O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

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ruimegas
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O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 17:02

O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?
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Parece que a principal diferença consiste na não existência do escurecimento automático do espelho retrovisor interior (ver foto) nem no facto de nesse espelho existir controlo remoto que permite abrir portões de garagem com a aproximação do veículo. Em contrapartida os Leaf's europeus podem recolher automaticamente os espelhos retrovisores exteriores e os deles não têm essa opção.

A foto foi tirada durante os test drives efectuados em Irving no Texas nos EUA e não, não escolhi esta foto por causa da miúda de olhos giros ;) foi porque se vê bem o espelho retrovisor interior, claro ;)

Em: http://nissan-leaf.net/2011/01/15/poten ... est-drive/

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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por RJSC » 16 jan 2011, 18:49

Eu espero que o Leaf europeu não traga a estupidez do "creep".

O que é o creep?
Basicamente é para simular o que ocorre nos carros americanos com a ineficiente transmissão automática hidráulica:
Quando o carro está parado num semáforo, por exemplo, o motor está constantemente a fazer uma pequena força nas rodas (consumir energia). Dessa forma, ou se pressiona constantemente o pedal do travão ou numa estrada sem inclinação ou carro acelera sozinho.

E o pior de tudo, uma coisa que os americanos costumam fazer com as sucatas de transmissão automática hidráulica deles:
num semáforo numa subida ligeira, largam o acelerador, não travam e o motor é que está constantemente a fazer força para não deixar o carro andar para trás. No Leaf então isso será desastroso para a autonomia, o pessoal parado na subida com o motor constantemente a consumir energia para o carro não andar para trás!
Já no Leaf tudo parece indicar que depois de se pressionar o travão o motor deixa de fazer força nas rodas ao contrário dos CI de transmissão automática que a exercem constantemente contra os travões. Valha-nos isso.

Outro erro que ao que parece o Leaf também trás é a impossibilidade de quando se larga o acelerador ele deixar ir as rodas soltas a rolar sem travar. Uma grande vantagem nos VE dos anos 90. O EV1 permitia regular o "travão motor" só para quando precisássemos dele nas descidas.
Quando largamos o acelerador, o carro vai logo começar a fazer travagem regenerativa, desperdiçado assim energia.
Agora podem perguntar: mas se está a regenerar, como está a perder? Bem, a resposta é simples: se o carro fosse deixado numa estrada nivelada a rolar com as rodas soltas (como faço no meu clio para atingir 3.4L/100 Km) a energia vai-se dissipando lentamente devido ao atrito com o ar; quando regeneramos, na conversão de energia mecânica para elétrica e depois de elétrica para química para carregar a bateria e depois converte-la de novo para aplicar nas rodas perde-se mais de metade da energia. Se assim não fosse, o Leaf teria uma autonomia infinita, já que toda a energia gasta a acelerar era recuperada a 100% na travagem regenerativa e a bateria nunca perdia a carga.

Agora não me interpretem mal: travagem regenerativa é de longe melhor que desperdiçar a energia cinética do carro a aquecer discos e pastilhas de travão e a desfaze-las em pó. Nesse caso em vez de se recuperar 30% da energia, desperdiça-se 100% e ainda se destroem pastilhas e discos de travão criando mais lixo, deixando as jantes todas negras com pó de pastilhas e claro está, depois mais uma despesa ao comprar discos e pastilhas.

Se conseguir o test-drive já posso dizer se o Leaf europeu tem o tal "creep" do leaf americano ou não.

Outra coisa que tenho pena que o leaf não tenha (penso eu) é a mudança B (brake) do iMIEV, que basicamente aumenta imenso a travagem regenerativa o que é muito útil quando se desce uma serra, mas que é possível de desligar para ele rolar solto nas estradas niveladas.

Outra coisa que infelizmente até os americanos perderam era uma ficha de 120V AC (no caso deles) ao lado da ficha de isqueiro de 12V.
Segundo o que li no fórum MyLeaf, esta ficha existia nos primeiros Leafs que circularam para test-drives nos EUA e agora desapareceu nos que estão a ser entregues. Também segundo o MyLeaf essa ficha aguentaria potências até 400W.
Dava imenso jeito ter uma ficha de 230V no carro mesmo que fosse só até 400W. Dava para ligar imensa coisa em viagem ou campismo, pik-nik, etc.
Pouparam meia dúzia de tostões ao retira-la, ou quem sabe, o hardware até pode ainda estar lá escondido. Por exemplo, nos Prius, a versão americana não tem o botão EV (modo elétrico) mas basta-lhes meter um interruptor e ligar os fios que fica a funcionar como o modo EV dos europeus.

Quem já fez test drive pode responder ao que souber!

Nesta foto pode-se ver metade da tomada de 120V ao lado do isqueiro:
Imagem
Última edição por RJSC em 16 jan 2011, 19:02, editado 1 vez no total.

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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 19:01

Ora então vamos lá tentar responder :)

É verdade, o Leaf tem o tal sistema creep porque eu já o testei o que é bom para a minha mulher nas subidas uma vez que funciona como "hill holder" e não vem de imediato para trás assim que se deixa o travão de pé. Também não acredito que o Leaf esteja sobre tensão quando se tem o pé no travão.
Imagem
Agora as boas notícias... como se pode ver na imagem existe uma opção de Neutral "N" que se activa ao puxar para a esquerda o manipulo e aguard 2 a 3 segundos até activar essa opção. O que faz essa opção....simples desactiva qualquer regeneração do sistema de travagem passando as rodas a ficar soltas.

