
Corredor elétrico Porto-Lisboa
Corredor elétrico Porto-Lisboa
Finalmente anunciada a inauguração do principal percurso rodoviário do país, interessa conhecer as experiências dos utilizadores dos diferentes veículos elétricos.
Será que os mk1 serão viaturas capazes de cumprir esse trajecto? Quais os tempos de carregamento necessário? Qual a degradação aceitável para o fazer?
Será que os mk1 serão viaturas capazes de cumprir esse trajecto? Quais os tempos de carregamento necessário? Qual a degradação aceitável para o fazer?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada de preferência sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos adicionais.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC


Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada de preferência sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos adicionais.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC



Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
No geral concordo com o que dizes, no entanto isso será quando tiveres os postos todos (para carros com baterias de 30kw para baixo), neste momento a situação é um pouco desequilibrada para o trajecto Porto-Lisboa com 2 paragens.margarett Escreveu:Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar![]()
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC![]()
![]()
Fiz várias vezes este trajecto com uma capacidade de 22kw (19,5 úteis) e caso o faça antes dos postos da BP vou parar 3x.
É verdade que é tudo uma questão de reduzir um pouco mais a velocidade, no entanto durante a noite acaba por ser perigoso "rolar" a pouca velocidade (a baixo dos 85km/h diria eu...)
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Só nos mk1 é que o primeiro carregamento vai só até 80% se a carga inicial for inferior a 50%, ou acontece com todos?
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
No Kia Soul as cargas rápidas param aos 84 e aos 94% sendo estas paragens definidas sempre pelo carro.
No entanto nas duas cargas rápidas que fiz no PCR novo de Gaia a carga chega aos 81% e estranhamente não passa deste número, mas olhando para o ecrã do posto continua a carregar. Ainda não pude deixar o carro nesta situação 5 ou 10 minutos para ver o que acontece porque das duas vezes tinha outro carro à espera para carregar.
Da última vez liguei o carro depois da carga e estava com os tais 81%, fiz 13km pelo centro do Porto e cheguei ao destino com 80%! O carro tinha mais carga do que indicava de certeza. Será que este episódio tem alguma coisa a ver com definições do posto? E será só neste posto ou em todos os novos pcrs?
No entanto nas duas cargas rápidas que fiz no PCR novo de Gaia a carga chega aos 81% e estranhamente não passa deste número, mas olhando para o ecrã do posto continua a carregar. Ainda não pude deixar o carro nesta situação 5 ou 10 minutos para ver o que acontece porque das duas vezes tinha outro carro à espera para carregar.
Da última vez liguei o carro depois da carga e estava com os tais 81%, fiz 13km pelo centro do Porto e cheguei ao destino com 80%! O carro tinha mais carga do que indicava de certeza. Será que este episódio tem alguma coisa a ver com definições do posto? E será só neste posto ou em todos os novos pcrs?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Santarém falta muito?
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Vi uma informação que seria até final de Janeiro, no entanto não era nada oficial.
Coloquei aqui no fórum a questão sobre quem seria o operador comercial desses postos, mas ninguém respondeu (nos postos da Repsol é a EDP comercial).
Coloquei aqui no fórum a questão sobre quem seria o operador comercial desses postos, mas ninguém respondeu (nos postos da Repsol é a EDP comercial).
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
No PCR de Gaia cheguei perto do aviso de bateria fraca, carreguei até o posto atingir a informação "fim de carregamento por atingir tempo limite" após 25 min. de carga e apenas tinha carregado 3,8kwh... Seria do frio? Estavam cerca de 10 graus, mas o meu pack nunca arrefece muito, que eu não deixo!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Várias razões:
- frio
- RI elevada, limita a corrente de carga maxima.
- SOC inicial elevado, pois com um pack de 7 barras o aviso de bateria fraca acontece com um SOC elevado.
A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
- frio
- RI elevada, limita a corrente de carga maxima.
- SOC inicial elevado, pois com um pack de 7 barras o aviso de bateria fraca acontece com um SOC elevado.
A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km