Leaf foi o mais vendido em Portugal em 2016

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Leaf foi o mais vendido em Portugal em 2016

Mensagem por rimsilva » 25 jan 2017, 15:30

Alx99 Escreveu:Que puritanismo. Então mas as pessoas não podem comprar os carros que querem? Se existem pessoas que compram PHEV e nunca os carregam é porque podem pagar os impostos inerentes ao combustível. No meu entender estão errados, mas enfim.

Agora tentar generalizar o típico cliente do PHEV como alguém que nunca carrega as baterias é retirar ilações sem o mínimo de base sólida.

Falo por mim (e não sou seguramente o único), tenho uma Passat GTE e TODOS os dia faz entre 40 a 85 kms eléctricos consoante carrego 1 ou 2 vezes e os percursos que faço. Tomara eu que tivesse mais do que 50 kms autonomía (teóricos), mas infelizmente não tem, nem existe no mercado. Perguntam por não tenho um BEV. Não posso, não me serve, porque em muitos dias do mês, por questões profissionais, tenho de fazer mais de 500 ou 600 kms e não posso ficar à espera da eternidade do tempo de carregamento para além de encontrar postos de abastecimento que funcionem ou estejam disponíveis (sim porque isto dos eléctricos AINDA é muito bonito para quem não tem uma utilização intensiva do carro nem as horas contadas).

Mas mesmo nesses dias, os 40 a 85 kms eléctricos ninguém mos tira, e mesmo mais alguns, que quando em híbrido, através da boa regeneração que tem o carro, se conseguem acrescentar e utilizar.
Que puritanismo de quem? Alguém falou em: "...as pessoas não podem comprar os carros que querem?" Se calhar não leu bem as respostas.

Aqui ninguém está contras os PHEV ou algo género.

Estamos (pelo menos eu estou) contra o incentivo do ESTADO, permitindo a dedução do IVA na compra de veículos com autonomias de 30km (que reais devem ser muito menos) em nome da ME.

O seu exemplo é um bom exemplo para reforçar a minha ideia e de quem tem a mesma opinião.

Volto a dizer, a Mercedes ou outro fabricante qualquer até pode colocar no mercado PHEV's com 10km de autonomia (eu sei que o mínimo na lei é de 25km para ter direito à dedução!), por 100.000€ e esse ser o carro mais vendido do Ano, não posso é aceitar que o ESTADO permita que o IVA da compra seja dedutível..

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 jan 2017, 16:08

Agora que estamos a entrar numa fase em que começam a haver soluções com mais autonomia e que, finalmente, temos a rede de PCRs a ser instalada, concordo que deixou de fazer sentido esse benefício fiscal aos PHEV . Na minha opinião o OE de 2018 deverá deixar cair esse benefício, compensando com um reforço no incentivo dos BEV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Registado: 26 ago 2016, 11:47

Mensagem por Alx99 » 25 jan 2017, 17:24

Não é por se repetir inúmeras vezes uma mentira que ela passa a ser verdade. Os PHEV's têm o mesmo enquadramento fiscal que os BEV's? NÃO!
Mais que não fosse, bastaria olhar para a tributação autónoma que os PHEV's pagam para ver que, de todo, não é assim.

Eu consigo compreender que se defenda a proliferação dos BEV's e a sua descriminação positiva, o que me parece consensual a todos os participantes deste forum. Agora, daí, criticar os beneficios que os PHEV's usufruem, comparando-os aos VCI's, já não me parece razoável. É que os compradores de PHEV's nada recebem do estado, somente pagam menos impostos que os VCI's, mas, mesmo assim, muito mais que os BEV's.

É que a verdade, queira-se quer não, é que, exceptuando os Teslas (honra lhes seja feita), os BEV's existentes actualmente no mercado são veículos para curtíssimos trajectos diários ou passeios de fim-de-semana, não cumprindo requisitos mínimos de uma mobilidade aceitável. Quem tiver dúvidas a esse respeito, deverá ler atentamente alguns (muitos) dos relatos feitos neste mesmo forum, em que são patentes as medonhas limitações ou privações que os detentores dos BEV's são obrigados a passar. Isto para não referir a escassez de equipamento, conforto, espaço, qualidade de acabamentos ou falta de segurança, que alguns deste veículos ostentam.

