Afinal vale a pena ser pioneiro
Afinal vale a pena ser pioneiro
Provavelmente há 9 utilizadores deste fórum que já sabem que a Nissan decidiu oferecer o cabo de emergência 10 amperes aos 10 primeiros clientes Leaf em Portugal.
Sem querer melindrar o 11º, finalmente uma prémio para quem se atirou de cabeça para dentro de um carro eléctrico. Agora venham os incentivos.
Sem querer melindrar o 11º, finalmente uma prémio para quem se atirou de cabeça para dentro de um carro eléctrico. Agora venham os incentivos.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Pelos vistos ainda ninguém recebeu a oferta do cabo de emergência pois ninguém se manifesta!
Ontem, após uma ida até Palmela, no regresso tive que recorrer ao carregamento rápido da Catedral do Automóvel, pois ainda tinha que chegar a Sintra.
Resolvi então perguntar na oficina se sabiam se o referido cabo já tinha chegado, disseram-me que não sabiam ao certo, pois tinha chegado um caixote com 150 cabos de carregamento mas não tinham a certeza se eram os cabos de emergência ou cabos para as novas tomadas que a mobie iria instalar.
Suponho que todos receberam o e-mail da SGORME onde se referia que todos os postos de carregamento vão a curto prazo disponibilizar um ponto de carregamento (tomada) do tipo Modo 3.
Vou tentar esclarecer esta dúvida na próxima semana.
Ontem, após uma ida até Palmela, no regresso tive que recorrer ao carregamento rápido da Catedral do Automóvel, pois ainda tinha que chegar a Sintra.
Resolvi então perguntar na oficina se sabiam se o referido cabo já tinha chegado, disseram-me que não sabiam ao certo, pois tinha chegado um caixote com 150 cabos de carregamento mas não tinham a certeza se eram os cabos de emergência ou cabos para as novas tomadas que a mobie iria instalar.
Suponho que todos receberam o e-mail da SGORME onde se referia que todos os postos de carregamento vão a curto prazo disponibilizar um ponto de carregamento (tomada) do tipo Modo 3.
Vou tentar esclarecer esta dúvida na próxima semana.
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Acho que vai haver desenvolvimentos em Setembro...temos de ter paciência nesta época de férias
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Afinal os movimentos começaram só em Outubro e, segundo informação da Nissan , os cabos de emergência já estavam disponíveis há algum tempo! Mais uma vez este concessionário não tem pressa.
Efectivamente recebi hoje o meu, na Caetano Power da Catedral, mas já tinham entregue 1 durante a manhã. :lol:adivinhem quem recebeu o outro
Obtive também informação da Nissan de o famoso “ mennekes” já foi homologado para o nosso país pelo que brevemente será distribuído. O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Efectivamente recebi hoje o meu, na Caetano Power da Catedral, mas já tinham entregue 1 durante a manhã. :lol:adivinhem quem recebeu o outro
Obtive também informação da Nissan de o famoso “ mennekes” já foi homologado para o nosso país pelo que brevemente será distribuído. O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Permite, ponto e virgula!JAbrizida Escreveu:O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Permite se a mobi-e e O Leaf estivessem preparados para carregamento trifásico o que não acontece.
Começando pela mobi-e, qunado ele meteram a tomada mennekes no postos, só ligaram uma fase, e com limite de corrente até 16 A (precisamente o mesmo que a ficha CEE).
Acabando nos Leafs atuais, o carregador do Leaf só suporta carregamento monofásico e com potência limitada a 3.3 kW (1.4 A @ 230 V).
Portanto para quem tem um Leaf atualmente, não há melhoria nenhuma.
Resta-nos esperar que a próxima geração do Leaf suporte carregamento trifásico e venha com tomada mennekes de origem e que a mobi.e ligue as 3 fases nos postos de carregamento.
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Essa do cabo Modo 3 Mennekes é interessante falta saber é quando será entregue e qual o preço do mesmo...quanto a quem terá levantado cabo de sem quem fui mas não me acusoJAbrizida Escreveu:Afinal os movimentos começaram só em Outubro e, segundo informação da Nissan , os cabos de emergência já estavam disponíveis há algum tempo! Mais uma vez este concessionário não tem pressa.
