Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%

Total de votos: 31

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Malm » 22 ago 2016, 12:36

mjr Escreveu:Todos os produtos de engenharia têm limitações. Para alguns não é aceitável ter um carro que não faça 300km seguidos uma vez por ano, para outros têm de fazer sem qualquer limitação 600km seguidos com mais de 35C de temperatura exterior e a mais de 120km/h com CRs. Outros ainda querem fazer drag races o dia todo sem limitações. E nós, utilizadores diários, percebemos as limitações e usamos os carros todos os dias.
Ora aí está. Esses alguns são a esmagadora maioria (fora o grupo dos drag racers, felizmente). 99,9% das pessoas quer ir ao Algarve uma vez por ano, sem ter de se preocupar com a forma como abastece o carro, com carros com 1000 km de autonomia. Se têm de pagar 0,05 € km durante todo o ano para terem isso, assim que seja. O mjr, muito bem (a minha vénia), reconhece as limitações. E não só reconhece, como pertence ao grupo ainda mais restrito que toma medidas que efetivamente reduzem significativamente os problemas. Acreditar que a esmagadora maioria da população sabe reconhecer essas limitações e sabe como ultrapassa-las é como acreditar no Pai Natal. É assim a humanidade e acho que ainda bem que assim é, porque se o número de revolucionários dentro do rebanho fosse significativo era só guerras todos os dias e a espécie já se tinha extinguido a ela própria, o que se calhar era um favor que fazíamos a todas as outras espécies que habitam o planeta. Mas como "Homo sapiens" os da minha espécie estarão sempre em primeiro lugar.

Por enquanto nós somos a excepção. Mas por pouco tempo. Eu já sinto uma diferença significativa em relação ao que isto era em 2011.

Quem está bem à frente no tempo é o nosso membro cujo Leaf perdeu rapidamente as barras e tal como era de prever, o seu carro já tem uma bateria nova dentro da garantia. Utilizava o carro como utilizava um carro a combustível, não fez nada que tenhamos o direito de criticar, e sem essa intenção mostrou o quão vulnerável é o carro (entretanto houve melhorias, mas a andar a 140 km/h e a fazer CR umas após as outras, colocando a bateria nos 50ºC, essas melhorias valem 0). Entretanto, ao que julgo saber, tem um Tesla.

Ora é isso que já deu para perceber que se vai passar, muitos destes Leaf vão ser conduzidos por mais uns 3 anos e um Tesla vai ocupar o seu lugar. E todo o entusiasmo Leaf que agora existe vai ser apenas passado, algo que fez naturalmente parte da história da mobilidade elétrica. Deixem passar uns anos e vão ver se tenho ou não razão.
Última edição por Malm em 22 ago 2016, 12:48, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 22 ago 2016, 12:55

rdias Escreveu:E como esse membro foi criticado por aqui, inclusive acusando-o de não saber conduzir.
Voltamos ao rebanho , e para mim o rebanho tem de mudar todo para ME.
A quem aconteceu aquilo foi um comercial da Nissan . Acham que ele vai vender ou aconselhar leafs ?
Obviamente que se eu sabia que ia dar no que deu, tinha de falar. Pelo menos a opção tomada foi uma opção esclarecida. É só para isso que me interessa participar no fórum. Pena tenho eu que não me tivessem esclarecido a mim das maleitas do bicho atempadamente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 ago 2016, 13:39

E mais um tópico que se torna na repetição de quão mau é o Leaf e blablabla
Já sabemos. Todos nós temos consciência das limitações do carro e da falta que faz a refrigeração da bateria. Aliás, este tópico só existe porque queremos perceber se as cargas rápidas (e a temperatura que as acompanha) podem ou não limitar a potência, seja a de carga ou a motora.
rdias Escreveu:Vamos varrer para debaixo do tapete como certamente terá sido pedido na inauguração.
Quando faltam os argumentos (que obviamente não podes ter) lançam-se mais umas bocas para o ar. Esta acusação tem bases ou "ouviste dizer"?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

HellMaster
Proprietário Leaf
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Mensagem por HellMaster » 22 ago 2016, 15:07

Malm Escreveu:
rdias Escreveu:E como esse membro foi criticado por aqui, inclusive acusando-o de não saber conduzir.
Voltamos ao rebanho , e para mim o rebanho tem de mudar todo para ME.
A quem aconteceu aquilo foi um comercial da Nissan . Acham que ele vai vender ou aconselhar leafs ?
Obviamente que se eu sabia que ia dar no que deu, tinha de falar. Pelo menos a opção tomada foi uma opção esclarecida. É só para isso que me interessa participar no fórum. Pena tenho eu que não me tivessem esclarecido a mim das maleitas do bicho atempadamente.
O facto de ser um comercial da Nissan não faz automaticamente com que saiba conduzir, e muito menos um VE, mas isso nem vem ao caso...
Se acho que ele vai vender ou aconselhar Leafs? Se for uma pessoa profissional e correcta, claro que vai. Vai é advertir os clientes dos contras, e não só falar dos Pros.

