Nova bateria para o BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Nova bateria para o BMW i3

Mensagem por rimsilva » 22 mai 2016, 02:43

Manuelsilva Escreveu:Estive para mandar uma mensagem privada para algum de vós, para perguntar, uma vez que o negócio era "urgente" . O vendedor disse que era o último da Bmw para entregar por aquele preço!

Já vi que fiz bem em não ficar com aquela unidade. Depois vi aqui no fórum o link dos novos preços na Alemanha.

Estamos a falar de BMW. Um preço bom era quanto, caso quisesse ficar com esta unidade limitada, capada?

Vivo nos Açores, São Miguel.
O facto de viver nos Açores muda muita coisa, desconheço a rede de carregamento existente e as perspectivas na intalação de PCRs.

Terá de ter em linha de conta o raio de acção do i3, digamos 150km (dependendo da condução que fizer, do uso do ar condicionado e do percurso mais ou menos acidentado) ao fim do qual necessitará de 7/8 horas de carregamento doméstico.

Pessoalmente ao optar por um i3 100% eléctrico a carga rápida foi indispensável, porque quero fazer percursos mais longos (Porto - Lisboa) onde o factor tempo é importante. Mesmo com 2 PCRs a experiência que fiz não foi fácil, demorei 5h, o que para mim ainda é demais (com uma localização um pouco diferente dos PCRs, acredito que teria melhores resultados, mas para já só existem estes 2).

Quando o factor tempo é importante a experiência pode ser sofrível, foi o que me aconteceu ontem com o percurso Gaia — Coimbra - Gaia, porque o tempo para carregar foi curto, agora imagine que sai de casa para o trabalho, faz 100km coloca a carregar durante o horário laboral e depois mais 100km para regressar... Fantástico!

P. S. Estando nesse preço reflectido a campanha dos 3000€, mais os 1600€ do carregamento rápido, não me parece um grande preço.

Manuelsilva
Registado: 14 fev 2015, 01:16
Data de fabrico: 01 mai 1972
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Manuelsilva » 22 mai 2016, 12:12

Sinceros agradecimentos a TODOS!

Comunidade voluntária e muito prestável (faz-me lembrar a mailing list de um grupo de utilizadores Macintosh há 20 anos). Muita generosidade, tentativa e resolução de problemas dos utilizadores completamente despendida, simplesmente o que importava era ajudar.
Bem hajam !

Vou-vos massacrar ainda mais um pouco :lol:

Quando há uns meses vi o Leaf (bateria de 24) aqui num stand fiquei curioso e foi lá ver, perguntar, e as pessoas foram tão simpáticas que me deixaram trazer o carro de demonstração num fim de semana.
Fiquei ENCANTADO com a tecnologia. O negócio não se concretizou por muito pouco.

Com o BMW i3 fiquei APAIXONADO. Cada um tem as suas preferências, os seus gostos. Para mim o carro é único !
É um negócio que embora tenha algo de racional (ou não estaria aqui a perguntar se face a alguns condicionantes o preço é bom) tem muito, muito de paixão. É uma compra de impulso.
Penso que está definido porque não comprei o Leaf e estou com as vistas todas para o BMW.

No BMW seduz-me tudo, mais uma coisa que para muitos será despicienda, a altura dos bancos, o nível que vamos em relação aos outros. Tenho um Seat Cordova Vário e parece que vamos no chão, à semelhança do Leaf e tenho um Opel Meriva onde vamos como no BMW i3. Gosto desta posição mais alta e a mulher já não se consegue habituar ao Seat.

Ontem vinha a pensar nos extras e nas coisas que podem encarecer o carro que sendo fundamentais para uns, para outros não fazem tanto sentido.
Ontem vinha a pensar nisso, dadas as mensagens aqui dos posts. O meu Meriva tem todas os extras. Comandos no volante, rádio, GPS, ar condicionado automático, ajudas ao estacionamento, ..., ...., ...
Não as utilizo ! ou muito pouco ! Mudar de estação, no comando do rádio, mais alto/baixo no comando do rádio, ar condicionado meia dúzia de vezes, controlo de velocidade uma única vez para experimentar ! Ou seja não tiro partido de tanto equipamento que o carro tem.

