Relativamente à duração da bateria, é importante que perceba que ela não morre de um dia para o outro, apenas vai perdendo autonomia. Só quando o carro não fizer os 15kms que pretende é que deverá pensar em trocar. Eu acredito que consiga os 15 anos, isto é, se comprar um clone com 3 anos, pode obter 12 anos de uso.
Mesmo com poucos kms anuais, vai poupar com um VE. O diesel não se enquadra nesse perfil de utilização devido ao filtro de partículas. O carro a gasolina, o consumo dificilmente desce os 10€/100km, o que significa 1000€ por ano.
Por 10 000€ compra um clone com 3-4 anos e 20 000km. Pelos 5000€-6000€ a combustão, compra algo com 5-7 anos e 150 000km com uma elevada probabilidade de avarias a somar ao custo elevado das manutenções.
A manutenção nos Vês, eu só faço enquanto estiver na garantia. O Nissan Leaf varia entre os 40-100€, os clones entre 150-200€. Conheço pessoas com mais de 100 000km que nunca foram a oficina!

Primeiro EV - o que comprar?
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Acredite que rapidamante o 2ª carro VE se vai tornar no 1º 
A minha Mãe aos 60 e muitos tem o 1º elétrico dela, um clone... e mal consegue andar pois o meu Pai começou a deixar o diesel em casa e vai de VE, é um outro mundo... melhor em tudo
Acerca da longevidade das baterias, e para ser realista e como uma imagem vale por mil palavras, deixo somente a análise do estado do meu pequeno pack de 40Ah (8 kWh úteis) nos últimos anos e onde se constata já a sua tendência em função do tempo:

A minha Mãe aos 60 e muitos tem o 1º elétrico dela, um clone... e mal consegue andar pois o meu Pai começou a deixar o diesel em casa e vai de VE, é um outro mundo... melhor em tudo

Acerca da longevidade das baterias, e para ser realista e como uma imagem vale por mil palavras, deixo somente a análise do estado do meu pequeno pack de 40Ah (8 kWh úteis) nos últimos anos e onde se constata já a sua tendência em função do tempo:
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PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Olá,albertocsm Escreveu: A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica.
Vai desculpar a pergunta mas tem noção de que o que sai do tubo de escape dos seus carros provoca cancro, não sabe?

E a importância de evitarmos alterações climáticas graves, também conhece?
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
É realmente uma mudança de paradigma, e, como em todas as mudanças, há sempre alguma cagufa!
Muito obrigado por todos os comentários, observações e dicas que li atentamente e vou reler várias vezes.
Alberto
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
com as devidas precauções no que vou dizer a seguir... já que só tenho VE 2 rodas... vou tentar juntar + 2 cts
Agora, se os quilómetros são poucos a poupança, (a dita economia) é menor. Mas não se iluda pois a outra poupança é tremenda. Como lembra o RNM
- Quantas famílias conheces que ainda não tem nenhum caso de CANCRO registado?
- Não achas que tem de haver em qualquer "lado" uma relação directa causa/efeito? Será que não podíamos ter feito coisas bem diferentes?
Na dúvida basta experimentar ligar o motor dos de combustão, dentro da garagem e com alguém lá dentro. Logo logo se verá a enorme diferença
Faça a sua escolha. Por cá terá sempre quem se disponha a ajudar!
Temos uma necessidade "urgente" desse paradigma. E as dúvidas que tem, já quase todos os frequentadores/proprietários cá do fórum as tiveram. É como eles dizem, o terceiro passou a ser o segundo, e logo logo a primeiro. E ainda bem que tem gente com bom senso.albertocsm Escreveu:É realmente uma mudança de paradigma, e, como em todas as mudanças, há sempre alguma cagufa!
Muito obrigado por todos os comentários, observações e dicas que li atentamente e vou reler várias vezes.
Alberto

Agora, se os quilómetros são poucos a poupança, (a dita economia) é menor. Mas não se iluda pois a outra poupança é tremenda. Como lembra o RNM
Nesta área costumo fazer uma pergunta muito simples àqueles que me tentam contrariar o JUÍZO...RNM Escreveu:Olá,albertocsm Escreveu: A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica.
Vai desculpar a pergunta mas tem noção de que o que sai do tubo de escape dos seus carros provoca cancro, não sabe?![]()
E a importância de evitarmos alterações climáticas graves, também conhece?
- Quantas famílias conheces que ainda não tem nenhum caso de CANCRO registado?
- Não achas que tem de haver em qualquer "lado" uma relação directa causa/efeito? Será que não podíamos ter feito coisas bem diferentes?
Na dúvida basta experimentar ligar o motor dos de combustão, dentro da garagem e com alguém lá dentro. Logo logo se verá a enorme diferença

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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Os VEs têm muito mais vantagens que as evidentes questões ambientais. Individualmente acaba por ser difícil justificar uma compra por questões puramente ambientais, esse é um papel que cabe ao legislador com incentivos aos VEs e penalizações ao poluidor (pagador).
Economicamente é complicado justificar a compra para tão poucos km anuais, só mesmo considerando um usado com alguns anos. A boa notícia é que se as necessidades de deslocação se mantiverem, nunca terás problema em fazer os km diários indicados, seja qual for a degradação. Para não conseguir fazer esses km já a bateria não estaria capaz sequer de fornecer a potência máxima, por isso não seria funcional. Temos casos de degradações próximo dos 50% (por várias razões, essencialmente exposição alargada a temperaturas elevadas) em alguns veículos que são perfeitamente funcionais.
Além do benefício económico, conduzir um elétrico é muito mais simples, divertido e seguro uma vez que a aceleração é previsível e não depende da mudança engatada (os VEs não têm caixa de velocidades). E não suja a garagem de óleo
Economicamente é complicado justificar a compra para tão poucos km anuais, só mesmo considerando um usado com alguns anos. A boa notícia é que se as necessidades de deslocação se mantiverem, nunca terás problema em fazer os km diários indicados, seja qual for a degradação. Para não conseguir fazer esses km já a bateria não estaria capaz sequer de fornecer a potência máxima, por isso não seria funcional. Temos casos de degradações próximo dos 50% (por várias razões, essencialmente exposição alargada a temperaturas elevadas) em alguns veículos que são perfeitamente funcionais.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Primeiro EV - o que comprar?
Conhecendo o que está envolvido em questões ambientais, não me parece difícil justificar a compra. Mas isso tem a ver com a consciência de cada um, nada a ver com parâmetros económicos.mjr Escreveu:Os VEs têm muito mais vantagens que as evidentes questões ambientais. Individualmente acaba por ser difícil justificar uma compra por questões puramente ambientais, esse é um papel que cabe ao legislador com incentivos aos VEs e penalizações ao poluidor (pagador).
Completamente de acordo. 15km é pouco para carro, VE ou ICE.Economicamente é complicado justificar a compra para tão poucos km anuais, só mesmo considerando um usado com alguns anos. A boa notícia é que se as necessidades de deslocação se mantiverem, nunca terás problema em fazer os km diários indicados, seja qual for a degradação. Para não conseguir fazer esses km já a bateria não estaria capaz sequer de fornecer a potência máxima, por isso não seria funcional. Temos casos de degradações próximo dos 50% (por várias razões, essencialmente exposição alargada a temperaturas elevadas) em alguns veículos que são perfeitamente funcionais.
Além do benefício económico, conduzir um elétrico é muito mais simples, divertido e seguro uma vez que a aceleração é previsível e não depende da mudança engatada (os VEs não têm caixa de velocidades). E não suja a garagem de óleo