uma bateria desse calibre acho que começava já a pensar em trabalhar com ela nas tensões originais ou o mais alto possível, 110 ou mesmo 220 VDC.
Isto já é projecto longo que relato num outro forum ;)
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por Apr » 07 dez 2015, 11:56

Mesmo a 48V, se quisermos dimensionar um sistema offgrid para substituir o fornecedor de energia, estamos a falar de correntes de 150A para os 6,9kW de potencia contratada "convencional". Tem que haver uma solução melhor, com tensões de trabalho mais altas. A 24V então é para esquecer.

A construção do individuo do mynissanlef é impressionante, estão ali muitos €€ enterrados, o valor da bateria foi provavelmente a coisa mais barata do sistema todo :roll:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Segunda vida para o pack do Leaf

Mensagem por alexmol » 07 dez 2015, 12:05

O meu pack do Fluence reporta como potência máxima de saída 87,5kW. O do Leaf deve ser a mesma coisa.

Tanto faz se são obtidos com 96 células em série ou 96 em paralelo, a corrente individual máxima de cada célula é a mesma. Só difere na grossura dos cabos que saem do pack.

Quem tem €€€€€ pode pensar no que quiser.
Quem é obrigado a poupar vai pensar num sistema 48V pois pode utilizar equipamentos mais económicos, com várias marcas no mercado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”