
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3091
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Mais um ótimo trabalho, deduzo que tudo isto se aplica ao Leaf ou qualquer outro VE.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2679
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Pelo que se vê nos dados do CanBus, com 450W a corresponderem a cerca de 25%, deve andar perto dos 1800W.VETL Escreveu:Qual a potência máxima do DC/DC do Fluence?
Aplica-se a qualquer automóvel, também já experimentei com o Prius.Filipe Escreveu:Mais um ótimo trabalho, deduzo que tudo isto se aplica ao Leaf ou qualquer outro VE.
Só há que ter em atenção a potência máxima do conversor DC/DC (VE's e híbridos) ou do alternador (fumarentos).
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Muito fixe AlexMol, obrigado pela explicação detalhada. Segundo percebi ligas o fluence em paralelo com as tuas baterias diretamente? Se o banco de baterias estiver com pouca carga não podes sobrecarregar o conversor DC/DC do carro?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Como é que o DC/DC lida com sobre-cargas, desliga-se ou limita a corrente de descarga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1293
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
@alexmol, e um pouco off-topic
vi no video que tens um gerador eólico... qual a tua opinião... vale a pena investir num ou é melhor em paineis fotovoltaicos?
Este teu novo projeto, tb merecia um novo tópico
vi no video que tens um gerador eólico... qual a tua opinião... vale a pena investir num ou é melhor em paineis fotovoltaicos?
Este teu novo projeto, tb merecia um novo tópico

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2679
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não vai acontecer. Não tenho uso para os 400VDC, os inversores que tenho são 12 e 24VDC para 230VAC.MRider Escreveu:Próximo passo usar os 400 V DC. Assim poupa nos cabos
Sim, ligo em paralelo.Apr Escreveu:Segundo percebi ligas o fluence em paralelo com as tuas baterias diretamente? Se o banco de baterias estiver com pouca carga não podes sobrecarregar o conversor DC/DC do carro?
Posso sobrecarregar sim, mas não com os cabos fininhos que tenho para teste, a queda de tensão é grande e as tensões equilibram-se.
De qualquer forma o disjuntor que tenho a fechar o circuito que faz o paralelo entre as duas baterias iria disparar muito antes do conversor DC/DC sobrecarregar.
Só vou saber quando tiver cabos em condições ou quando fizer um teste propositado para avaliar essa situação.mjr Escreveu:Como é que o DC/DC lida com sobre-cargas, desliga-se ou limita a corrente de descarga?
Aceito sugestões para cargas 12V que cheguem aos 1800W e não derretam.
Como se porta o do Leaf?
A minha opinião é que é os modelos pequenos como este (<400W) são um desperdício de dinheiro, sem dúvida vale mais a pena os PV.mafgod Escreveu:vi no video que tens um gerador eólico... qual a tua opinião... vale a pena investir num ou é melhor em paineis fotovoltaicos?
Só vai produzir a potência nominal em dias de tempestade, no resto de tempo produz 10-50W.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
No Leaf não sei, mas suponho que seja igual ao Fluence.
Para facilitar o teste da potência máxima podes ligar as cargas todas possíveis no carro, médios, máximos, desembaciamento, etc.
Para facilitar o teste da potência máxima podes ligar as cargas todas possíveis no carro, médios, máximos, desembaciamento, etc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Só uma curiosidade.
Quando ligaste o carro ele tinha 98,2%....depois de carregar a bateria de 12v ficou com 93%....não devia ser o contrário?
Quando ligaste o carro ele tinha 98,2%....depois de carregar a bateria de 12v ficou com 93%....não devia ser o contrário?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não Orlando
A bateria de tração do carro está a descarregar para alimentar o sistema de baterias da casa
A bateria de tração do carro está a descarregar para alimentar o sistema de baterias da casa
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Isso é que é vontade...
Nova assinatura...
Se calhar é melhor abrires um novo DB, começa por "reservei no dia tal, nº de reserva tal"...

Se calhar é melhor abrires um novo DB, começa por "reservei no dia tal, nº de reserva tal"...
