rimsilva Escreveu:@Alex99
Aqui não há aversão a nada e já sabemos que gosta de usar chavões a pensar que isso lhe dá mais razão na defesa das suas sombras e fantasmas que sinceramente não entendo...
É fácil verificar a sua constante necessidade de justificar o facto de possuir um PHEV e não um BEV ou outra coisa qualquer... Não precisa de o fazer, cada um é livre e crescido o suficiente para não ter necessidade de se justificar.
Os interesses de uns não são os interesses de outros.
Se você tem dificuldades em aderir aos BEV's por razões profissionais outro não têm e utilização os BEV's para os mesmos fins e fazendo quem sabe até mais km's. (por exemplo, tenho visto alguns taxis leaf's, mas não me lembro de ver um PHEV).
Concordo que actualmente os PHEV ainda são muito úteis, mas serão cada vez menos. Esqueça lá essa ideia dos caprichos e voltinhas ao fim-de-semana, só mostra os tais fantasmas que referi mas acima.
Apesar de perceber o que refere o mrj, tenho uma opinião diferente e não acho que em 2018 se deva deixar de apoiar a compra de PHEV's, no entanto nunca, com autonomias de 25km.
Falta colmatar no mercado alguma lacunas que não vejo possível até 2018, nomeadamente veículos do tipo familiar de 7 lugares ou SUV's.
A mudança para veículos BEV será feita de forma natural, pela maior diversificação nos modelos e aumento de autonomias (ver o exemplo da Alemanha onde a venda do i3 BEV ultrapassou a venda de i3 REX).
Caro rimsilva,
Derivado da extensão do seu post, irei tentar ser sintético nas respostas, sem contudo deixar de debater o que me parece mais significativo:
Não percebendo a menção a chavões (quais?), no que se refere a eventuais sombras e fantasmas relativos à utilização dos BEV's, olhe que não são fantasias. Segundo inúmeros relatos que tive oportunidade de ler neste forum, os constrangimentos são bem reais. Por certo o atento rimsilva saberá do que falo.
Talvez me tenha expressado mal, eu não tenho, nem tento, de justificar o facto de possuir um PHEV. Recordo-lhe como se iniciou este tópico. O forista Nelson perguntou no seu post se os utilizadores de PHEV's (Mercedes, BMW, Mitsubishi e VW) usavam esses veículos parcialmente como eléctricos ou se estes eram utilizados apenas a combustível. Lembra-se?
Ora perante esta pergunta tão simples sou confrontado com várias opiniões (sem a apresentação de quaisquer fundamentos), por parte de foristas que não possuem este tipo de veículos, de que estes utilizadores adquirem esta viaturas somente por questões fiscais. Ora como eu tenho um PHEV e de forma alguma prescindo da utilização eléctrica, mencionei, tão só, o que pensava acerca desta generalização e qual a utilização preconizada para o meu carro. Não é o que todos os foristas fazem neste forum, contribuírem com a sua visão particular para o debate e esclarecimento? Ou estarei errado?
Mas nem era preciso ir mais longe, neste forum existem diversos testemunhos de foristas com PHEV's que têm uma utilização quase exclusivamente eléctrica. Isso bastaria para evitar generalizações despropositadas.
Concordo consigo quando refere que "Os interesses de uns não são os interesses de outros". Já La Palice não diria melhor. Agora custa-me, sinceramente, que os interesses de uns se queiram sobrepor aos interesses de outros, e perante isso, exprimo a minha opinião discordante.
Quantos aos taxis, de facto existem taxis Leaf's mas não fazem os mesmos serviços que os outros taxis. Estou a imaginar um taxista a dizer a um cliente que apanhou no Aeroporto de Lisboa para uma corrida até à Guarda: oiça, durante a viagem temos de parar cerca de 2 horas para carregar as baterias.
Existem de facto esses taxis, mas são para as voltinhas nas grandes cidades.
Volto a concordar consigo no que se refere a que a mudança para os BEV's será feita de forma natural e que falta colmatar algumas lacunas no mercado. Já não o acompanho quando refere que essas lacunas são só de veículos de 7 lugares ou SUV's. Na minha opinião faltam veículos familiares de classe media e media/alta com autonomías interessantes e possuindo carregamento rápido. O futuro nos dirá em que sentido irá o mercado.