Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por Fil » 20 mai 2016, 16:49

De setúbal a Aveiras de Cima escolhendo esse caminho são cerca de 90klms, pode ir na maior, sem qualquer tipo de stress, ainda mais porque é plano. De Aveiras de Cima a Fátima são 75 klms, mais fácil é impossível, o leaf faz o dobro sem grandes chatices (em nacionais), no entanto, na subida reduza um pouco a velocidade para 90 klms/h, fazendo o resto entre os 100-110 sem problemas. Já tem evse a 16A ou a 32A? Senão é uma eternidade com evse de 10A. Aconselho carregar próximo dos 100% em Aveiras de Cima, é preferível ter a mais que a menos, especialmente quando não se conhece bem o percurso, ou não se tem obd.

Uma das maneiras de se poupar imensa energia, é andar atrás de camiões, a resistência diminui consideravelmente, apesar de não ser nada bom pela falta de visibilidade e poluição.

Acredito que não goste do eco, mas para quem tem pouca experiência, é a maneira mais fácil de poupar energia, isso e com cruise control, com experiência já tudo muda.

Vários foristas já fizeram o país quase todo, sem stresses ou ansiedades, essa voltinha é uma brincadeira ;)

A autonomia que o carro indica ter, só serve para alguma coisa se o percurso for plano e não existir grandes oscilações de velocidade, tirando isso, na minha opinião vale pouco mais que zero, sem leaf spy é como andar cego, já não sou capaz de andar sem ele, especialmente em viagens grandes, é uma ferramenta mais que obrigatória, a ansiedade simplesmente desaparece.

Eu saia de casa às 8 para ir à vontade, e carregar tudo ou quase tudo em Aveiras de Cima.

Que tomada lhe vão fornecer os bombeiros?

Boa viagem, e divirta-se ;)

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 20 mai 2016, 16:52

Se planeias fazer CR intermédias , recomendo k as imediatamente anteriores sejam a 100%, para k chegues ao PCR com o máximo de SOC e a carga rápida dure o menos tempo possível , limitando assim a subida da temperatura e a probabilidade de deposito de iões de lítio sobre o anodo, na forma metálica , cuja probabilidade de ocorrência é tanto maior quanto a intensidade da corrente na bateria.
Este fenómeno também pode ocorrer no sentido inverso, depósito sobre o cátodo, se solicitares intensidades de corrente elevadas na descarga. Por este motivo, e se te preocupa a longevidade da bateria, passa a usar o modo ECO, que te limita a intensidade de corrente na descarga.
Boa viagem! :)

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 20 mai 2016, 17:04

VETL Escreveu:
alexmol Escreveu:Claro que é possível...
Como é que é possível? Dá para carregar a menos de 6A?
O painél solar carrega uma bateria 12V diferente da que faz parte do carro.
Quando essa bateria estiver carregada é usado um inversor 12VDC para 230VAC que alimenta um EVSE que carrega o carro até descarregar essa bateria. A carga pára e o painél volta a carregar a bateria repetindo o ciclo.

Funciona, mas ganha-se muito pouco, acredito que seja apenas pelo gozo.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 20 mai 2016, 17:10

alexmol Escreveu:
VETL Escreveu:
alexmol Escreveu:Claro que é possível...
Como é que é possível? Dá para carregar a menos de 6A?
O painél solar carrega uma bateria 12V diferente da que faz parte do carro.
Quando essa bateria estiver carregada é usado um inversor 12VDC para 230VAC que alimenta um EVSE que carrega o carro até descarregar essa bateria. A carga pára e o painél volta a carregar a bateria repetindo o ciclo.

Funciona, mas ganha-se muito pouco, acredito que seja apenas pelo gozo.
Ok. Percebi.
É um gozo, exatamente.
Mas não é barato. Duvido que no final ganhe alguma coisa...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

PauloDias
Proprietário Leaf
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por PauloDias » 21 mai 2016, 14:31

Boas

Fil, ainda não tenho um esve de 16 ou 32 ainda não tive disponibilidade (€€) para isso, como ainda não estou habituado a estas saídas não fiz essa pergunta de que tipo de tomada eles têm, neste momento para mim desde que tenham uma tomada normal já dá :) sei que vai demorar mais a carregar mas desde que dê o suficiente para chegar a aveiras, penso que desde as 10:30 até as 14:30 / 15:00 deve dar.

Não preciso do eco para me controlar, pois consigo dosear bem o acelerador, nestas duas semanas que tenho andado com o carro a minha média anda nos 13 kw aos 100kms . Ah e em AE não ando a mais de 95km/h se calhar por não estar habituado a andar na AE, mas prefiro andar assim, quem tiver pressa que passe pelo lado.... :)

João, eu não puxo muito pelo leaf não preciso do eco para controlar. Os carregamentos que irei fazer será em casa aos 100% antes de sair de casa depois em aveiras e por último nos bombeiros, depois o regresso será de novo em aveiras.