Efectivamente recebi hoje o meu, na Caetano Power da Catedral, mas já tinham entregue 1 durante a manhã. :lol:adivinhem quem recebeu o outro
Obtive também informação da Nissan de o famoso “ mennekes” já foi homologado para o nosso país pelo que brevemente será distribuído. O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
RJSC Escreveu:Permite, ponto e virgula!JAbrizida Escreveu:O que é uma boa notícia pois permite um carregamento mais rápido que o actual.
Permite se a mobi-e e O Leaf estivessem preparados para carregamento trifásico o que não acontece.
Começando pela mobi-e, qunado ele meteram a tomada mennekes no postos, só ligaram uma fase, e com limite de corrente até 16 A (precisamente o mesmo que a ficha CEE).
Acabando nos Leafs atuais, o carregador do Leaf só suporta carregamento monofásico e com potência limitada a 3.3 kW (1.4 A @ 230 V).
Portanto para quem tem um Leaf atualmente, não há melhoria nenhuma.
Resta-nos esperar que a próxima geração do Leaf suporte carregamento trifásico e venha com tomada mennekes de origem e que a mobi.e ligue as 3 fases nos postos de carregamento.
Certo...mas pelo menos deixamos de andar a concorrer com os VE's de duas rodas que só utilizam a tomada CEE azul tal como nós fazemos actualmente o que pode causar "congestionamentos" para carregar .
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
O cabo “mennekes” vai ser oferecido a todos os actuais proprietários do LEAF, segundo me informaram na Nissan.
Agora não sabia que a Mobi.e só ia colocar tomadas para 16A e não para 32A que mesmo em monofásico daria o dobro da autonomia para o mesmo tempo de carregamento:
• Tomada doméstica normal ou industrial 16A ; 230V; 3,7KVA em 1:00 hora autonomia:17km
• Tomada modo 3 (mennekes) em monofásico 32A ; 230V;7,4 KVA em 1:00 hora autonomia: 35km
Afinal qual a vantagem de alterar as tomadas e mudar o cabo? Será só porque as tomadas aparentam ser mais robustas que as actuais?
Agora não sabia que a Mobi.e só ia colocar tomadas para 16A e não para 32A que mesmo em monofásico daria o dobro da autonomia para o mesmo tempo de carregamento:
• Tomada doméstica normal ou industrial 16A ; 230V; 3,7KVA em 1:00 hora autonomia:17km
• Tomada modo 3 (mennekes) em monofásico 32A ; 230V;7,4 KVA em 1:00 hora autonomia: 35km
Afinal qual a vantagem de alterar as tomadas e mudar o cabo? Será só porque as tomadas aparentam ser mais robustas que as actuais?
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
O carregador que temos naquele alto da bagageira dos nossos LEAFS é de 3,3KW.
Qualquer cabo que se ponha na ficha mais pequena nunca vai puxar mais de +- 16A.
Estas menekes são sobretudo para os construtores europeus, que segundo percebi tem essa mesma ficha do lado do carro também.
Aí já depende da implementação do carregador do carro. A evse que está no posto negoceia com o carro a potencia a disponibilizar, que poderá ir até aos 40A. Isto se o carregador do carro permitir.
Qualquer cabo que se ponha na ficha mais pequena nunca vai puxar mais de +- 16A.
Estas menekes são sobretudo para os construtores europeus, que segundo percebi tem essa mesma ficha do lado do carro também.
Aí já depende da implementação do carregador do carro. A evse que está no posto negoceia com o carro a potencia a disponibilizar, que poderá ir até aos 40A. Isto se o carregador do carro permitir.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Afinal vale a pena ser pioneiro
Oferecer ou trocar pelo EVSE actual? Se for trocar, para mim é um mau negócio.JAbrizida Escreveu:O cabo “mennekes” vai ser oferecido a todos os actuais proprietários do LEAF, segundo me informaram na Nissan.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt