Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2022, 16:05

rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 14:18
mas infelizmente não vejo grande interesse em fazer alguma coisa para mudar o actual pamorama
Como eu disse há muito
BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2021, 16:23
O modelo ganha por falta de comparência ;)
Tenho alguma expectativa com aquele "movimento" da Tesla, mas estou a manter as expectativas baixas (daí nunca o ter trazido para aqui, ainda é só uma declaração de intenções sem nada "palpável").
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 13 jan 2022, 16:21

rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 14:18
Pois, já abordamos esse questão aqui também, mas fiquei um pouco desiludido com a "postura" de resolver o problema Tesla(SuCs) em vez de olhar numa prespctiva mais de Me, já tinha mostrado a minha disponibilidade ao Hugo para se poder avançar com alguma coisa a esse nivel.
Confesso que não interpretei a vontade de atacar o problema como sendo apenas para resolver o problema da expansão dos SuC, mas faz todo o sentido que assim seja. Ainda assim tenho esperança que uma solução para os SuC implique uma solução para os restantes.
rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 14:18
Tenho tentado junto de um partido politico, chamar a atenção para serem revistos os incentivos fiscais, depois iria passar para a questão dos carregamentos, mas infelizmente não vejo grande interesse em fazer alguma coisa para mudar o actual pamorama :(
Neste momento não estão focados nessas questões... e mesmo depois de ascenderem ao governo dificilmente será preocupação.

Será uma preocupação para os partidos quando a maioria da população reparar neste problema! Para já a população distribuísse em "iguais partes" entre os que acreditam nesta mobilidade, os que abominam e os que ficam no centro.
BrunoAlves Escreveu:
13 jan 2022, 16:05
Tenho alguma expectativa com aquele "movimento" da Tesla, mas estou a manter as expectativas baixas (daí nunca o ter trazido para aqui, ainda é só uma declaração de intenções sem nada "palpável").
Pá! Deixa-nos sonhar um pouco! :D

Pelo menos reconhecem que o modelo não serve os UVE e portanto precisa de ser mudado. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 13 jan 2022, 16:24

Nonnus Escreveu:
13 jan 2022, 15:02
Seguindo o conselho do admin vou dar continuidade a discussão aqui se me for permitido.

viewtopic.php?f=25&t=7907&sid=de02818f7 ... 90#p146927
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 11:35
O que a Daniela disse foi "simplificar a ME em Portugal" e não "simplificar o modelo da ME em Portugal". Acho a separação muito clara e óbvia.
Desculpa mas mais uma vez fiquei confuso!

"Simplificar a ME em Portugal". O nosso modelo faz parte do quê? Da ME Espanhola :mrgreen: ? Olha agora vamos desconversar e tentar arranjar desculpas onde não existem.

Se para ti é claro e obvio, para mim o claro e obvio é que o nosso modelo faz parte da ME portuguesa. Mas ainda seguindo a tua interpretação das palavras da Daniela. Não bastava termos um modelo demasiado complexo, como também temos uma ME complexa. Um mal nunca vem só. :shock:

Fica a pergunta. Então com excepção do modelo o que temos de simplificar na ME? Não me venhas com exemplos de coisas estruturais que isso é comum a tudo em Portugal. Nesse caso não é só simplificar a ME em Portugal, é tudo o que dependa de serviços públicos.

Como por exemplo à um ano que ando para conseguir fazer uma escritura de um terreno. Ou à meses que estou a espera que a E-redes venha retirar uns cabos electricos de uma casa que já foi demolida ( :o ). E podia continuar a dar exemplos de coisas que tem de ser simplificadas. Já diziam os Gatos Fedorentos "falta o papel", "mas qual papel?", "ah o papel".

E é por estes exemplos é que o nosso modelo é ainda mais criticável. Ao longo dos anos não aprendemos nada. Continuamos a criar coisas novas com a complexidade das coisas velhas.
Não percebo a confusão. É tudo uma questão de lógica, é para isso que ela serve. O modelo de carregamentos da ME está contido na ME, mas não é a totalidade da ME em Portugal nem tudo o que é possível melhorar sobre a ME em Portugal, incluindo na parte de carregamentos na rede pública, tem a ver com o modelo. É isto que para mim significa ser muito claro e óbvio.