No mundo empresarial actual, tempo é dinheiro meus caros e para quem necessita na vida profissional de um veiculo automóvel com utilização intensiva, ou seja, quem necessita mesmo de um automóvel e não de um mero capricho vanguardista, tem muita dificuldade em aderir a um BEV.

Pensar que a nova rede de PCR's (mesmo assim escassa e mal distribuida) ou os publicitados aumentos autonomía (que na prática não são assim tão grandes) vêm alterar a confrangedora relação entre as condições oferecidas neste âmbito e as necessidades efectivas de uma parte importante do mercado, e ter uma visão naif da realidade.

Até aceito que aos fundamentalistas dos BEV's lhes custe que se vendam em Portugal mais PHEV's do que BEV's (facto reproduzido em muitos outros países europeus), mas deixem os primeiros em paz. Guardem o vosso capital reivindicativo (ou azia, se for o caso) para os VCI's.

Infelizmente o mundo actual presenteia-nos cada vez mais com exemplos de separatismo, isolacionismo, sectarismo, divisionismo, etc.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 25 jan 2017, 17:40

Se realmente querias evitar sectarismo não fizeste muito bom trabalho...
Alx99 Escreveu:não cumprindo requisitos mínimos de uma mobilidade aceitável. Quem tiver dúvidas a esse respeito, deverá ler atentamente alguns (muitos) dos relatos feitos neste mesmo forum, em que são patentes as medonhas limitações ou privações que os detentores dos BEV's são obrigados a passar. Isto para não referir a escassez de equipamento, conforto, espaço, qualidade de acabamentos ou falta de segurança, que alguns deste veículos ostentam.
Alx99 Escreveu:No mundo empresarial actual, tempo é dinheiro meus caros e para quem necessita na vida profissional de um veiculo automóvel com utilização intensiva, ou seja, quem necessita mesmo de um automóvel e não de um mero capricho vanguardista, tem muita dificuldade em aderir a um BEV.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 25 jan 2017, 17:42

O que eu escrevi, e tendo em conta as soluções com maior autonomia que estão a sair para o mercado (incluindo o Zoe R400 que já saiu, o Ampera-e, Model 3, Leaf II) e a instalação dos PCRs que deverá estar pronta nas próximas semanas na totalidade, para o OE de 2018 (ou seja para o próximo ano, e tendo em conta que estamos em janeiro) penso que o benefício do IVA para os PHEV deveria cair, de modo a beneficiar os BEV. Isso obviamente que não influencia em nada quem comprar um PHEV até dezembro de 2017. A dedução do IVA é um incentivo muito generoso (23%), e deve, no meu entender, ser dada aos veículos que garantem mais redução de emissões. A redução do ISV nos PHEV deve naturalmente manter-se.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 25 jan 2017, 18:35

@Alex99

Aqui não há aversão a nada e já sabemos que gosta de usar chavões a pensar que isso lhe dá mais razão na defesa das suas sombras e fantasmas que sinceramente não entendo...

É fácil verificar a sua constante necessidade de justificar o facto de possuir um PHEV e não um BEV ou outra coisa qualquer... Não precisa de o fazer, cada um é livre e crescido o suficiente para não ter necessidade de se justificar.

Os interesses de uns não são os interesses de outros.

Se você tem dificuldades em aderir aos BEV's por razões profissionais outro não têm e utilização os BEV's para os mesmos fins e fazendo quem sabe até mais km's. (por exemplo, tenho visto alguns taxis leaf's, mas não me lembro de ver um PHEV).

Concordo que actualmente os PHEV ainda são muito úteis, mas serão cada vez menos. Esqueça lá essa ideia dos caprichos e voltinhas ao fim-de-semana, só mostra os tais fantasmas que referi mas acima.