Um bom exemplo disso é o profissional que me vendeu o meu:
A mim, o comercial que me vendeu o carro fez várias vezes perguntas sobre o nº de km que fazia por dia, onde ia carregar, se tinha 2º carro, etc. Na prática, fez-me um "profiling", antes de me vender o carro. Mais ainda, para eu ter a certeza, fez um test drive comigo e deixou-me fazer um test drive mais prolongado, sozinho, para eu ter a certeza que o carro era o que esperava dele, e o que queria.

E o mesmo comercial disse-me abertamente que tinha dito a mais que uma pessoa que não lhes aconselhava comprar um Leaf, por causa de não terem onde carregar (apartamentos em LX sem garagem) entre outras coisas...

Só posso chamar uma coisa a isso... Profissionalismo.

Há muita gente muito pouco informada sobre VE, mas que decide que quer um, porque sim...

O Profissional que está do outro lado da secretária a tentar vender o seu peixe não deixa necessariamente de vender um Nissan, por dizer a uma pessoa que o Leaf poderá não ser o melhor carro para si. Antes pelo contrário, talvez venda é um CI, e o cliente até fale bem dele e ele depois venda CI ou VE aos amigos e família desse cliente...

HellMaster
Proprietário Leaf
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Mensagem por HellMaster » 22 ago 2016, 15:10

margarett Escreveu:Aliás, este tópico só existe porque queremos perceber se as cargas rápidas (e a temperatura que as acompanha) podem ou não limitar a potência, seja a de carga ou a motora.
Esqueci-me de referir esse ponto (potência motora) no post em que comentei a minha viagem e CR com temperaturas altas...
Com os 51º o carro tem o mesmo poder de aceleração que com 30º

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 22 ago 2016, 15:14

O Leaf do pauloguerreiro perdeu mais capacidade que o normal não pela condução mas sim por estar a maior parte do tempo numa garagem a temperatura elevada. Pelo menos é o que me lembro, e não me lembro de ter sido muito criticado por isso. Há outro Leaf prestes a perder a quarta barra (e a expirar os 5 anos) pelas mesmas razões. O Leaf do OCasal tem uma utilização bem mais prejudicial que o do pauloguerreiro e só perdeu a quarta barra bem acima dos 100k km.

Pelo menos desta vez o rdias teve o cuidado de no comentário ter escrito "certamente" e não afirmar peremptoriamente. É um avanço. Mas é "certamente" uma acusação infundada, e apenas mais uma prova da (falta de) seriedade com que leva estas questões. Recordo que um fórum não é uma conversa de café, tudo fica por escrito e registado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 22 ago 2016, 15:53

Foi uma tarefa árdua e demorada, infelizmente não há fotos nem registos, mas num dia com 40C de máxima, carga rapida em Loulé com 39C (eu estive lá, as outras não sei mas provavelmente a mais!) e volta a Lisboa sabe-se lá a que velocidade, um Leaf em Portugal terá tido limitação de potência motriz. Noutro canal, parece que arrebentou um pneu a um carro na A1. Ou agora sempre que um Leaf fizer uma viagem isto vai acontecer?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 22 ago 2016, 15:56

"O Leaf do pauloguerreiro perdeu mais capacidade que o normal não pela condução mas sim por estar a maior parte do tempo numa garagem a temperatura elevada." Eu diria que foram a condução normal para quem anda regularmente em autoestrada e depois não o deixar arrefecer de noite porque o carro ficava de noite na garagem. Uma coisa aliada a outra. Eu é que passei a ter um comportamento anormal à vista de toda a gente, vou tirar o carro da garagem às 22:00 e coloco o carro na rua, ficando o lugar vazio durante a noite.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 ago 2016, 22:06

Vi há pouco no FB, afinal a 12a barra existe.
[img]https://scontent-cdg2-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=584C0502[/img]
Se alguém entender chinês, talvez aqueles hieróglifos ajudem a perceber o que é que aconteceu a seguir (ou antes)

Edit: vi mal. São 11 barras e não 12
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 22 ago 2016, 23:26

Próximo objetivo: arranjar um com 12 barras....Se explodir, fazemos uma festa, pois estará no patamar de um Tesla!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”