O Leaf também tem a tal opção "B" do Prius que se chama "ECO" que se vê na imagem que aumenta a regeneração de energia e torna mais "pesado" o pedal do acelerador obrigando a uma condução mais calma, no entanto se se pisar até ao fundo dá o máximo do torque disponível.

Espero ter sido esclarecedor :)

Cumprimentos
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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por RJSC » 16 jan 2011, 19:12

Pois, mas o B só aumenta a travagem regenerativa sem diminuir a aceleração e velocidade máxima. Era isso que dava jeito, regenerar com o carro sempre pronto a dar resposta.
E o Neutral aí deve ter um problema... Se carregares no acelerador no neutral o carro não acelera... Nos EV's antigos que falei, tinham um botão rotativo para regular a intensidade da travagem regenerativa que permitia deixar a travagem regenerativa a zero mas continuar com o acelerador a responder.
Parece que o pessoal (engenheiros da Nissan incluídos) ainda têm muita dificuldade em largar o velhos e caducos vícios dos veículos a combustão.
A começar por estes com o creep e impossibilidade de fazer "coasting" (deslizar com as rodas soltas mantendo a resposta do acelerador) e a acabar na bateria de chumbo de 12V, coisa que o Tesla Roadster não tem, o EV1 não tinha, o RAV4 EV não tinha, etc...

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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por mjr » 16 jan 2011, 19:47

Eu também preferia que o carro funcionasse como o Ricardo disse, mas já ia ficar muito complicado para a minha mulher conduzir. Penso que a Nissan quis que o carro não diferisse muito de um carro a CI para as pessoas se sentirem mais à vontade.

O neutral penso que seja virtual, porque penso não existir embraiagem e o motor eléctrico esteja sempre ligado às rodas. Deve existir um ponto de pressão no acelerador equivalente ao neutral, sem acelerar nem travar.
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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2011, 20:02

mjr Escreveu:Eu também preferia que o carro funcionasse como o Ricardo disse, mas já ia ficar muito complicado para a minha mulher conduzir. Penso que a Nissan quis que o carro não diferisse muito de um carro a CI para as pessoas se sentirem mais à vontade.

O neutral penso que seja virtual, porque penso não existir embraiagem e o motor eléctrico esteja sempre ligado às rodas. Deve existir um ponto de pressão no acelerador equivalente ao neutral, sem acelerar nem travar.
Exactamente mjr...já li que efectivamente existe esse ponto neutral que não acelera nem trava.
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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por sousal » 16 jan 2011, 20:17

Outra coisa que infelizmente até os americanos perderam era uma ficha de 120V AC (no caso deles) ao lado da ficha de isqueiro de 12V.
Segundo o que li no fórum MyLeaf, esta ficha existia nos primeiros Leafs que circularam para test-drives nos EUA e agora desapareceu nos que estão a ser entregues. Também segundo o MyLeaf essa ficha aguentaria potências até 400W.
Dava imenso jeito ter uma ficha de 230V no carro mesmo que fosse só até 400W. Dava para ligar imensa coisa em viagem ou campismo, pik-nik, etc.
Também servia para seres electrocutado.
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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por RJSC » 16 jan 2011, 20:55

sousal Escreveu: Também servia para seres electrocutado.
Desculpa a frontalidade mas isso é um comentário sem sentido. :shock:
Era tão perigosa como as de casa! Além de que com uma tampa como as tomadas de jardim era impossível enfiar lá algo por acidente ou então com uma proteção como aquelas tomadas à prova de criança.
E se não confias que em caso de acidente a parte de baixo do habitáculo (abaixo dos vidros) se mantenha intacta e as proteções não atuem então é melhor desistires da ideia de comprar um VE porque há cabos com 400V a passar debaixo dos bancos e à frente do tablier até ao controlador de motor. :roll:

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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por RJSC » 16 jan 2011, 21:01

ruimegas Escreveu:
mjr Escreveu:Eu também preferia que o carro funcionasse como o Ricardo disse, mas já ia ficar muito complicado para a minha mulher conduzir. Penso que a Nissan quis que o carro não diferisse muito de um carro a CI para as pessoas se sentirem mais à vontade.

O neutral penso que seja virtual, porque penso não existir embraiagem e o motor eléctrico esteja sempre ligado às rodas. Deve existir um ponto de pressão no acelerador equivalente ao neutral, sem acelerar nem travar.
Exactamente mjr...já li que efectivamente existe esse ponto neutral que não acelera nem trava.
Também sei que existe, mas é uma chatice andar ali com pé à procura do ponto. Há gajos no prius nos concursos de médias de consumo que tiram os sapatos e metem o pé só com as meias ou descalços no acelerador para tentar encontrar esse ponto onde o carro desliga o motor de combustão e rola sem ligar a travagem regenerativa.
O carro podia funcionar assim de fábrica mas devia ter um modo como tem o ECO em que a travagem regenerativa e o creep fossem configuráveis. O Tesla Roadster tem um botão para ajustar a travagem regenerativa à medida do utilizador, e os VE dos anos 90 tinham. Assim, as meninas andavam com a configuração de fábrica mas quem não queria mudava.

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Re: O que perdemos em relação à versão americana do Leaf?

Mensagem por mjr » 16 jan 2011, 21:58

Penso que fazia sentido haver um menu onde se pudesse configurar isso. No service manual não haverá esse tipo de configurações acessíveis através de menus escondidos?
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