Corredor elétrico Porto-Lisboa

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por OCasal » 16 jan 2017, 18:00

Finalmente anunciada a inauguração do principal percurso rodoviário do país, interessa conhecer as experiências dos utilizadores dos diferentes veículos elétricos.

Será que os mk1 serão viaturas capazes de cumprir esse trajecto? Quais os tempos de carregamento necessário? Qual a degradação aceitável para o fazer?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por BrunoAlves » 16 jan 2017, 18:09

Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar :mrgreen:
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada de preferência sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos adicionais.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2017, 18:22

margarett Escreveu:Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar :mrgreen:
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
No geral concordo com o que dizes, no entanto isso será quando tiveres os postos todos (para carros com baterias de 30kw para baixo), neste momento a situação é um pouco desequilibrada para o trajecto Porto-Lisboa com 2 paragens.

Fiz várias vezes este trajecto com uma capacidade de 22kw (19,5 úteis) e caso o faça antes dos postos da BP vou parar 3x.

É verdade que é tudo uma questão de reduzir um pouco mais a velocidade, no entanto durante a noite acaba por ser perigoso "rolar" a pouca velocidade (a baixo dos 85km/h diria eu...)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por OCasal » 16 jan 2017, 21:18

Só nos mk1 é que o primeiro carregamento vai só até 80% se a carga inicial for inferior a 50%, ou acontece com todos?

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por oops » 16 jan 2017, 22:15

No Kia Soul as cargas rápidas param aos 84 e aos 94% sendo estas paragens definidas sempre pelo carro.
No entanto nas duas cargas rápidas que fiz no PCR novo de Gaia a carga chega aos 81% e estranhamente não passa deste número, mas olhando para o ecrã do posto continua a carregar. Ainda não pude deixar o carro nesta situação 5 ou 10 minutos para ver o que acontece porque das duas vezes tinha outro carro à espera para carregar.
Da última vez liguei o carro depois da carga e estava com os tais 81%, fiz 13km pelo centro do Porto e cheguei ao destino com 80%! O carro tinha mais carga do que indicava de certeza. Será que este episódio tem alguma coisa a ver com definições do posto? E será só neste posto ou em todos os novos pcrs?

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por sparrow » 16 jan 2017, 22:43

Santarém falta muito?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2017, 23:12

Vi uma informação que seria até final de Janeiro, no entanto não era nada oficial.

Coloquei aqui no fórum a questão sobre quem seria o operador comercial desses postos, mas ninguém respondeu (nos postos da Repsol é a EDP comercial).

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por OCasal » 17 jan 2017, 02:25

No PCR de Gaia cheguei perto do aviso de bateria fraca, carreguei até o posto atingir a informação "fim de carregamento por atingir tempo limite" após 25 min. de carga e apenas tinha carregado 3,8kwh... Seria do frio? Estavam cerca de 10 graus, mas o meu pack nunca arrefece muito, que eu não deixo!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por mjr » 17 jan 2017, 09:35

Várias razões:

- frio
- RI elevada, limita a corrente de carga maxima.
- SOC inicial elevado, pois com um pack de 7 barras o aviso de bateria fraca acontece com um SOC elevado.

A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por marcopns » 17 jan 2017, 09:49

No passado sábado com temperaturas abaixo dos 3°, soc inicial de 5%.
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”