Tudo parte de uma interpretação enviesada de algumas pessoas em que qualquer melhoria/simplificação é devido à existência do modelo. Imagina agora, por exemplo, que o Continente passa a permitir carregar nos seus postos com cartão bancário Contacless. E também que um OPC se associa a um CEME e permite o mesmo nos seus postos na rede pública. No caso do OPC/CEME vais dizer que tem a ver com uma simplificação necessária face ao modelo complexo que temos. Já no Continente, que fez exatamente o mesmo ou seja permitir o carregamento por Contacless, será o quê?

Ou quando a Ionity no estrangeiro introduziu o QR Code para pagamentos Ad hoc (sem cartão RFID) foi para simplificar o quê? O "modelo" Alemão?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 13 jan 2022, 17:39

rnlcarlov Escreveu:
12 jan 2022, 16:05
mjr Escreveu:
12 jan 2022, 14:33
Tens de dizer quem é esse comercializador, é um preço bombástico (pelo menos comparando com os que tenho na minha empresa).
Nesta fase do campeonato só se consegue disso com contratos com fidelização de vários anos, o que é habitual em potências elevadas.. As expectativas são que daqui a 1 ano e tal os preços devam estar em níveis razoáveis, logo o prejuízo esperado de um ano virá ser compensado nos anos seguintes. Em BTN não há disso que conheça.
Bem, por acaso fui confrontando com este tipo de contratos com fidelização também existir em BTN, mas tanto quanto sei só acima de 20,7kVA. Agora tenham cuidado com o que se metem, pois já propuseram um contrato a um conhecido com fidelização de uma década.....

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3009
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2022, 18:03

Um CEME que ganha dinheiro com carregamentos tem interesse na simplificação do quê na ME? Na atribuição de incentivos as empresas para comprar VE´s? Na simplificação de instalações electricas nos condomínios privados? :think:

Se existe necessidade de simplificar é porque não foi pensado atempadamente que era complexo. Ao escrever isto não quer dizer que sou contra a simplificação, bem pelo contrário, o que eu quero é um sistema o mais simples possível (voltamos a olhar para o Continente) e barato, o que neste momento tenho dúvidas que CEME + OPC + mobi.e na equação se traduza em melhores preços. Mas isso só depois de termos um exemplo de algo do género é que podíamos comparar, já que para quem defende o modelo, o Continente tem melhor preço, mas o negócio deles é vender arroz :mrgreen: .
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 16:24
...E também que um OPC se associa a um CEME e permite o mesmo nos seus postos na rede pública. No caso do OPC/CEME vais dizer que tem a ver com uma simplificação necessária face ao modelo complexo que temos. Já no Continente, que fez exatamente o mesmo ou seja permitir o carregamento por Contacless, será o quê?

Ou quando a Ionity no estrangeiro introduziu o QR Code para pagamentos Ad hoc (sem cartão RFID) foi para simplificar o quê? O "modelo" Alemão?
Aqui vejo da seguinte maneira. Estas a falar de duas coisas diferentes.

No primeiro caso existe essa necessidade porque temos um CEME + OPC, logo podia ter sido evitado a partida. Como não foi evitado agora andamos a voltas.

No segundo caso foi para simplificar o que por si só já era simples. Há sempre espaço para melhorar mas o que estamos a ver em Portugal é que estamos nós a implementar coisas que os outros já tem desde o primeiro dia, mas o discurso para os defensores é que temos o melhor do mundo, mas ao mesmo tempo, afinal estamos na fase 1 e, ainda estamos aprender. Consegues perceber as contradições deste tipo de discurso?

