Diário de Bordo jpgoncalves2

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jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 17 mai 2016, 15:17

mjr Escreveu:Muito bom, isso é que é andar!
Obrigado mjr! :)
Quando for grande tb quero chegar aos teus já consolidados 110k!! Boas excursões , pré Telsa, aí para os teus lados! Ainda vais ter saudades do Leaf! ;)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 19 mai 2016, 10:24

Há dias, em conversa com um amigo, demasiado preocupado com a degradação que a temperatura poderá provocar nas baterias dos nossos VE, muito em particular num Leaf, e que em certos fora vai assumindo até contornos de mito urbano, partilhei com ele estas imagens, que agora aqui publico, esperando possam contribuir para a construção de uma perspetiva mais sensata e tranquilizadora dessa degradação que, embora comprovada, tem uma importância relativa, a que pode ser enganador atribuir responsabilidades de leão ( ou será de águia, atendendo ao espírito tri-ganhador de uma certa equipa?! :P ), na degradação da bateria!
E não embarquemos, de "olhos fechados", na máxima fácil de "quanto menor temperatura melhor!" Notem como, entre os 0C e 15C, a redução dos ciclos de vida da bateria é maior do que entre 30 e 50C, por exemplo...?!
Estejamos pois, também atentos aos outros fatores de degradação, que qq um pode controlar mais facilmente, nomeadamente as voltagens, sob pena de andarmos a maior parte do nosso tempo a caçar a "bruxa errada"! :roll: ;)

[img]http://i68.tinypic.com/15dntcz.jpg[/img]

[img]http://i66.tinypic.com/14ujt79.jpg[/img]

Fonte:http://www.mpoweruk.com/lithium_failures.htm#lifetime

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 19 mai 2016, 14:51

As do Leaf são mais sensíveis à temperatura que o representado (a nível de degradação, não em segurança!), há uma enorme quantidade de evidências sobre isso. Mesmo a baixas temperaturas a degradação continua sempre a baixar pois o LBC protege contra o efeito de deposição de Lítio no ánodo (limitando a corrente de carga a temperaturas baixas, mesmo quando a tensão permitiria correntes mais altas).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 19 mai 2016, 16:29

mjr Escreveu:As do Leaf são mais sensíveis à temperatura que o representado (a nível de degradação, não em segurança!), há uma enorme quantidade de evidências sobre isso. Mesmo a baixas temperaturas a degradação continua sempre a baixar pois o LBC protege contra o efeito de deposição de Lítio no ánodo (limitando a corrente de carga a temperaturas baixas, mesmo quando a tensão permitiria correntes mais altas).
Pois... cenário artificializado pelo LBC para o consumidor e que, por certo, ajuda a reforçar esse mito urbano de que " Quanto mais fria melhor"... :o
Erro quiçá intencionalmente induzido pela concorrência industrial e que, associado ao conhecimento referencial que havia da primeira química, as LCO, ainda hoje utilizadas em Teslas (Roadster, por ex), mas devidamente antecipada a sua sensibilidade à temperatura, através do adequado (sobre)dimensionamento em capacidade e inclusão de sistemas de refrigeração (nos Teslas, nomeadamente), fez desenvolver o ceticismo sobre as mais modernas químicas LMO e NMC , sem sistemas de refrigeração e utilizadas, nomeadamente, nos Leaf e alguns clones...
Aqui fica um quadro de sensibilidades, desta feita para o lado das temperaturas elevadas,o outro extremo do problema (de que pode resultar a destruição da 1ª camada de SEI e a decomposição prematura do cátodo) que parece preocupar mais quem vive em países mais quentes , como o nosso, e achar que tudo se resolveria baixando a temperatura, das várias químicas, dos nossos dias... E não vamos entrar sequer no mundo quase "secreto" dos aditivos que cada produtor de baterias injeta na química base para " camuflar" os efeitos das químicas de referência, seja abaixo dos 15C, seja acima dos 50C... Isso seria abrir a caixa de pandora...!! :D
Mantenhamo-nos pois no intervalo adequado definido para as químicas base, sem aditivos, e o consumidor poderá desfrutar com tranquilidade da sua bateria sem passar o tempo a achar que se tivesse um sistema de refrigeração, como a marca "X", do vizinho, usa , estaria no Céu...! ;)

