Mensagem
por mjr » 20 jul 2016, 13:52
O estado só quer oferecer os postos, tudo o resto (instalação, ligação à rede, manutenção, etc) fica do lado do concessionário. Estes custos são potencialmente superiores ao preço do próprio posto.
Com base nisto gostava de perceber como é que os utilizadores poderiam tomar conta da rede, sem fantasias de que o estado oferece tudo (muito difícil de justificar para a população portuguesa em geral). Eu queria muito que isso fosse possível, mas não consigo visualizar um modelo onde os utilizadores não tivessem que despender muitos milhares de € cada um, só para o arranque.
O argumento que a electricidade pode ser gratuita porque os utilizadores vão gastar mais do que isso nas lojas, como na Galp e na Prio.e é hilariante. Primeiro porque pensa pequeno, ou seja, uma carga rápida de 60kW.h facilmente vai para 12€ em horário normal. Segundo porque o lucro da venda de produtos não é de 100% do valor dos mesmos. Há que retirar o custo dos produtos, aluguer/amortização das instalações, custos com pessoal, etc. Se assim fosse, os combustíveis nas AE até deveriam ser mais baratos que nos outros locais (é precisamente ao contrário!), pois normalmente as pessoas vão consumir.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt