Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3111
Registado: 19 fev 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Filipe »

Mais um ótimo trabalho, deduzo que tudo isto se aplica ao Leaf ou qualquer outro VE.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2699
Registado: 29 jan 2015, 21:10
Data de Aquisicao: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol »

VETL Escreveu:Qual a potência máxima do DC/DC do Fluence?
Pelo que se vê nos dados do CanBus, com 450W a corresponderem a cerca de 25%, deve andar perto dos 1800W.
Filipe Escreveu:Mais um ótimo trabalho, deduzo que tudo isto se aplica ao Leaf ou qualquer outro VE.
Aplica-se a qualquer automóvel, também já experimentei com o Prius.
Só há que ter em atenção a potência máxima do conversor DC/DC (VE's e híbridos) ou do alternador (fumarentos).
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2486
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Apr »

Muito fixe AlexMol, obrigado pela explicação detalhada. Segundo percebi ligas o fluence em paralelo com as tuas baterias diretamente? Se o banco de baterias estiver com pouca carga não podes sobrecarregar o conversor DC/DC do carro?
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9982
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr »

Como é que o DC/DC lida com sobre-cargas, desliga-se ou limita a corrente de descarga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1298
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de Aquisicao: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mafgod »

@alexmol, e um pouco off-topic

vi no video que tens um gerador eólico... qual a tua opinião... vale a pena investir num ou é melhor em paineis fotovoltaicos?

Este teu novo projeto, tb merecia um novo tópico :-)
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2699
Registado: 29 jan 2015, 21:10
Data de Aquisicao: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol »

MRider Escreveu:Próximo passo usar os 400 V DC. Assim poupa nos cabos ;)
Não vai acontecer. Não tenho uso para os 400VDC, os inversores que tenho são 12 e 24VDC para 230VAC.
Apr Escreveu:Segundo percebi ligas o fluence em paralelo com as tuas baterias diretamente? Se o banco de baterias estiver com pouca carga não podes sobrecarregar o conversor DC/DC do carro?
Sim, ligo em paralelo.
Posso sobrecarregar sim, mas não com os cabos fininhos que tenho para teste, a queda de tensão é grande e as tensões equilibram-se.
De qualquer forma o disjuntor que tenho a fechar o circuito que faz o paralelo entre as duas baterias iria disparar muito antes do conversor DC/DC sobrecarregar.
mjr Escreveu:Como é que o DC/DC lida com sobre-cargas, desliga-se ou limita a corrente de descarga?
Só vou saber quando tiver cabos em condições ou quando fizer um teste propositado para avaliar essa situação.
Aceito sugestões para cargas 12V que cheguem aos 1800W e não derretam.

Como se porta o do Leaf?
mafgod Escreveu:vi no video que tens um gerador eólico... qual a tua opinião... vale a pena investir num ou é melhor em paineis fotovoltaicos?
A minha opinião é que é os modelos pequenos como este (<400W) são um desperdício de dinheiro, sem dúvida vale mais a pena os PV.
Só vai produzir a potência nominal em dias de tempestade, no resto de tempo produz 10-50W.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9982
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr »

No Leaf não sei, mas suponho que seja igual ao Fluence.

Para facilitar o teste da potência máxima podes ligar as cargas todas possíveis no carro, médios, máximos, desembaciamento, etc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando »

Só uma curiosidade.
Quando ligaste o carro ele tinha 98,2%....depois de carregar a bateria de 12v ficou com 93%....não devia ser o contrário?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 18:39
Data de Aquisicao: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por FullElectric »

Não Orlando
A bateria de tração do carro está a descarregar para alimentar o sistema de baterias da casa
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por pemifer »

Isso é que é vontade... :lol: Nova assinatura...
Se calhar é melhor abrires um novo DB, começa por "reservei no dia tal, nº de reserva tal"... :lol:
Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”