Nissan Leaf 40kw - RAS

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
alexsilva
Mensagens: 13
Registado: 24 out 2017, 17:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por alexsilva » 05 nov 2019, 11:41

Bom dia caros Leaf'istas !!

Adquiri o meu primeiro VE.
Já os namorava há uns bons anitos mas faltava a coragem para concretizar!

Comprei o no dia 29/10/2019 com 22km e tem neste momento (5/11/2019) 546km.
É um Tekna Two Tone Pro Park

Os meus circuitos diários passam por AE 80%, nacional 15% e pouca cidade 5%, perfazendo um total de 70/80km (estimativas médias).

Esta semana já inicio os carregamentos a 80% e tentando que não baixem os 20% (mito ou não, é o que vejo ser mais aconselhado por muitos de vocês.
Os carregamentos são feitos apenas a 10A 3kw/h porque para já não preciso de mais.

Relativamente a médias, anda nos 13.6kw/h. Penso que poderá melhorar com a experiência/habituação.

Nota 1: Um grande obrigado ao peMifer e ao Luis da Ev Chargers pela ajuda que têm dado.
Nota 2: Fotografias só depois do carro lavado!! Nunca tive carro branco e agora até vergonha tenho de estar sempre "sujo" :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por migle » 06 nov 2019, 20:59

Muitos parabéns!

Acho que o ideal é carregar todos os dias, deixando o carro apenas com a carga que vai necessitar mais uma folga. Assim, o SoC está sempre o mais baixo possível, sem sacrificar a conveniência (não vale a pena dar-se a muitos trabalhos).

Boas viagens!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por pemifer » 06 nov 2019, 23:36

Parabéns pela aquisição!
Bem vindo, estás num sitio espetacular!
A maior parte do que sei aprendi aqui!

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por RaaR » 07 nov 2019, 04:23

Agora que entraste no mundo da mobilidade elétrica, tens de aprender as unidades, que estão todas mal no teu post.

O Leaf é 40 kWh (unidade de energia).

O carregamento é a 3 kW (unidade de potência), não a 3 kW/h, porque isso não faria sentido (seria o mesmo que dizer 3.000 Joule por segundo por hora). Por falar nisso, a 10 A terás potência de 2,3 kW, não 3 kW.

Por fim, a média será 136 Wh/km ou 13,6 kWh / 100 km.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por bpedrosa » 07 nov 2019, 09:38

Bem vindo,

Eu já tinha tido um carro branco mas ha muito tempo, antes de estar na moda :D . Já nem me lembrava como era...
No inverno é impossivel andar impecável, principalmente nas zonas mais baixas e na traseira. Meti uma proteção de ceramica hidrofóbica na pintura, mas não há milages.

De qualquer forma o preto é bem pior...

Votos de muitos e bons km, com médias de Wh/km bem baixas e que a bateria mantenha os seus kWh por muito tempo :P

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por kony76 » 07 nov 2019, 10:33

Olá.
Parabéns pela aquisição e bem-vindo à mobilidade elétrica.

Desfruta do prazer de conduzir o VE e vai-nos contando as tuas sensações e colocando todas dúvidas.

Quanto aos kw e kwh... é pá, para mim também é confuso. hehe. O pessoal entende na mesma.

alexsilva
Mensagens: 13
Registado: 24 out 2017, 17:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por alexsilva » 07 nov 2019, 11:05

RaaR Escreveu:
07 nov 2019, 04:23
Agora que entraste no mundo da mobilidade elétrica, tens de aprender as unidades, que estão todas mal no teu post.

O Leaf é 40 kWh (unidade de energia).

O carregamento é a 3 kW (unidade de potência), não a 3 kW/h, porque isso não faria sentido (seria o mesmo que dizer 3.000 Joule por segundo por hora). Por falar nisso, a 10 A terás potência de 2,3 kW, não 3 kW.

Por fim, a média será 136 Wh/km ou 13,6 kWh / 100 km.
Em tom de brincadeira .....isso foi chinês :lol:
Tudo a seu tempo!
De facto já constatei que ao carregar com o ESVE a potencia é de 2.3kW e não como eu tinha referido anteriormente.