"Alternative Lithium cathode chemistries
Lithium Cobalt Oxide was the first material used for the cathodes in Lithium secondary cells but safety concerns were raised for two reasons. The onset of chemical breakdown is at a relatively low temperature and when the cathode breaks down, prodigious amounts of energy are released. For that reason alternative cathode materials have been developed. The diagram below shows the breakdown characteristics of several alternative cathode materials. "


[img]http://i63.tinypic.com/magvx0.jpg[/img]

Fonte:http://www.mpoweruk.com/lithium_failures.htm#lifetime


E a propósito de evidência lusitanas, em químicas diferenciadas, pelo menos em aditivos, do mk1 e mk2, aqui ficam os meus resultados (mk2) e, devidamente referenciados e os do VETL (mk1), que ele fez o favor de publicar nos seeu DB...

O meu Mk2:

[img]http://i67.tinypic.com/15re97k.jpg[/img]

O mk1 do VETL, consultável em http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... start=1130:

[img]http://i66.tinypic.com/2z6fnh0.jpg[/img]

Poderse-á concluir como evidente, a degradação da temperatura nas nossas baterias, e cujos valores médios se situaram no intervalo recomendado?! Valerá o investimento em dinheiro, tempo e emoções, que alguns de nós pretendem investir, a " corrigir" o aparente "erro" ou "esperteza comercial" das marcas, e conceber sistemas de refrigeração de baterias para aqueles VE que não as trouxeram de origem, como os Leaf..?! Eu, com estas evidências, e continuando a viver em Portugal, não vou dar para esse peditório, em definitivo! :D

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 24 mai 2016, 13:58

Ontem, 23MAI2016, dia da viagem mais longa que fiz, até ao momento, 163km, sempre pela AE, no percurso AS Aveiras de Cima SN - Tancos - AS Aveiras de Cima NS. Velocidade média 60km/h. Como não tinha carregadores disponíveis no trajeto, sem fazer desvios, tive que planear a viagem para uma única carga rápida, baixando a velocidade média , dentro dos limites legais.
Resultou e, para minha surpresa, registei também que, em emergência, poderia ter mesmo percorrido 200km, naquela região do país ;)
Aqui ficam os registos, para o histórico, esperando que também possam constituir referência útil para mais alguém.?!. :)

Partida de AS Aveiras de Cima SN, após CR:
[img]http://i66.tinypic.com/10mmu1k.jpg[/img]

[img]http://i65.tinypic.com/2nsmkc1.jpg[/img]

Chegada a AS Aveiras de cima, 163km depois e ainda com uma previsão de mais 33 no GOM. Tinha aparecido o sinal de bateria fraca mas ainda estava acima da boa prática do não exceder o consumo de mais do que 80% da capacidade disponível, de acordo com o LS:

[img]http://i66.tinypic.com/2wef7mr.jpg[/img]

[img]http://i64.tinypic.com/2va0569.jpg[/img]

[img]http://i63.tinypic.com/30c69l1.jpg[/img]

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 24 mai 2016, 14:04

Excelente consumo João! E importante informação para quem pretenda replicar ;)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2016, 14:13

É uma excelente informação, mas eu honestamente acho que não me vejo a fazer isso
163km, sempre pela AE (...) Velocidade média 60km/h
:shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por santanamos » 24 mai 2016, 16:05

Que inspirador.. tenho que experimentar andar assim :)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por rnlcarlov » 24 mai 2016, 16:09

Eu já andei 128 km assim. :P Mistura de Nacional/AE, claro. Bem, segundo a Canion a velocidade média até foi inferior.

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por VETL » 24 mai 2016, 16:46

jpgoncalves2 Escreveu:...Estejamos pois, também atentos aos outros fatores de degradação, que qq um pode controlar mais facilmente, nomeadamente as voltagens, sob pena de andarmos a maior parte do nosso tempo a caçar a "bruxa errada"! :roll: ;)
E a variação diária da temperatura, jpgoncalves2?
Na sua opinião, qual será o efeito de um intervalo grande entre a temp.ª mais alta e a mais baixa registadas num dia face a um intervalo pequeno nesses mesmos registos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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