
Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Recordamos a tomada de posição da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, sobre as medidas referentes aos incentivos (e não só) inscritas na recente proposta de OE2016:
https://www.uve.pt/page/manifesto-orcam ... tado-2016/
A proposta de OE2016 foi ontem aprovada na generalidade, começando agora um período de discussão de alterações a propor para a discussão na especialidade, que decorre nos próximos dias 13, 14 e 15 de Março com a votação final destas alterações a realizar-se no dia 16 de Março.
Estamos activamente empenhados em promover as alterações às actuais propostas de cortes nos incentivos.
Saudações Elétricas
https://www.uve.pt/page/manifesto-orcam ... tado-2016/
A proposta de OE2016 foi ontem aprovada na generalidade, começando agora um período de discussão de alterações a propor para a discussão na especialidade, que decorre nos próximos dias 13, 14 e 15 de Março com a votação final destas alterações a realizar-se no dia 16 de Março.
Estamos activamente empenhados em promover as alterações às actuais propostas de cortes nos incentivos.
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Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
...em directo neste momento o Centeno fala na AR sobre os incentivos aos VEs...parece que é mesmo para extinguir daqui a 2 anos o incentivo ao abate...
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Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
O dinheiro dos incentivos não vinha de fora, fundo europeu do carbono ou qualquer coisa assim?! Não percebo qual o problema deles facultarem esses dinheiritos!
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Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Informação sobre o FCP e como Portugal vai pagar mais no mercado global do carbono com a extinção dos incentivos ao abate.santanamos Escreveu:O dinheiro dos incentivos não vinha de fora, fundo europeu do carbono ou qualquer coisa assim?! Não percebo qual o problema deles facultarem esses dinheiritos!
Por último, contradição das contradições...o FPC vai aumentar em 2016 29% (105 milhões €)
Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
O problema é que na realidade não há vontade política para apostar na mobilidade eléctrica! Tirando o Sócrates, que foi o único que quis mesmo fazer alguma coisa, tudo o resto é para UE ver.
Infelizmente, mesmo com os incentivos, o mercado de VEs ainda é de baixo volume, por isso os valores disponibilizados para os incentivos nunca seriam obscenos (comparando com por exemplo as PPPs), daí que estes cortes e posterior extinção só tenham 1 explicação, e esta é política (e quem aposta que daqui a uns anos o Centeno está sentado numa cadeira de sonho de uma Galp qualqer?). Ou seja, não seria por se manter o incentivo que o país ficaria com mais ou menos défice orçamental, quanto muito, no longo prazo a tendência até seria para a balança comercial externa melhorar em virtude de uma menor importação de petróleo.
Já devíamos saber como funcionam as coisas em Portugal, as políticas raramente têm continuidade, e andam sempre a reboque dos grandes grupos económicos (até já pareço um militante do PCP a falar!) e este caso não é excepção.
Se a EDP e a GALP estivessem por exemplo, realmente empenhadas na ME, só para vender electricidade nos postos de carregamento, de certeza que teríamos imensos incentivos à compra de VEs. Como não estão, ficamos por aqui...
Infelizmente, mesmo com os incentivos, o mercado de VEs ainda é de baixo volume, por isso os valores disponibilizados para os incentivos nunca seriam obscenos (comparando com por exemplo as PPPs), daí que estes cortes e posterior extinção só tenham 1 explicação, e esta é política (e quem aposta que daqui a uns anos o Centeno está sentado numa cadeira de sonho de uma Galp qualqer?). Ou seja, não seria por se manter o incentivo que o país ficaria com mais ou menos défice orçamental, quanto muito, no longo prazo a tendência até seria para a balança comercial externa melhorar em virtude de uma menor importação de petróleo.
Já devíamos saber como funcionam as coisas em Portugal, as políticas raramente têm continuidade, e andam sempre a reboque dos grandes grupos económicos (até já pareço um militante do PCP a falar!) e este caso não é excepção.
Se a EDP e a GALP estivessem por exemplo, realmente empenhadas na ME, só para vender electricidade nos postos de carregamento, de certeza que teríamos imensos incentivos à compra de VEs. Como não estão, ficamos por aqui...
Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Acabei de ler nesta notícia o seguinte:

Então mas não era um corte de 50%?Incentivo à compra de carro eléctrico sofre corte de 1.500 euros
O Orçamento implica uma redução do incentivo dado pelo Estado para a compra de veículos eléctricos, dos actuais 4.500 euros para 3.000 euros por automóvel. Ou seja, um corte de 30%. O incentivo fiscal para o abate de veículos em fim de vida sofre, assim, um corte de 1.500 euros, no subsídio revisto pelo Governo de 3.000 euros na compra de um veículo eléctrico novo, mediante a entrega para abate do antigo carro. Os cortes nos apoios estatais estendem-se a outras categorias da mobilidade mais ecológica. É o caso da aquisição de um veículo híbrido “plug-in” novo, que passará a ter desconto em ISV até 2.165 euros, contra os actuais 3.250 euros. O regime de incentivos ao abate de veículos em fim de vida vigorará até 31 de Dezembro de 2016.

Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
A confirmar se esta noticia significa que o incentivo sempre fica nos 3000 euros como na versão inicial em vez de 2250 euros como referido na última versão. Boa noticia a confirmar depois de publicado.fjma Escreveu:Acabei de ler nesta notícia o seguinte:
Então mas não era um corte de 50%?Incentivo à compra de carro eléctrico sofre corte de 1.500 euros
O Orçamento implica uma redução do incentivo dado pelo Estado para a compra de veículos eléctricos, dos actuais 4.500 euros para 3.000 euros por automóvel. Ou seja, um corte de 30%. O incentivo fiscal para o abate de veículos em fim de vida sofre, assim, um corte de 1.500 euros, no subsídio revisto pelo Governo de 3.000 euros na compra de um veículo eléctrico novo, mediante a entrega para abate do antigo carro. Os cortes nos apoios estatais estendem-se a outras categorias da mobilidade mais ecológica. É o caso da aquisição de um veículo híbrido “plug-in” novo, que passará a ter desconto em ISV até 2.165 euros, contra os actuais 3.250 euros. O regime de incentivos ao abate de veículos em fim de vida vigorará até 31 de Dezembro de 2016.
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Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
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Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Jornalismo... uma arte difícil em Portugal 

Re: Notícia sobre apoios à compra de carros eléctricos 2016
Então porquê? Não percebo esta afirmação.rdias Escreveu:E o secretário de estado do ambiente mentiu com todos os dentes no final da apresentação da UVE.
Tudo normal neste país ...