Pergunta para os mais experientes:
Como posso saber ao certo o tempo necessário para carregar até 80% (nem mais nem menos).
Ontem tentei chegar lá mas apesar de ter programado o inicio e fim quando acordei o carro tinha 89% e iniciou com 49%.

Resumo da primeira semana oficial com o Leaf

Segunda feira:
Sai com 93% e autonomia estimada para 254km
Fiz 174km e terminei o dia com 21%
80% de Nacional entre os 60 e os 70km/h
15% de AE entre os 90 e os 100km/h
5 % cidade em velocidades muito reduzias (transito moderado)

Terça feira:
Sai com 90% e autonomia estimada para 249km
Infelizmente não tenho registo da % de bateria mas foi o trajecto normal casa trabalho e vice versa (80Km totais)

Quarta feira:
Sai com 100% e autonomia para 278km (isto porque na segunda feira fiquei com um pouco de receio de nao ter autonomia para chegar a casa e nem liguei o aquecimento...)
Terminei o dia com 49% e fiz 131km totais
80% de Nacional entre os 60 e os 70km/h
15% de AE entre os 90 e os 100km/h
5 % cidade em velocidades muito reduzias (transito moderado)
Nota pessoal: Já percebi que às quartas feiras posso perfeitamente carregar apenas ate 80%.

Relativamente ao Nissan Connect que até se tem portado bem (pelos relatos que aqui vejo não é costume)
Na App, tem uma opção de simulação de tarifas de eletricidade. Alguém me sabe dizer se isto efectivamente é aproximado da realidade ou não?

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por bpedrosa » 07 nov 2019, 11:08

alexsilva Escreveu:
07 nov 2019, 11:05

Pergunta para os mais experientes:
Como posso saber ao certo o tempo necessário para carregar até 80% (nem mais nem menos).
Ontem tentei chegar lá mas apesar de ter programado o inicio e fim quando acordei o carro tinha 89% e iniciou com 49%.
Eu uso o Leaf Charge Calculator.
Ver neste tópico:

viewtopic.php?t=7393

alexsilva
Mensagens: 13
Registado: 24 out 2017, 17:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por alexsilva » 07 nov 2019, 11:11

bpedrosa Escreveu:
07 nov 2019, 11:08
alexsilva Escreveu:
07 nov 2019, 11:05

Pergunta para os mais experientes:
Como posso saber ao certo o tempo necessário para carregar até 80% (nem mais nem menos).
Ontem tentei chegar lá mas apesar de ter programado o inicio e fim quando acordei o carro tinha 89% e iniciou com 49%.
Eu uso o Leaf Charge Calculator.
Ver neste tópico:

viewtopic.php?t=7393
A pergunta de um dono de um iphone insatisfeito.....Há como correr a App no iphone?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf 40kw - RAS

Mensagem por pemifer » 07 nov 2019, 11:23

Para estimares tempos de carregamento usa a App do hmendes.
https://drive.google.com/open?id=1AYQuy ... LonzOD2hIm

Em relação à App da Nissan eu diria que no meu caso terá falhado para aí umas 20% das vezes que tentei utilizar.
Normalmente demora 30 segundos a arrancar.

Para calculo de preços de carregamentos só a App Miio.
Esses cálculos da App Nissan serão com o pressuposto que existe um preço por kWh.

Ora, mentes muito brilhantes, o oposto da minha, consideram isso de cobrar os carregamentos a um X por kWh, estúpido, retrogrado, inadequado, motivador de atrasos na mobilidade elétrica, potenciador de baixa adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, etc... Só defeitos!
Assim tens este modelo brilhante, que facilita a adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, em que podes pagar 4 preços diferentes num só carregamento. É que podes ter de pagar o preço por kWh e por tempo ao OPC e ao kWh e por tempo ao CEME.
Só se fores um génio da matemática é que podes conseguir aproximares-te do custo de um carregamento. Isto porque os tempos cobrados não são os tempos que o próprio posto de carregamento indica quando terminas o carregamento. Há discrepâncias! Mas normalmente são poucos segundos.
Só não sei é quem é que ganha com estas diferenças de tempos... é que uns segundos a mais em cada carregamento, em cada utilizador, tudo somado, serão umas horas a mais no total... alguém se amanha...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”