Daí ter perguntado por algumas coisas sobre o carregamento rápido e outros. O BMW i3 na Alemanha com as baterias de 96 Ah fica com os impostos em 36.150 euros.
https://www.bmw.de/de/neufahrzeuge/bmw- ... ml#katalog

É mais caro que este BMW com a oferta dos 3000 em equipamento.
O que acontece, segundo o vendedor é que na rede nacional da BMW e só este que existe! Todos os outros estão mais equipados e com outros acabamentos e são muito mais caros.
No entanto face ao acima também entendo que é caro. Posso ir à Alemanha e ficar com um carro melhor por menos.

É neste equilibrio que não sei o que será um bom negócio. Claro que sendo unidade única se alguém o comprar fica resolvido. Terei de esperar pela nova bateria. Mas se fechar este negócio o que entendem por razoável ? O carro na Alemanha custa 34.950 euros !

Tenho seguido com muito agrado dos diários de bordo. Assim quero perguntar mais algumas coisas.
Num carro (BMW i3) sem carregamento rápido carrega-se em casa com o sabonete dado pela BMW. Se for outro quantos Amperes suporta ? Tempos de carregamento ?
Quando vai do Porto ou Lisboa à Batalha, por exemplo, se for sem carregamento rápido, há a possibilidade de carregar nos postos publico (semi-rápidos ?) e como se processo esse carregamento ? É com o sabonete ou com outro cabo ? Quanto tempo demora ?

Claro que aqui em São Miguel não existe qualquer tipo de carregamento público. A Nissan tem lá um equipamento que penso que carrega com o cabo (Mennekes ? ) -que não é o do sabonete- a 32A.

Mas, se um dia regressar ao Continente, o que se pode contar, digamos de uma viagem de Amarante à Batalha ?

Obrigado pela paciência.

Cumprimentos

Manuel Silva

Manuelsilva

Mensagem por Manuelsilva » 22 mai 2016, 12:58

rimsilva Escreveu: ontem com o percurso Gaia — Coimbra - Gaia, porque o tempo para carregar foi curto, agora imagine que sai de casa para o trabalho, faz 100km coloca a carregar durante o horário laboral e depois mais 100km para regressar... Fantástico!

P. S. Estando nesse preço reflectido a campanha dos 3000€, mais os 1600€ do carregamento rápido, não me parece um grande preço.
Viva !

Gaia - Coimbra - Gaia, em quanto tempo ? Carregou onde ? quanto tempo esteve à carga ? Com que cabos (sabonete ou outro) ? Quantos Amp. tinha aos postos de carregamento ?

Para vós que fazem isto todos os dias pode parecer sem importância, mas para mim é o mais importante. É a operacionalização/viabilidade de um carro eléctrico.
Obrigado pela atenção.

Quanto o preço: só existe, com aquelas características, uma unidade na BMW Portugal (corro novo sem matricula). Quem chegar primeiro compra não há reservas.
Agora, depois ver as vossas respostas e madurar a ideia por mais um tempo também acho que não é bom negócio.

Não consigo, é a pergunta do milhão, saber o que é um bom negócio e até onde vai, quer ir a BMW, com esta unidade.

Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Mensagem por Volt » 22 mai 2016, 13:18

O carro vem com dois cabos: um com evse (sabonete) que carrega cerca de 2.5 kWh no máximo (10 kWh em 4 horas, 20 em 8); e o mennekes de 32A, 7.4 kWh de máximo (14 kWh em 2 horas, 21 em 2 e meia).

Os postos públicos (actualmente quase todos) permitem carregar a 16A com o cabo mennekes. São 3.7 kWh (14 em 4 horas). Em alternativa, alguns têm tomada schuko azul e permitem carregar com o evse a 2.5 kWh.

