Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
ricardot
Proprietário Leaf
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ricardot » 11 nov 2016, 12:28

jfr2006 Escreveu:Errado.. Os PCR tem duas fichas DC e uma ficha AC. Permitem uma carga rápida em AC e uma em DC em simultâneo.
Penso que só os novos postos é que dão.
Em Pombal e Aveiras não da
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2016, 12:41

jfr2006 Escreveu:Errado.. Os PCR tem duas fichas DC e uma ficha AC. Permitem uma carga rápida em AC e uma em DC em simultâneo.
Ok, fui ver o tópico do ENVE de Coimbra por causa do carregador que foi lá colocado e percebi que não era este o impedimento (DC/AC).
DC temos as tomadas Chademo e CCS, e AC a mennekes.

Tinha ideia que era uma questão de corrente DC vs AC, mas não sendo assim o que é impede 2 cargas rápidas (DC) em simultâneo? A Potencia do carregador ou outro factor?

Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Mensagem por Alx99 » 11 nov 2016, 13:12

Obrigado pelas resposta, mas fiquei um pouco confuso.

Vou precisar o alvo da pergunta: nos PCR's da A5 em Oeiras, de Aveiras, ou em Pombal, caso estejam Leaf's a carregar, poderei em simultâneo carregar através da mennekes?

rimsilva
Proprietário i3

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2016, 13:16

De acordo com o que foi dito aqui sim, é uma solução deste tipo:

http://electricmobility.efacec.com/ev-q ... k-charger/

Não permite 2 cargas em DC, mas permite 1 DC+ 1 AC

Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Mensagem por Alx99 » 11 nov 2016, 13:29

rimsilva Escreveu:De acordo com o que foi dito aqui sim, é uma solução deste tipo:

Quanto à possível simultaneidade, está claríssimo.

Já agora, corrija-me se estiver errado, partindo do principio que tanto a Chademo como a CCS são ambas DC, que são as que os Leaf's e Teslas habitualmente usam, a mennekes servirá para carregar todos os outros veículos que não tenham carga rápida.

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 11 nov 2016, 14:43

Há uns dias passei na ES de Palmela e "experimentei" o meu cartão mobie no PCR, estava lá um Tesla a carregar e o posto não fez nada, pensei na altura dever-se a estar a carregar só lia o cartão de quem iniciou a carga porque depois no PCR da ES de Aljustrel que estava livre e ontem no fórum Almada o cartão funcionou...

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 11 nov 2016, 14:45

Alx99 Escreveu:
rimsilva Escreveu:De acordo com o que foi dito aqui sim, é uma solução deste tipo:

Quanto à possível simultaneidade, está claríssimo.

Já agora, corrija-me se estiver errado, partindo do principio que tanto a Chademo como a CCS são ambas DC, que são as que os Leaf's e Teslas habitualmente usam, a mennekes servirá para carregar todos os outros veículos que não tenham carga rápida.
A mennekes disponibiliza 44kW e é também carga rápida, para os veículos que suportem, como o Zoe, por exemplo!

rimsilva
Proprietário i3

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2016, 14:54

jfr2006 Escreveu:A mennekes disponibiliza 44kW e é também carga rápida, para os veículos que suportem, como o Zoe, por exemplo!
De certeza que carrega 2 carros em simultâneo?

Por acaso já tive oportunidade de testar 1 vez em Aveiras, mas nem me lembrei, porque queria carregar em CCS.

O Link do posto que eu coloquei permite uma carga DC e outra AC, mas tinha ideia que os posto na A1, A2 e A22 não permitiam.

O "Erbium" e "Ricardot" referem isso.

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 11 nov 2016, 15:02

rimsilva Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A mennekes disponibiliza 44kW e é também carga rápida, para os veículos que suportem, como o Zoe, por exemplo!
De certeza que carrega 2 carros em simultâneo?

Por acaso já tive oportunidade de testar 1 vez em Aveiras, mas nem me lembrei, porque queria carregar em CCS.

O Link do posto que eu coloquei permite uma carga DC e outra AC, mas tinha ideia que os posto na A1, A2 e A22 não permitiam.

O "Erbium" e "Ricardot" referem isso.

Sim, permitem (pelo menos os da A2). São fontes independentes. Tenho uma foto no telemóvel da chapa de características em que isso é visível, mas como não tenho aqui o telefone, não a posso colocar agora.

rimsilva
Proprietário i3

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2016, 15:15

jfr2006 Escreveu: Sim, permitem (pelo menos os da A2). São fontes independentes. Tenho uma foto no telemóvel da chapa de características em que isso é visível, mas como não tenho aqui o telefone, não a posso colocar agora.
Ok, os da A2 não conheço, nunca passei por lá.

Parecem iguais aos do link que coloquei, no entanto os da A1 são diferentes.

Parece-me que para responder à questão inicial, temos de ver posto a posto, eu referia-me aos da A1.

O da ENVE em Coimbra seria desta nova geração que temos agora na A2.

Carregamentos simultâneos em DC (chademo e CCS) é que não existe em Portugal, certo? Existe algum equipamento que suporte estes carregamentos simultâneos?

Responder

Voltar para “Carregamento”