Tem aqui um vídeo do Bjorn onde ele explica como instalar e as informações disponíveis:
Aproveitei uma viagem a Lisboa para analisar um carregamento a 150kW.
Primeiras conclusões:
- A Tesla faz um balanceamento antes da montagem da bateria (selecionando células iguais) e após essa montagem (descarregando as mais carregadas) que está uma ordem de magnitude acima da concorrência. Regra geral entre os 4,20V/célula e pelo menos até aos 3.2V/célula a diferença entre a célula com mais tensão e a com menos tensão tem sempre um dígito (em mV!). Já apanhei algumas situações com 0mV de diferença!
- Mesmo em situação de carga rápida, com 400A (!) a diferença de tensão anda à volta dos 20-30mV o que mostra que mesmo a Ri das células está acertada entre elas.
- 0% de SOC no ecrá do carro aparece com 3.0V, sendo o mínimo permitido de 2,5V. Isto dá segundo a app uns 3kW.h extra, algo que não tive oportunidade de comprovar.
- A temperatura das células é deixada subir até aos 54-55ºC, altura em que a climatização entra em força, nunca subindo dos 56C. Isto num SuC.
- 100% são 4,2V/célula, tal como no Leaf 40.
- A corrente máxima dos SuC v1 é de 400A. A carga inicia-se nos 400A e começa a baixar quando a potência de carga atinge os 150kW. Isto é uma limitação dos SuC v1.