Apesar de perceber o que refere o mrj, tenho uma opinião diferente e não acho que em 2018 se deva deixar de apoiar a compra de PHEV's, no entanto nunca, com autonomias de 25km.

Falta colmatar no mercado alguma lacunas que não vejo possível até 2018, nomeadamente veículos do tipo familiar de 7 lugares ou SUV's.

A mudança para veículos BEV será feita de forma natural, pela maior diversificação nos modelos e aumento de autonomias (ver o exemplo da Alemanha onde a venda do i3 BEV ultrapassou a venda de i3 REX).

Alx99

Mensagem por Alx99 » 26 jan 2017, 01:25

pemifer Escreveu:Se realmente querias evitar sectarismo não fizeste muito bom trabalho...
Alx99 Escreveu:não cumprindo requisitos mínimos de uma mobilidade aceitável. Quem tiver dúvidas a esse respeito, deverá ler atentamente alguns (muitos) dos relatos feitos neste mesmo forum, em que são patentes as medonhas limitações ou privações que os detentores dos BEV's são obrigados a passar. Isto para não referir a escassez de equipamento, conforto, espaço, qualidade de acabamentos ou falta de segurança, que alguns deste veículos ostentam.
Alx99 Escreveu:No mundo empresarial actual, tempo é dinheiro meus caros e para quem necessita na vida profissional de um veiculo automóvel com utilização intensiva, ou seja, quem necessita mesmo de um automóvel e não de um mero capricho vanguardista, tem muita dificuldade em aderir a um BEV.
Registo que decidiu destacar duas frases do meu post, sem no entanto as comentar. Se pretende rebater as ideias neles contidas, tudo bem, será com imenso agrado que trocarei ideias consigo. Agora se não é para isso, não me leve a mal, mas talvez seja melhor ficarmos por aqui.
Última edição por Alx99 em 26 jan 2017, 01:46, editado 1 vez no total.

Alx99

Mensagem por Alx99 » 26 jan 2017, 01:45

mjr Escreveu: O que eu escrevi, e tendo em conta as soluções com maior autonomia que estão a sair para o mercado (incluindo o Zoe R400 que já saiu, o Ampera-e, Model 3, Leaf II) e a instalação dos PCRs que deverá estar pronta nas próximas semanas na totalidade, para o OE de 2018 (ou seja para o próximo ano, e tendo em conta que estamos em janeiro) penso que o benefício do IVA para os PHEV deveria cair, de modo a beneficiar os BEV. Isso obviamente que não influencia em nada quem comprar um PHEV até dezembro de 2017. A dedução do IVA é um incentivo muito generoso (23%), e deve, no meu entender, ser dada aos veículos que garantem mais redução de emissões. A redução do ISV nos PHEV deve naturalmente manter-se.
Refere que o beneficio em sede de IVA para os PHEV's deveria desaparecer de forma a beneficiar os BEV's. Lamento mas não consigo entender o seu raciocínio. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Então os BEV's não beneficiam já dessa mesma disposição fiscal, para além de muitas outras? Em que é que os BEV's estão a ser prejudicados pelo benefício que os PHEV's recebem?

A não ser que o mjr queira responsabilizar os beneficios dos PHEV's de não se comercializarem mais BEV's. Mas nesse caso, tratava-se de assumir que ambos os tipos de veículos cumpriam uma mesma função, em perfeita contradição com o que tem vindo a referir. Se estou errado nesta dedução, peço-lhe por favor um esclarecimento.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 26 jan 2017, 02:06

Há várias maneiras de beneficiar mais os BEV. Pode ser aumentado o incentivo, pode aumentar o valor máximo para dedução do IVA nos BEV, etc. Mas já ficava satisfeito se só os PHEV com autonomia WLTC acima de 50km tivessem o benefício do IVA.

Alx99

Mensagem por Alx99 » 26 jan 2017, 02:24

rimsilva Escreveu:@Alex99

Aqui não há aversão a nada e já sabemos que gosta de usar chavões a pensar que isso lhe dá mais razão na defesa das suas sombras e fantasmas que sinceramente não entendo...