Fazer 250 km para cada lado, sem carregamento rápido, é uma aventura que tem de ser planeada reservando o dia para a viagem e para a espera do carregamento lento...
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

joaocfgoncalves
Proprietário i3
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Mensagem por joaocfgoncalves » 22 mai 2016, 14:28

A questão do bom negócio de pouco vai ter resolução. O carro é fantástico e o gosto por ele traduz o bom negócio na satisfação de o ter...

Sem possibilidade de carga rápida, o carro carrega no máximo a 32A. Cerca de 3 horas até atingir dos 0% aos 90%.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 22 mai 2016, 23:59

Manuelsilva Escreveu: Viva !

Gaia - Coimbra - Gaia, em quanto tempo ? Carregou onde ? quanto tempo esteve à carga ? Com que cabos (sabonete ou outro) ? Quantos Amp. tinha aos postos de carregamento ?

Para vós que fazem isto todos os dias pode parecer sem importância, mas para mim é o mais importante. É a operacionalização/viabilidade de um carro eléctrico.
Obrigado pela atenção.

Quanto o preço: só existe, com aquelas características, uma unidade na BMW Portugal (corro novo sem matricula). Quem chegar primeiro compra não há reservas.
Agora, depois ver as vossas respostas e madurar a ideia por mais um tempo também acho que não é bom negócio.

Não consigo, é a pergunta do milhão, saber o que é um bom negócio e até onde vai, quer ir a BMW, com esta unidade.
Quando cheguei a Coimbra deixei o carro a carregar no posto da mobi.e da Universidade durante 5h, ligado por mennekes a 3,7kwh, não foi suficiente para atingir os 100% (carregou por volta de 80% da bateria), a extensão só uso em casa (em SOS).

De Coimbra até casa fiz 125km e demorei perto de 1h30m (em modo Ecopro+) e com grande parte do trajecto a 95km/h.

Para tornar esta viagem mais confortável e rápida seria necessário um PCR a norte de Coimbra, em Estarreja por exemplo, como está previsto para este ano.

Este limitação aplica-se ao trajecto que refere de Amarante até à Batalha, porque o PCR mais próximo fica em Pombal a 189km (só possivel com as novas baterias), o que obriga a uma paragem intermédia (diria em Aveiro MagnumCap) para carregar a 7,4Kwh, depois Pombal e por fim o destino na Batalha.

Actualmente eu estimo para realizar o percurso Amarante - Batalha precisaria de 5h, mas sem carregamento rápido em Pombal (deconheço até se poderia carregar a 7,4kwh) teriamos de considerar + 3h para carregar a 3,7kwh.

Relativamente `compra na Alemanha deduzo que tenha residência lá, caso contrário não penso que haja vantagem por causa dos custos de lagalização.

Em Portugal, será sempre possivel considerar os 2.250€ de incentivo ao abate de viatura com mais de 10 anos, se tiver essa possibilidade é claro...

Manuelsilva

Mensagem por Manuelsilva » 23 mai 2016, 14:29

rimsilva Escreveu:
Manuelsilva Escreveu:
Quando cheguei a Coimbra deixei o carro a carregar no posto da mobi.e da Universidade durante 5h, ligado por mennekes a 3,7kwh, não foi suficiente para atingir os 100% (carregou por volta de 80% da bateria), a extensão só uso em casa (em SOS).
Vou chatear mais um pouco, peço desculpa.

Tenho 32A no disjuntor diferencial em casa. Num EVSE será possível carregar a 32 ou até 32, sendo que com os consumos da casa será mais acertado carregar a 20A - 22A. O BMW i3 suporta esses carregamentos numa ficha chuko ligada da parede ao EVSE e depois qual o cabo a utilizar para ligar do EVSE ao carro ? Tempo de carregamento, por exemplo a 20A ?
Se for com o cabo (menekes?) é a mesma coisa ?

Já agora, 3,7kwh corresponde a que amperagem ? e 7,4 kwh ?
Qual o máximo que poderá ser carregado com o cabo, SEM ser carregamento rápido, em amperes ?

No carregamento rápido (tempo de carregamento 25 minutos) o cabo vem directamente do carregador, ou seja, os carregadores é que possuem os cabos e respectivas fichas ?

Peço desculpa pela ignorância, mas faz-me um certa confusão estes conceitos.