A ver se vou tirando umas fotos para depois fazer uma pequena reportagem.

PauloDias
Proprietário Leaf

Mensagem por PauloDias » 23 mai 2016, 15:04

Boas!

Começando pelas novidades, já mudei a potencia do contador da garagem, já está a 3,45 kva e que esteve a mudar disse que já tenho a tomada para ter um output perto dos 16A, agora só me falta arranjar um esve de 16A... Assim já não tenho que ter a extensão pela janela até à garagem.

Bem agora falando da aventura em ir até Fátima, o passeio começou às 7h e acabou às 20h, passando agora a alguns promenores:

7h: Vou eu tirar o carro da garagem e o seu estado é este:

Imagem

Imagem

Saio para ir buscar a minha Mãe, irmã e sobrinha, quando lá cheguei estava assim:

Imagem

Imagem

Sei que não quer dizer nada, mas enquanto não tenho o Leaf Spy vou olhando para o que o CB me dá, então tinha andado e o que gastei estava quase igual.
De seguida lá seguimos pela nacional até Vila Franca e depois entramos na AE e fomos até Aveiras, muito obrigado pela dica por ir atraz dos autocarros, consegue-se ir a uma velocidade razoavel sem gastar um exagero. Chegamos a Aveiras às 8h40 e era este o estado:

Imagem

Imagem

Quando acabou de carregar:

Imagem

Imagem

Imagem

Lá seguimos para Fátima, foi engraçado pois quando saimos da bomba não estava a passar nenhum autocarro e lá fui em entre os 80 / 90 até que chegasse um, assim que apareceu coloquei-me logo em pressiguição!! :D :D
Chegamos a Fátima eram 10h23, fomos logo ter ao bombeiros, foram SUPER simpáticos!! Perguntaram que tipo de ficha iria precisar, mas como eu ainda não estou um "pró" nestas andanças então ainda tenho que me contentar pelo 10A de uma ficha normal.... eles lá me mandaram para o parque deles e lá ficou. O estado dele era este quando coloquei a carregar:

Imagem

Imagem

Como queria ir à benção do carro passado 40m tive que ir buscar o carro para leva-lo para o parque, mas foi um erro, porque depois é que me apercebi que não era preciso levar o carro, basta levar as chaves do carro. Perdi logo 2h30 de carregamento :( , mas assim que acabou fui logo coloca-lo a carregar e fomos almoçar com calma.
Ficou a carregar até as 17h25 e estava assim:

Imagem

Imagem

Lá partimos para Aveiras, aquela descida que se apanha é muito boa para recuperar um pouco a bateria.... e fui sempre aproveitanto os autocarros e um carro que transportava uma caravana. Cheguei a Aveira Às 18:20 e estava assim:

Imagem

Imagem

Depois de carregado só tirei foto ao posto e estava assim:

Imagem

Enquando carregava apareceu um mercedes hibrido, um leaf dos novo preto e um i3, mas uma coisa esquesita aconteceu, o mercedes não conseguia colocar a carregar enquanto eu estava a carregar.... Quando terminou marcava uma autonomia de 140 kms, e agora fui sempre pela AE até Moita e depois pela nacional até Setúbal, o resultado final foi este às 20h:

Imagem

Imagem

Foi um passeio muito bom, se não tivesse o tirado de carregar tinha chegado a casa mais cedo.... Com o Leaf Spy tinha estado mais certo sobre o comportamento do carro mas estará para breve.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 23 mai 2016, 15:20

Correu tudo bem, e chegou a Fátima à hora pretendida. Com jeitinho, ficou o bichinho para fazer mais viagens longas ;)

Os pcr's em Portugal, só funcionam com 1 carro de cada vez.

Só faltou o evse de 16A/32A e o leafspy para maior conforto e velocidade. Conseguiu perceber que tomadas disponíveis, tinham os bombeiros?

Quanto maiores as viagens, mais gozo dá. As ocupantes gostaram do silêncio e do custo quase nulo da viagem?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2016, 15:45

Parabéns pela viagem e pela coragem ;)
Fil Escreveu:Os pcr's em Portugal, só funcionam com 1 carro de cada vez.
Pois, isto é que começa a ser um problema. Uma paragem de meia hora pode tornar-se facilmente em 1h ou 1h30 se se começarem a formar filas...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

PauloDias
Proprietário Leaf

Mensagem por PauloDias » 23 mai 2016, 20:27

Todos adoraram o silêncio, isto porque não consegiram resistir e foram quase sempre a dormir!!!! :D

Os pcrs só darem para um de cada vez é uma treta.... Eu tive sorte e fui sempre o primeiro a chegar !!

Rdias, sim fomos depois pela AE até Fátima, fomos à boleia do autocarro barraqueiro!!

Tenho que ter o leaf spy para gerir melhor a viagem!

serveginho
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12

Mensagem por serveginho » 23 mai 2016, 21:28

Parabéns! exelente documentação de viagem!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”