Afinal vale a pena ser pioneiro

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Lavorama
Proprietário Leaf
Mensagens: 34
Registado: 21 jan 2011, 09:23

Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por Lavorama » 09 ago 2011, 21:20

Provavelmente há 9 utilizadores deste fórum que já sabem que a Nissan decidiu oferecer o cabo de emergência 10 amperes aos 10 primeiros clientes Leaf em Portugal.

Sem querer melindrar o 11º, finalmente uma prémio para quem se atirou de cabeça para dentro de um carro eléctrico. Agora venham os incentivos.

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por JAbrizida » 27 ago 2011, 18:50

Pelos vistos ainda ninguém recebeu a oferta do cabo de emergência pois ninguém se manifesta!
Ontem, após uma ida até Palmela, no regresso tive que recorrer ao carregamento rápido da Catedral do Automóvel, pois ainda tinha que chegar a Sintra.
Resolvi então perguntar na oficina se sabiam se o referido cabo já tinha chegado, disseram-me que não sabiam ao certo, pois tinha chegado um caixote com 150 cabos de carregamento mas não tinham a certeza se eram os cabos de emergência ou cabos para as novas tomadas que a mobie iria instalar.
Suponho que todos receberam o e-mail da SGORME onde se referia que todos os postos de carregamento vão a curto prazo disponibilizar um ponto de carregamento (tomada) do tipo Modo 3.
Vou tentar esclarecer esta dúvida na próxima semana.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por ruimegas » 27 ago 2011, 21:43

Acho que vai haver desenvolvimentos em Setembro...temos de ter paciência nesta época de férias :?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por JAbrizida » 24 out 2011, 15:50

Afinal os movimentos começaram só em Outubro e, segundo informação da Nissan , os cabos de emergência já estavam disponíveis há algum tempo! Mais uma vez este concessionário não tem pressa.
Efectivamente recebi hoje o meu, na Caetano Power da Catedral, mas já tinham entregue 1 durante a manhã. :lol: :lol:adivinhem quem recebeu o outro :roll: :roll:
Obtive também informação da Nissan de o famoso “ mennekes” já foi homologado para o nosso país pelo que brevemente será distribuído. O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por RJSC » 24 out 2011, 16:59

JAbrizida Escreveu:O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Permite, ponto e virgula!

Permite se a mobi-e e O Leaf estivessem preparados para carregamento trifásico o que não acontece.

Começando pela mobi-e, qunado ele meteram a tomada mennekes no postos, só ligaram uma fase, e com limite de corrente até 16 A (precisamente o mesmo que a ficha CEE).

Acabando nos Leafs atuais, o carregador do Leaf só suporta carregamento monofásico e com potência limitada a 3.3 kW (1.4 A @ 230 V).

Portanto para quem tem um Leaf atualmente, não há melhoria nenhuma.

Resta-nos esperar que a próxima geração do Leaf suporte carregamento trifásico e venha com tomada mennekes de origem e que a mobi.e ligue as 3 fases nos postos de carregamento.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por ruimegas » 24 out 2011, 17:17

JAbrizida Escreveu:Afinal os movimentos começaram só em Outubro e, segundo informação da Nissan , os cabos de emergência já estavam disponíveis há algum tempo! Mais uma vez este concessionário não tem pressa.
Efectivamente recebi hoje o meu, na Caetano Power da Catedral, mas já tinham entregue 1 durante a manhã. :lol: :lol:adivinhem quem recebeu o outro :roll: :roll:
Obtive também informação da Nissan de o famoso “ mennekes” já foi homologado para o nosso país pelo que brevemente será distribuído. O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Essa do cabo Modo 3 Mennekes é interessante falta saber é quando será entregue e qual o preço do mesmo...quanto a quem terá levantado cabo de sem quem fui mas não me acuso ;) :D :lol: :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por ruimegas » 24 out 2011, 17:20

RJSC Escreveu:
JAbrizida Escreveu:O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Permite, ponto e virgula!

Permite se a mobi-e e O Leaf estivessem preparados para carregamento trifásico o que não acontece.

Começando pela mobi-e, qunado ele meteram a tomada mennekes no postos, só ligaram uma fase, e com limite de corrente até 16 A (precisamente o mesmo que a ficha CEE).

Acabando nos Leafs atuais, o carregador do Leaf só suporta carregamento monofásico e com potência limitada a 3.3 kW (1.4 A @ 230 V).

Portanto para quem tem um Leaf atualmente, não há melhoria nenhuma.

Resta-nos esperar que a próxima geração do Leaf suporte carregamento trifásico e venha com tomada mennekes de origem e que a mobi.e ligue as 3 fases nos postos de carregamento.

Certo...mas pelo menos deixamos de andar a concorrer com os VE's de duas rodas que só utilizam a tomada CEE azul tal como nós fazemos actualmente o que pode causar "congestionamentos" para carregar ;).
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por JAbrizida » 24 out 2011, 17:48

O cabo “mennekes” vai ser oferecido a todos os actuais proprietários do LEAF, segundo me informaram na Nissan.
Agora não sabia que a Mobi.e só ia colocar tomadas para 16A e não para 32A que mesmo em monofásico daria o dobro da autonomia para o mesmo tempo de carregamento: :mrgreen:
• Tomada doméstica normal ou industrial 16A ; 230V; 3,7KVA em 1:00 hora autonomia:17km
• Tomada modo 3 (mennekes) em monofásico 32A ; 230V;7,4 KVA em 1:00 hora autonomia: 35km
Afinal qual a vantagem de alterar as tomadas e mudar o cabo? Será só porque as tomadas aparentam ser mais robustas que as actuais?

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por vgomes » 24 out 2011, 18:57

O carregador que temos naquele alto da bagageira dos nossos LEAFS é de 3,3KW.
Qualquer cabo que se ponha na ficha mais pequena nunca vai puxar mais de +- 16A.

Estas menekes são sobretudo para os construtores europeus, que segundo percebi tem essa mesma ficha do lado do carro também.
Aí já depende da implementação do carregador do carro. A evse que está no posto negoceia com o carro a potencia a disponibilizar, que poderá ir até aos 40A. Isto se o carregador do carro permitir.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Afinal vale a pena ser pioneiro

Mensagem por mjr » 24 out 2011, 21:55

JAbrizida Escreveu:O cabo “mennekes” vai ser oferecido a todos os actuais proprietários do LEAF, segundo me informaram na Nissan.
Oferecer ou trocar pelo EVSE actual? Se for trocar, para mim é um mau negócio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”