Mas já que falaste no caso alemão quando o UVE alemão faz esse tipo de activação do posto de carregamento ou o anterior (por cartão) sabe quanto vai pagar certo? E em Portugal tu sabes? Por mais voltas que dermos ainda ninguém conseguiu explicar porque é que passado tanto tempo de ME (nota ME) ninguém em Portugal consegue saber na hora quanto vai pagar por um carregamento de 5kWh na rede pública, tal a complexidade. No fim logo se vê. Estamos a simplificar (volto a frisar, e ainda bem) mas temos um calcanhar de Aquiles que acho que na Alemanha e no resto do mundo não existe.

Se por esta altura já me tivesses dito que o problema de não saberes quanto pagas (preço final sem aplicações e outras confusões :D ) por um carregamento antes de iniciares o mesmo já estava resolvido e, que tudo agora era só simplificar o resto, maravilha. Infelizmente não tens como me dizer isso pois não? A não ser que vás ao Continente ;)

Para que não haja dúvidas.

Ponto 1- faz-me muita confusão dizer-se que temos um modelo cheio de virtudes quando dá jeito e depois afinal tem de ser simplificado e estamos a fazer o mesmo que os outros já fazem. Para mim isto é contraditório.

Ponto 2 - eu sou a favor da simplificação ainda para mais em algo que nasceu torto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 13 jan 2022, 18:20

Não, não são coisas distintas. A Miio fez uma parceria para colocar pagamentos com QR Code em postos de um OPC. Em que é que isso é diferente de a Ionity colocar pagamentos por QR Code nos seus postos? Ou o Continente? Desculpa mas aqui a confusão está desse lado.

O facto de eu não saber à partida o custo tem apenas a ver com o facto de a grande da maioria dos OPC cobrarem por tempo. Porque se cobrassem por energia as contas seriam muito simples. O modelo não obriga os OPCs a cobrarem por tempo! Mas permite que o façam, tal como noutros países podem cobrar por tempo ou por energia. Um OPc pode aliar-se a um CEME e mostrar o preço final de carga no seu posto em EUR/kW.h, o facto de não o fazer não significa que a culpa seja do modelo, mas sim do uso que os players fazem da implementação do modelo. Ora bolas, se o OPc a quem a Miio se aliou cobrasse por energia até podia aparecer junto ao autocolante com o QR Code o custo por kW.h final!

E eu até acho, nesta fase, que a cobrança por tempo ainda faz sentido. Talvez daqui a alguns anos deixe de fazer quando houver maior abundância de postos, mas para já a cobrança por tempo de alguma maneira otimiza a utilização dos postos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2022, 18:56

mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O facto de eu não saber à partida o custo tem apenas a ver com o facto de a grande da maioria dos OPC cobrarem por tempo. Porque se cobrassem por energia as contas seriam muito simples
E a grande maioria cobra por tempo por estarem a alugar o posto. A maioria dos alugueres, dos mais diversos bens, cobra-se por tempo.

Podias p.f. tantar fazer o exercício de imaginar ser permitido ao dono do posto vender a energia? Assim só academicamente. Não achas que se o dono do posto pudesse fazer dinheiro com a revenda da energia, tendencialmente fazia disso a forma de facturar? E ter um custo mais estável, sei lá, como tem o Continente, como tem a Tesla, como tem a PowerDot...
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O modelo não obriga os OPCs a cobrarem por tempo! Mas permite que o façam,
Certo, isso sempre se soube. O modelo tudo permite. Mas não achas que o potencia? Ao colocar os OPC em modo de aluguer, não é de esperar que cobrem esse aluguer tendencialmente em função do tempo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3009
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2022, 19:12

mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
Não, não são coisas distintas. A Miio fez uma parceria para colocar pagamentos com QR Code em postos de um OPC. Em que é que isso é diferente de a Ionity colocar pagamentos por QR Code nos seus postos? Ou o Continente? Desculpa mas aqui a confusão está desse lado.
Eu vou fazer uma analogia em tom de brincadeira para mostrar que não é a mesma coisa. Espero que não leves a mal.

