DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por sparrow » 16 mar 2017, 11:49

andas a dar-lhe calor!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 mar 2017, 11:58

6 CR. Esta foi a quinta. Mas não subiu mais que isto. Depois coloco as imagens do LS.

De notar que a temperatura mais alta era de 50C, mas a mais baixa nem sequer aos 40C chegava.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por LuisG » 16 mar 2017, 15:47

É verdade que a Nissan, pode declinar a garantia da bateria, em casos que verifiquem terem sido efetuados mais do um CR por dia?
Foi-me referido por um amigo que fez recentemente td num leaf e o vendedor abordou este tema.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 mar 2017, 17:33

Isso não é verdade. Quem fazia isso era a Renault, com o aluguer de bateria, em que se pagava pelas CRs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pnunes » 17 mar 2017, 01:27

LuisG Escreveu:É verdade que a Nissan, pode declinar a garantia da bateria, em casos que verifiquem terem sido efetuados mais do um CR por dia?
Foi-me referido por um amigo que fez recentemente td num leaf e o vendedor abordou este tema.
Os vendedores são o zero a esquerda nesta equação
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por jasmim » 17 mar 2017, 01:31

LuisG Escreveu:É verdade que a Nissan, pode declinar a garantia da bateria, em casos que verifiquem terem sido efetuados mais do um CR por dia?
Foi-me referido por um amigo que fez recentemente td num leaf e o vendedor abordou este tema.
Se isso estiver escrito nas condições de garantia, pode. Como não está referido em lado nenhum... ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mar 2017, 16:34

Ora bem, vou deixar aqui uma breve descrição da minha viagem até Leiria para a inauguração do corredor elétrico Norte:

Saída do Porto

Imagem

Chegada a Estarreja

Imagem

Saída de Estarreja

Imagem
Imagem
Imagem

A primeira carga rápida foi muito mais lenta devido à baixa temperatura das células e ao SOC elevado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mar 2017, 16:40

A chegada a Pombal, depois de 90km de AE a 90km/h:

Imagem

Imagem

Fui a controlar a velocidade para chegar o mais rápido possível dentro da energia que ainda tinha.

Não precisava de muita carga para fazer os 40km até à Leiria NS:

Imagem

Imagem

Aqui a bateria já carregou muito mais rápido e também aqueceu muito mais. Nos primeiros 7m carregou mais de 5kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mar 2017, 16:44

Para Leiria NS foi sempre a abrir (110-120km/h) e cheguei assim:

Imagem

Imagem

Uns 10 minutos de carga foram suficientes para ficar assim:

Imagem

Imagem

Agora a carga era muito mais rápida e a regeneração parecia que estava novo 8-) . Cheguei a ver 38kW de potência de regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mar 2017, 16:53

À saída de Estarreja SN era este o panorama...

Imagem

Já muito perto do limite. No entanto com a condução a temperatura baixava.

Notei duas coisas ao andar com estas temperaturas elevadas e CRs seguidas:

- A RI baixou drasticamente, o que permitiu cargas e regeneração como novo. Já não me lembrava de conduzir assim.
- O LBC estava todo confundido e subestimou a carga real de uma maneira absurda. Deu aviso de bateria fraca com bem mais de 3,8V por célula e aviso de bateria muito fraca perto dos 3,8V por célula. Ao chegar a Estarreja no fim do dia e apesar de ir já perto de 120km/h o SOC praticamente não baixava por entrarem os limites de tensão ao SOC estimado. Um neófito ficaria muito assustado para conseguir fazer os 90km entre Pombal e Estarreja.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”