10 dias. Saiba onde vai começar a pagar para carregar a bate
-
- Registado: 07 abr 2017, 10:09
- Data de fabrico: 0- 7-2015
- Capacidade bateria: 60,50Ah - 12 barras
Re: 10 dias. Saiba onde vai começar a pagar para carregar a
"CUSTOS E POUPANÇA
É mais barato conduzir um veículo elétrico.
Considerando um condutor que percorre 16 000 km por ano, cerca de 6 litros de gasóleo aos 100 km e assumindo um preço de 1,25€ por litro. Este condutor gasta, em média, 1200€ por ano em combustível.
Os mesmos 16 000km percorridos com um veículo elétrico, assumindo um consumo de 1 kWh por cada 5,6 km, iriam consumir menos de 2900 kWh. Com um preço a variar entre 0,15€ e 0,35€ por kWh, o condutor obtém uma poupança entre 200€ e 770€ por ano. A esta poupança acresce naturalmente a economia em custos de manutenção.
Esta poupança é ainda maior já que atualmente a rede MOBI.E, ainda em fase piloto, fornece energia gratuita nos carregamentos, pelo menos até ao final do 1º semestre de 2017.
Adicionalmente, em alguns municípios o estacionamento para veículos elétricos é gratuito.
Existem ainda outros benefícios, designadamente, a isenção de IUC e de ISV, assim como a dedução do IVA e a isenção de tributação autónoma no caso das empresas (+info)."
No site da mobie
É mais barato conduzir um veículo elétrico.
Considerando um condutor que percorre 16 000 km por ano, cerca de 6 litros de gasóleo aos 100 km e assumindo um preço de 1,25€ por litro. Este condutor gasta, em média, 1200€ por ano em combustível.
Os mesmos 16 000km percorridos com um veículo elétrico, assumindo um consumo de 1 kWh por cada 5,6 km, iriam consumir menos de 2900 kWh. Com um preço a variar entre 0,15€ e 0,35€ por kWh, o condutor obtém uma poupança entre 200€ e 770€ por ano. A esta poupança acresce naturalmente a economia em custos de manutenção.
Esta poupança é ainda maior já que atualmente a rede MOBI.E, ainda em fase piloto, fornece energia gratuita nos carregamentos, pelo menos até ao final do 1º semestre de 2017.
Adicionalmente, em alguns municípios o estacionamento para veículos elétricos é gratuito.
Existem ainda outros benefícios, designadamente, a isenção de IUC e de ISV, assim como a dedução do IVA e a isenção de tributação autónoma no caso das empresas (+info)."
No site da mobie
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Prefiro não entrar na especulação. Não fazemos ideia do que vai ser, mas que vai ser superior ao que o secretário de estado disse, parece que sim.
A pergunta foi quanto eu estava disposto a pagar, e nesse espírito foi ao que respondi
Repara que não quero dizer que vá ser exclusivamente por tempo (ainda que lá fora seja maioritariamente assim que se cobra), os 6€/30min podem resultar de qualquer combinação de energia, tempo ou ambas
@luispt, isso são valores para casa
E até inferiores a esses no meu caso.
De qualquer forma, o erro maior para mim é esta ideia de que "o carregamento dos VE vai passar a ser pago". Não, pagos só os postos de carga rápida para já
edit: por acaso estou curioso com isto:
A pergunta foi quanto eu estava disposto a pagar, e nesse espírito foi ao que respondi

Repara que não quero dizer que vá ser exclusivamente por tempo (ainda que lá fora seja maioritariamente assim que se cobra), os 6€/30min podem resultar de qualquer combinação de energia, tempo ou ambas

@luispt, isso são valores para casa

De qualquer forma, o erro maior para mim é esta ideia de que "o carregamento dos VE vai passar a ser pago". Não, pagos só os postos de carga rápida para já

edit: por acaso estou curioso com isto:
Ainda que imagine algumas soluções mais ou menos imediatas, a primeira sendo eles terem de adquirir previamente um cartão (que é basicamente o que acontece em Espanha pelo menos), antes de chegarem a Portugal. Para quem viaje muito de VE, vão aparecer seguramente operadores "agregadores" que, com um acesso unico, permitem aceder a operadores de vários países. Conheço um pelo menos, fica a faltar saber se vão permitir aceder à nossa rede --> https://www.plugsurfing.com/en/beme83 Escreveu:E continua a faltar a modalidade de pagamento para estrangeiros....
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Para mim esses 6€/30 minutos será perto do limite do que pretendo pagar, mas que isso vou de fumarento.BrunoAlves Escreveu:O que cobraremJá não há volta do eléctrico, por isso terei de me sujeitar ao que for cobrado.
O limite do razoável na minha opinião são os 6€/30min (que dá sempre para 100 e tal km em qualquer carro - dependendo da velocidade a que se circule obviamente), mas se não for isso será o que tiver de ser.
Em França pelo que percebi dos postos a serem instalados nas AE dava para pagar com o telemóvel.beme83 Escreveu:E continua a faltar a modalidade de pagamento para estrangeiros....
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Eu não que vou deixar de ter umGameiro101 Escreveu:Para mim esses 6€/30 minutos será perto do limite do que pretendo pagar, mas que isso vou de fumarento.