O amigo mobilidade electrica portuguesa (MP), disse ao amigo mobilidade electrica alemã (MA) que conhecia um caminho Lisboa-Porto (contracto + cartão único) muito melhor que indo pela A1 (pagamento cartão MB ou APP). O amigo MA sempre disse que esse caminho (contracto + cartão único) não era melhor que indo pela a A1 (pagamento livre de contractos e cartões únicos), pois ele durante dois anos já tinha essa experiencia e viu que indo pela A1 era muito mais simples. Passados dois anos, embora o amigo MP continue a dizer que o caminho sem ser pela A1 é o melhor ,a maioria das vezes já vai pela A1 fazendo o mesmo que amigo MA.

A pergunta que se impõe neste momento é se vamos no caminho dos outros qual foi a necessidade de inventar contractos e cartões únicos quando se fala de simplificação é para se fazer o mesmo que os outros.

Portanto, na minha optica não estou a fazer confusão nenhuma, e a simplificação do "modelo" alemão em nada tem haver com a necessidade da simplificação do modelo português. Um sempre foi simples, apenas existe a exigência de o tornar ainda mais simples, por outro lado o nosso sempre foi complicado desde o primeiro dia e passados dois anos estamos a seguir o caminho dos outros. É simplesmente isto. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1673
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 13 jan 2022, 19:50

BrunoAlves Escreveu:
13 jan 2022, 18:56
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O facto de eu não saber à partida o custo tem apenas a ver com o facto de a grande da maioria dos OPC cobrarem por tempo. Porque se cobrassem por energia as contas seriam muito simples
E a grande maioria cobra por tempo por estarem a alugar o posto. A maioria dos alugueres, dos mais diversos bens, cobra-se por tempo.

Podias p.f. tantar fazer o exercício de imaginar ser permitido ao dono do posto vender a energia? Assim só academicamente. Não achas que se o dono do posto pudesse fazer dinheiro com a revenda da energia, tendencialmente fazia disso a forma de facturar? E ter um custo mais estável, sei lá, como tem o Continente, como tem a Tesla, como tem a PowerDot...
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O modelo não obriga os OPCs a cobrarem por tempo! Mas permite que o façam,
Certo, isso sempre se soube. O modelo tudo permite. Mas não achas que o potencia? Ao colocar os OPC em modo de aluguer, não é de esperar que cobrem esse aluguer tendencialmente em função do tempo?
O problema nem é ser por tempo. É que se estivesse afixado no posto X€/min era fácil de fazer as contas. O problema é que para além dos €/min afixados, depois é preciso incluir o CEME, EGME, TAR e IEC. Esqueci-me de alguma? :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 13 jan 2022, 19:56

cfvp Escreveu:
13 jan 2022, 19:50
BrunoAlves Escreveu:
13 jan 2022, 18:56
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O facto de eu não saber à partida o custo tem apenas a ver com o facto de a grande da maioria dos OPC cobrarem por tempo. Porque se cobrassem por energia as contas seriam muito simples
E a grande maioria cobra por tempo por estarem a alugar o posto. A maioria dos alugueres, dos mais diversos bens, cobra-se por tempo.

Podias p.f. tantar fazer o exercício de imaginar ser permitido ao dono do posto vender a energia? Assim só academicamente. Não achas que se o dono do posto pudesse fazer dinheiro com a revenda da energia, tendencialmente fazia disso a forma de facturar? E ter um custo mais estável, sei lá, como tem o Continente, como tem a Tesla, como tem a PowerDot...
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 18:20
O modelo não obriga os OPCs a cobrarem por tempo! Mas permite que o façam,
Certo, isso sempre se soube. O modelo tudo permite. Mas não achas que o potencia? Ao colocar os OPC em modo de aluguer, não é de esperar que cobrem esse aluguer tendencialmente em função do tempo?
O problema nem é ser por tempo. É que se estivesse afixado no posto X€/min era fácil de fazer as contas. O problema é que para além dos €/min afixados, depois é preciso incluir o CEME, EGME, TAR e IEC. Esqueci-me de alguma? :lol:
Do IVA! :lol:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”