É fácil verificar a sua constante necessidade de justificar o facto de possuir um PHEV e não um BEV ou outra coisa qualquer... Não precisa de o fazer, cada um é livre e crescido o suficiente para não ter necessidade de se justificar.

Os interesses de uns não são os interesses de outros.

Se você tem dificuldades em aderir aos BEV's por razões profissionais outro não têm e utilização os BEV's para os mesmos fins e fazendo quem sabe até mais km's. (por exemplo, tenho visto alguns taxis leaf's, mas não me lembro de ver um PHEV).

Concordo que actualmente os PHEV ainda são muito úteis, mas serão cada vez menos. Esqueça lá essa ideia dos caprichos e voltinhas ao fim-de-semana, só mostra os tais fantasmas que referi mas acima.

Apesar de perceber o que refere o mrj, tenho uma opinião diferente e não acho que em 2018 se deva deixar de apoiar a compra de PHEV's, no entanto nunca, com autonomias de 25km.

Falta colmatar no mercado alguma lacunas que não vejo possível até 2018, nomeadamente veículos do tipo familiar de 7 lugares ou SUV's.

A mudança para veículos BEV será feita de forma natural, pela maior diversificação nos modelos e aumento de autonomias (ver o exemplo da Alemanha onde a venda do i3 BEV ultrapassou a venda de i3 REX).
Caro rimsilva,

Derivado da extensão do seu post, irei tentar ser sintético nas respostas, sem contudo deixar de debater o que me parece mais significativo:

Não percebendo a menção a chavões (quais?), no que se refere a eventuais sombras e fantasmas relativos à utilização dos BEV's, olhe que não são fantasias. Segundo inúmeros relatos que tive oportunidade de ler neste forum, os constrangimentos são bem reais. Por certo o atento rimsilva saberá do que falo.

Talvez me tenha expressado mal, eu não tenho, nem tento, de justificar o facto de possuir um PHEV. Recordo-lhe como se iniciou este tópico. O forista Nelson perguntou no seu post se os utilizadores de PHEV's (Mercedes, BMW, Mitsubishi e VW) usavam esses veículos parcialmente como eléctricos ou se estes eram utilizados apenas a combustível. Lembra-se?
Ora perante esta pergunta tão simples sou confrontado com várias opiniões (sem a apresentação de quaisquer fundamentos), por parte de foristas que não possuem este tipo de veículos, de que estes utilizadores adquirem esta viaturas somente por questões fiscais. Ora como eu tenho um PHEV e de forma alguma prescindo da utilização eléctrica, mencionei, tão só, o que pensava acerca desta generalização e qual a utilização preconizada para o meu carro. Não é o que todos os foristas fazem neste forum, contribuírem com a sua visão particular para o debate e esclarecimento? Ou estarei errado?
Mas nem era preciso ir mais longe, neste forum existem diversos testemunhos de foristas com PHEV's que têm uma utilização quase exclusivamente eléctrica. Isso bastaria para evitar generalizações despropositadas.

Concordo consigo quando refere que "Os interesses de uns não são os interesses de outros". Já La Palice não diria melhor. Agora custa-me, sinceramente, que os interesses de uns se queiram sobrepor aos interesses de outros, e perante isso, exprimo a minha opinião discordante.

Quantos aos taxis, de facto existem taxis Leaf's mas não fazem os mesmos serviços que os outros taxis. Estou a imaginar um taxista a dizer a um cliente que apanhou no Aeroporto de Lisboa para uma corrida até à Guarda: oiça, durante a viagem temos de parar cerca de 2 horas para carregar as baterias. :lol:
Existem de facto esses taxis, mas são para as voltinhas nas grandes cidades.

Volto a concordar consigo no que se refere a que a mudança para os BEV's será feita de forma natural e que falta colmatar algumas lacunas no mercado. Já não o acompanho quando refere que essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's. Na minha opinião faltam veículos familiares de classe media e media/alta com autonomías interessantes e possuindo carregamento rápido. O futuro nos dirá em que sentido irá o mercado.

Bloqueado

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”