Não possuo residência na Alemanha, pelo que vi aqui no fórum os custos serão o transporte e a legalização. O carro pode pagar IVA na Alemanha (18%) que fica mais barato e não pode ser duplamente tributado -é o que penso depois de ler os vários posts no fórum- não à imposto automóvel pois é um eléctrico, só fica os custos dos papeis.
Fica-se a perder o abate.

O que estava a correlacionar era o 38.500 da unidade da BMW portugal com pack conforto, sem carregamento rápido (claro menos os 2250 ao abate) e os cerca de 36000 na Alemanha do novo sem extras, mas baterias de 96 e CARREGAMENTO RÁPIDO.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Silva

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 23 mai 2016, 15:51

Deve ter 30A em casa, que corresponde a 6.9kW (para chegar aos valores por kW, basta multiplicar a voltagem pela Amperagem, exemplo ; 230v x 16A = 3680w)

Tenho um leaf, por isso deixo a parte específica do i3 para os proprietários, no entanto, nunca em momento algum deverá tirar mais que 16A de uma tomada shucko, a mesma não está preparada para mais potência, podendo queimar. Se o objectivo é carregar a 16A constantemente ou a mais, deverá colocar uma tomada CEE de 32A (7.4kW, é uma tomada azul). Mesmo que só carregue a 20A, estará preparado para a potência mâxima do i3 actual e não está a forçar a tomada, ou a colocar a instalação em risco. Tem que colocar cablagem correspondente, que aguente 32A durante horas seguidas, que neste caso serão 6mm.

O cabo mennekes dá o mesmo que outro cabo equivalente com a mesma dimensão (o i3 já tem cabo mennekes preparado para 32A). O mennekes ê apenas o cabo que transfere a potência que o posto lhe dá, todo o material necessário para comunicar com o carro, está no interior do posto, o que não acontece com o outro cabo que os veículos eléctricos costumam ter, daí terem uma caixa a meio do cabo, e ser possível carregar em qualquer tomada doméstica ou industrial, bastando para isso ter adaptadores.

De notar que os evse de origem costumam carregar apenas a 10A (10A x 230v =2300w), daí muitos de nós, optarmos por comprar outro evse que carregue na potência mâxima do carro, no caso do i3 actual, os tais 32A ou 7.4kW, e que permita regular a potência através do evse, nos casos em que o carro não o permite. Carregar um VE a 10A é muito lento e ineficiente, gasta mais energia que carregar a 16A ou superior e demora quase o dobro do tempo, devido à baixa ineficiência do carregador do carro. No entanto, é suficiente para muitos, porque carregam enquanto estão a dormir, ou no trabalho.

No carregamento rápido (o bmw usa o sistema ccs), o posto é que tem os cabos, o veículo só tem de estar preparado para receber a carga, com o respectivo extra no caso do i3.

Manuel, estamos cá para ajudar no que for necessário, não se acanhe a perguntar seja o que for, até ficar esclarecido;)

Espero ter ajudado

Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Mensagem por Volt » 23 mai 2016, 16:14

O i3 permite regular no ecrã do carro o carregamento do EVSE e o do Mennekes. No EVSE (o do sabonete), temos a opção de 5A, 8A ou 12A. No caso dos 12A, na minha realidade (pode ser por tensão baixa na garagem, ou então todos os outros i3 fazem o mesmo) são apenas 11A (2.5 kWh).
No caso do cabo Mennekes, temos a opção dos 32A ou 16A (7.4 kWh ou 3.7 kWh).

O máximo que pode ser carregado sem carregamento rápido é isso, 32A. A não ser que compra a nova versão do i3 que já trará carregamento trifásico.

Os carro matriculados noutro país da UE que chegam a Portugal, caso não tenham 6 meses nem 6 mil km, pagam IVA e ISV, se não estou em erro. Mesmo que já o tenha pago no país de origem.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 23 mai 2016, 16:16

É isso mesmo volt, só não paga isv, se for 100% eléctrico, o resto paga, dentro dessas condições.

Responder

Voltar para “BMW i3”