Nissan Leaf 40kw - RAS
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Nissan Leaf 40kw - RAS
Bom dia caros Leaf'istas !!
Adquiri o meu primeiro VE.
Já os namorava há uns bons anitos mas faltava a coragem para concretizar!
Comprei o no dia 29/10/2019 com 22km e tem neste momento (5/11/2019) 546km.
É um Tekna Two Tone Pro Park
Os meus circuitos diários passam por AE 80%, nacional 15% e pouca cidade 5%, perfazendo um total de 70/80km (estimativas médias).
Esta semana já inicio os carregamentos a 80% e tentando que não baixem os 20% (mito ou não, é o que vejo ser mais aconselhado por muitos de vocês.
Os carregamentos são feitos apenas a 10A 3kw/h porque para já não preciso de mais.
Relativamente a médias, anda nos 13.6kw/h. Penso que poderá melhorar com a experiência/habituação.
Nota 1: Um grande obrigado ao peMifer e ao Luis da Ev Chargers pela ajuda que têm dado.
Nota 2: Fotografias só depois do carro lavado!! Nunca tive carro branco e agora até vergonha tenho de estar sempre "sujo"
Adquiri o meu primeiro VE.
Já os namorava há uns bons anitos mas faltava a coragem para concretizar!
Comprei o no dia 29/10/2019 com 22km e tem neste momento (5/11/2019) 546km.
É um Tekna Two Tone Pro Park
Os meus circuitos diários passam por AE 80%, nacional 15% e pouca cidade 5%, perfazendo um total de 70/80km (estimativas médias).
Esta semana já inicio os carregamentos a 80% e tentando que não baixem os 20% (mito ou não, é o que vejo ser mais aconselhado por muitos de vocês.
Os carregamentos são feitos apenas a 10A 3kw/h porque para já não preciso de mais.
Relativamente a médias, anda nos 13.6kw/h. Penso que poderá melhorar com a experiência/habituação.
Nota 1: Um grande obrigado ao peMifer e ao Luis da Ev Chargers pela ajuda que têm dado.
Nota 2: Fotografias só depois do carro lavado!! Nunca tive carro branco e agora até vergonha tenho de estar sempre "sujo"
- migle
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Muitos parabéns!
Acho que o ideal é carregar todos os dias, deixando o carro apenas com a carga que vai necessitar mais uma folga. Assim, o SoC está sempre o mais baixo possível, sem sacrificar a conveniência (não vale a pena dar-se a muitos trabalhos).
Boas viagens!
Acho que o ideal é carregar todos os dias, deixando o carro apenas com a carga que vai necessitar mais uma folga. Assim, o SoC está sempre o mais baixo possível, sem sacrificar a conveniência (não vale a pena dar-se a muitos trabalhos).
Boas viagens!
- pemifer
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Parabéns pela aquisição!
Bem vindo, estás num sitio espetacular!
A maior parte do que sei aprendi aqui!
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Agora que entraste no mundo da mobilidade elétrica, tens de aprender as unidades, que estão todas mal no teu post.
O Leaf é 40 kWh (unidade de energia).
O carregamento é a 3 kW (unidade de potência), não a 3 kW/h, porque isso não faria sentido (seria o mesmo que dizer 3.000 Joule por segundo por hora). Por falar nisso, a 10 A terás potência de 2,3 kW, não 3 kW.
Por fim, a média será 136 Wh/km ou 13,6 kWh / 100 km.
O Leaf é 40 kWh (unidade de energia).
O carregamento é a 3 kW (unidade de potência), não a 3 kW/h, porque isso não faria sentido (seria o mesmo que dizer 3.000 Joule por segundo por hora). Por falar nisso, a 10 A terás potência de 2,3 kW, não 3 kW.
Por fim, a média será 136 Wh/km ou 13,6 kWh / 100 km.
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Bem vindo,
Eu já tinha tido um carro branco mas ha muito tempo, antes de estar na moda . Já nem me lembrava como era...
No inverno é impossivel andar impecável, principalmente nas zonas mais baixas e na traseira. Meti uma proteção de ceramica hidrofóbica na pintura, mas não há milages.
De qualquer forma o preto é bem pior...
Votos de muitos e bons km, com médias de Wh/km bem baixas e que a bateria mantenha os seus kWh por muito tempo
Eu já tinha tido um carro branco mas ha muito tempo, antes de estar na moda . Já nem me lembrava como era...
No inverno é impossivel andar impecável, principalmente nas zonas mais baixas e na traseira. Meti uma proteção de ceramica hidrofóbica na pintura, mas não há milages.
De qualquer forma o preto é bem pior...
Votos de muitos e bons km, com médias de Wh/km bem baixas e que a bateria mantenha os seus kWh por muito tempo
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Olá.
Parabéns pela aquisição e bem-vindo à mobilidade elétrica.
Desfruta do prazer de conduzir o VE e vai-nos contando as tuas sensações e colocando todas dúvidas.
Quanto aos kw e kwh... é pá, para mim também é confuso. hehe. O pessoal entende na mesma.
Parabéns pela aquisição e bem-vindo à mobilidade elétrica.
Desfruta do prazer de conduzir o VE e vai-nos contando as tuas sensações e colocando todas dúvidas.
Quanto aos kw e kwh... é pá, para mim também é confuso. hehe. O pessoal entende na mesma.