O erro, repito, é pensar-se nesse valor como o custo para andar de VE. Não é! O custo é infinitamente inferior para quem carregue em casa, no trabalho, na rede de PCN que continuará a ser gratuita (por enquanto), etc.
Os PCR é que serão pagos e, a menos que se passe o dia no carro (coisa que para cima de 90% dos condutores não faz) é um custo que teremos de suportar algumas vezes que formos fazer um esticão maior. Se esse custo me garantir as viagens maiores, podendo continuar a poupar no dia a dia carregando no bi-horário, óptimo

No futuro, fará sentido uma distinção do custo PCN vs PCR, porque efectivamente nem toda a gente pode carregar em casa. Até porque um PCN é muito mais barato e muito mais fácil de instalar, basta pensar que para um PCR trabalhar as condições ideais (50kW DC + 43kW AC) precisa de um posto de transformação ao lado, que custa muito dinheiro.

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
100% de acordo, eu pensava que não pensar desta forma até seria aceitável para quem não usa um VE, mas pelos vistos ainda deixa duvidas a muito proprietários de VE's.MRider Escreveu:O pessoal ainda não percebeu que o objectivo é carregar nas horas mortas, de noite, para aproveitar as renováveis.
Os PCR são para usar em viagens maiores das que são obtidas pela autonomia dos carros.
Num caso extremo de pura analise financeira, mesmo que hipoteticamente fosse mais carro carregar em AE do que abastecer combustivel (o que não acredito que possa acontecer), quem só tem VE nunca ficaria a "perder", porque lucra imenso com os carregamentos em casa.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 09 set 2016, 14:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 60 Ah
Tenho alguma questão que me anda a dar a volta na cabeça.
1º Os postos rápidos são os que não pedem PIN, muito fácil clonar o cartão e sem PIN não sei não.
2º Os postos estão mais que pagos e só não são mais pagos porque não querem, todos os dias vejo carros bloqueados nos carregadores em Lisboa , basta rebocarem e passarem de hora a hora que os 6€ por hora de carregamento passam a ser pagos a mais de 60€ pelos carros de combustão depois transferir o dinheiro da emel para a mobie correspondente ás multas de estacionamento em carregadores.
1º Os postos rápidos são os que não pedem PIN, muito fácil clonar o cartão e sem PIN não sei não.
2º Os postos estão mais que pagos e só não são mais pagos porque não querem, todos os dias vejo carros bloqueados nos carregadores em Lisboa , basta rebocarem e passarem de hora a hora que os 6€ por hora de carregamento passam a ser pagos a mais de 60€ pelos carros de combustão depois transferir o dinheiro da emel para a mobie correspondente ás multas de estacionamento em carregadores.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
True that, se a manutenção da rede fosse ficar debaixo da alçada do estado, o que parece já há muito ter sido decidido que não ia acontecer.
Não estou a dizer que seria melhor ou pior, atenção
Mas sendo decidido que não será publico (e julgo não o ser em país nenhum), os operadores terão de fazer dinheiro com isso... Mesmo os postos serem pagos, é o posto. O PT, instalação e electricidade não entra nessas contas (penso eu de que...).
Não estou a dizer que seria melhor ou pior, atenção

Estive agora no eletromaps a ver postos na zona de cascais...é desanimador ver que está quase tudo avariado.
Se pagar significa que a rede funcionara eu prefiro pagar!
Se pagar significa que a rede funcionara eu prefiro pagar!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Lá está, é a confusão que está no ar e que até os condutores de VE têm 
O que se vai pagar agora são os postos rápidos, só. A rede de carregamento lento está a ser intervencionada mas não é para ser paga agora
Isto para dizer que, o pagamento que vai agora entrar em vigor só pode ter influência (muito positiva, esperamos todos, claro!) nos PCR. Ou seja, Cascais vai continuar vermelhito, pelo menos mais um mês ou dois

O que se vai pagar agora são os postos rápidos, só. A rede de carregamento lento está a ser intervencionada mas não é para ser paga agora

Isto para dizer que, o pagamento que vai agora entrar em vigor só pode ter influência (muito positiva, esperamos todos, claro!) nos PCR. Ou seja, Cascais vai continuar vermelhito, pelo menos mais um mês ou dois

Eu sei bem que os PCR é que vão passar a ser pagos, o que eu quis dizer é que os PCN podiam passar a ser pagos tb desde que isso significa-se que os mesmo iriam estar a funcionar, existe PCN avariados à anos!!! é ridículo!!BrunoAlves Escreveu:Lá está, é a confusão que está no ar e que até os condutores de VE têm
Ter uma coisa de borla que não funciona para mim mais vale não ter, além disso não é de borla é pago pelos contribuintes.