Primeiro EV - o que comprar?

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marcopns
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por marcopns » 20 fev 2017, 22:31

Relativamente à duração da bateria, é importante que perceba que ela não morre de um dia para o outro, apenas vai perdendo autonomia. Só quando o carro não fizer os 15kms que pretende é que deverá pensar em trocar. Eu acredito que consiga os 15 anos, isto é, se comprar um clone com 3 anos, pode obter 12 anos de uso.

Mesmo com poucos kms anuais, vai poupar com um VE. O diesel não se enquadra nesse perfil de utilização devido ao filtro de partículas. O carro a gasolina, o consumo dificilmente desce os 10€/100km, o que significa 1000€ por ano.

Por 10 000€ compra um clone com 3-4 anos e 20 000km. Pelos 5000€-6000€ a combustão, compra algo com 5-7 anos e 150 000km com uma elevada probabilidade de avarias a somar ao custo elevado das manutenções.
A manutenção nos Vês, eu só faço enquanto estiver na garantia. O Nissan Leaf varia entre os 40-100€, os clones entre 150-200€. Conheço pessoas com mais de 100 000km que nunca foram a oficina!
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

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t3lmo
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por t3lmo » 20 fev 2017, 23:09

Acredite que rapidamante o 2ª carro VE se vai tornar no 1º :)
A minha Mãe aos 60 e muitos tem o 1º elétrico dela, um clone... e mal consegue andar pois o meu Pai começou a deixar o diesel em casa e vai de VE, é um outro mundo... melhor em tudo ;)

Acerca da longevidade das baterias, e para ser realista e como uma imagem vale por mil palavras, deixo somente a análise do estado do meu pequeno pack de 40Ah (8 kWh úteis) nos últimos anos e onde se constata já a sua tendência em função do tempo:
Anexos
Capture.JPG
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

RNM
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por RNM » 20 fev 2017, 23:25

albertocsm Escreveu: A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica.
Olá,
Vai desculpar a pergunta mas tem noção de que o que sai do tubo de escape dos seus carros provoca cancro, não sabe? :think:
E a importância de evitarmos alterações climáticas graves, também conhece?

albertocsm
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por albertocsm » 21 fev 2017, 00:59

É realmente uma mudança de paradigma, e, como em todas as mudanças, há sempre alguma cagufa!

Muito obrigado por todos os comentários, observações e dicas que li atentamente e vou reler várias vezes.

Alberto

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Batotinha
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por Batotinha » 21 fev 2017, 15:35

com as devidas precauções no que vou dizer a seguir... já que só tenho VE 2 rodas... vou tentar juntar + 2 cts
albertocsm Escreveu:É realmente uma mudança de paradigma, e, como em todas as mudanças, há sempre alguma cagufa!

Muito obrigado por todos os comentários, observações e dicas que li atentamente e vou reler várias vezes.

Alberto
Temos uma necessidade "urgente" desse paradigma. E as dúvidas que tem, já quase todos os frequentadores/proprietários cá do fórum as tiveram. É como eles dizem, o terceiro passou a ser o segundo, e logo logo a primeiro. E ainda bem que tem gente com bom senso. :pray:
Agora, se os quilómetros são poucos a poupança, (a dita economia) é menor. Mas não se iluda pois a outra poupança é tremenda. Como lembra o RNM
RNM Escreveu:
albertocsm Escreveu: A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica.
Olá,
Vai desculpar a pergunta mas tem noção de que o que sai do tubo de escape dos seus carros provoca cancro, não sabe? :think:
E a importância de evitarmos alterações climáticas graves, também conhece?
Nesta área costumo fazer uma pergunta muito simples àqueles que me tentam contrariar o JUÍZO...
- Quantas famílias conheces que ainda não tem nenhum caso de CANCRO registado?
- Não achas que tem de haver em qualquer "lado" uma relação directa causa/efeito? Será que não podíamos ter feito coisas bem diferentes?

Na dúvida basta experimentar ligar o motor dos de combustão, dentro da garagem e com alguém lá dentro. Logo logo se verá a enorme diferença :evil:

Faça a sua escolha. Por cá terá sempre quem se disponha a ajudar! :P

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mjr
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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por mjr » 21 fev 2017, 15:42

Os VEs têm muito mais vantagens que as evidentes questões ambientais. Individualmente acaba por ser difícil justificar uma compra por questões puramente ambientais, esse é um papel que cabe ao legislador com incentivos aos VEs e penalizações ao poluidor (pagador).

Economicamente é complicado justificar a compra para tão poucos km anuais, só mesmo considerando um usado com alguns anos. A boa notícia é que se as necessidades de deslocação se mantiverem, nunca terás problema em fazer os km diários indicados, seja qual for a degradação. Para não conseguir fazer esses km já a bateria não estaria capaz sequer de fornecer a potência máxima, por isso não seria funcional. Temos casos de degradações próximo dos 50% (por várias razões, essencialmente exposição alargada a temperaturas elevadas) em alguns veículos que são perfeitamente funcionais.

Além do benefício económico, conduzir um elétrico é muito mais simples, divertido e seguro uma vez que a aceleração é previsível e não depende da mudança engatada (os VEs não têm caixa de velocidades). E não suja a garagem de óleo 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Primeiro EV - o que comprar?

Mensagem por RNM » 21 fev 2017, 19:59

mjr Escreveu:Os VEs têm muito mais vantagens que as evidentes questões ambientais. Individualmente acaba por ser difícil justificar uma compra por questões puramente ambientais, esse é um papel que cabe ao legislador com incentivos aos VEs e penalizações ao poluidor (pagador).
Conhecendo o que está envolvido em questões ambientais, não me parece difícil justificar a compra. Mas isso tem a ver com a consciência de cada um, nada a ver com parâmetros económicos.
Economicamente é complicado justificar a compra para tão poucos km anuais, só mesmo considerando um usado com alguns anos. A boa notícia é que se as necessidades de deslocação se mantiverem, nunca terás problema em fazer os km diários indicados, seja qual for a degradação. Para não conseguir fazer esses km já a bateria não estaria capaz sequer de fornecer a potência máxima, por isso não seria funcional. Temos casos de degradações próximo dos 50% (por várias razões, essencialmente exposição alargada a temperaturas elevadas) em alguns veículos que são perfeitamente funcionais.
Completamente de acordo. 15km é pouco para carro, VE ou ICE.
Além do benefício económico, conduzir um elétrico é muito mais simples, divertido e seguro uma vez que a aceleração é previsível e não depende da mudança engatada (os VEs não têm caixa de velocidades). E não suja a garagem de óleo 8-)

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