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Em tom de brincadeira .....isso foi chinêsRaaR Escreveu: ↑07 nov 2019, 04:23Agora que entraste no mundo da mobilidade elétrica, tens de aprender as unidades, que estão todas mal no teu post.
O Leaf é 40 kWh (unidade de energia).
O carregamento é a 3 kW (unidade de potência), não a 3 kW/h, porque isso não faria sentido (seria o mesmo que dizer 3.000 Joule por segundo por hora). Por falar nisso, a 10 A terás potência de 2,3 kW, não 3 kW.
Por fim, a média será 136 Wh/km ou 13,6 kWh / 100 km.
Tudo a seu tempo!
De facto já constatei que ao carregar com o ESVE a potencia é de 2.3kW e não como eu tinha referido anteriormente.
Pergunta para os mais experientes:
Como posso saber ao certo o tempo necessário para carregar até 80% (nem mais nem menos).
Ontem tentei chegar lá mas apesar de ter programado o inicio e fim quando acordei o carro tinha 89% e iniciou com 49%.
Resumo da primeira semana oficial com o Leaf
Segunda feira:
Sai com 93% e autonomia estimada para 254km
Fiz 174km e terminei o dia com 21%
80% de Nacional entre os 60 e os 70km/h
15% de AE entre os 90 e os 100km/h
5 % cidade em velocidades muito reduzias (transito moderado)
Terça feira:
Sai com 90% e autonomia estimada para 249km
Infelizmente não tenho registo da % de bateria mas foi o trajecto normal casa trabalho e vice versa (80Km totais)
Quarta feira:
Sai com 100% e autonomia para 278km (isto porque na segunda feira fiquei com um pouco de receio de nao ter autonomia para chegar a casa e nem liguei o aquecimento...)
Terminei o dia com 49% e fiz 131km totais
80% de Nacional entre os 60 e os 70km/h
15% de AE entre os 90 e os 100km/h
5 % cidade em velocidades muito reduzias (transito moderado)
Nota pessoal: Já percebi que às quartas feiras posso perfeitamente carregar apenas ate 80%.
Relativamente ao Nissan Connect que até se tem portado bem (pelos relatos que aqui vejo não é costume)
Na App, tem uma opção de simulação de tarifas de eletricidade. Alguém me sabe dizer se isto efectivamente é aproximado da realidade ou não?
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
A pergunta de um dono de um iphone insatisfeito.....Há como correr a App no iphone?bpedrosa Escreveu: ↑07 nov 2019, 11:08Eu uso o Leaf Charge Calculator.
Ver neste tópico:
viewtopic.php?t=7393
- pemifer
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Re: Nissan Leaf 40kw - RAS
Para estimares tempos de carregamento usa a App do hmendes.
https://drive.google.com/open?id=1AYQuy ... LonzOD2hIm
Em relação à App da Nissan eu diria que no meu caso terá falhado para aí umas 20% das vezes que tentei utilizar.
Normalmente demora 30 segundos a arrancar.
Para calculo de preços de carregamentos só a App Miio.
Esses cálculos da App Nissan serão com o pressuposto que existe um preço por kWh.
Ora, mentes muito brilhantes, o oposto da minha, consideram isso de cobrar os carregamentos a um X por kWh, estúpido, retrogrado, inadequado, motivador de atrasos na mobilidade elétrica, potenciador de baixa adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, etc... Só defeitos!
Assim tens este modelo brilhante, que facilita a adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, em que podes pagar 4 preços diferentes num só carregamento. É que podes ter de pagar o preço por kWh e por tempo ao OPC e ao kWh e por tempo ao CEME.
Só se fores um génio da matemática é que podes conseguir aproximares-te do custo de um carregamento. Isto porque os tempos cobrados não são os tempos que o próprio posto de carregamento indica quando terminas o carregamento. Há discrepâncias! Mas normalmente são poucos segundos.
Só não sei é quem é que ganha com estas diferenças de tempos... é que uns segundos a mais em cada carregamento, em cada utilizador, tudo somado, serão umas horas a mais no total... alguém se amanha...
https://drive.google.com/open?id=1AYQuy ... LonzOD2hIm
Em relação à App da Nissan eu diria que no meu caso terá falhado para aí umas 20% das vezes que tentei utilizar.
Normalmente demora 30 segundos a arrancar.
Para calculo de preços de carregamentos só a App Miio.
Esses cálculos da App Nissan serão com o pressuposto que existe um preço por kWh.
Ora, mentes muito brilhantes, o oposto da minha, consideram isso de cobrar os carregamentos a um X por kWh, estúpido, retrogrado, inadequado, motivador de atrasos na mobilidade elétrica, potenciador de baixa adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, etc... Só defeitos!
Assim tens este modelo brilhante, que facilita a adesão à mobilidade elétrica por novos fornecedores, em que podes pagar 4 preços diferentes num só carregamento. É que podes ter de pagar o preço por kWh e por tempo ao OPC e ao kWh e por tempo ao CEME.
Só se fores um génio da matemática é que podes conseguir aproximares-te do custo de um carregamento. Isto porque os tempos cobrados não são os tempos que o próprio posto de carregamento indica quando terminas o carregamento. Há discrepâncias! Mas normalmente são poucos segundos.
Só não sei é quem é que ganha com estas diferenças de tempos... é que uns segundos a mais em cada carregamento, em cada utilizador, tudo somado, serão umas horas a mais no total... alguém se amanha...