mjr Escreveu: ↑13 jan 2022, 23:15
Mesmo vendendo diretamente energia, um posto de 150kW dá muito maior rendimente ao OPC se tiver uma média de potência de carga de 100kW em vez de 50kW (por exemplo se for ocupado maioritariamente por veículos que não suportam carregamentos acima de 50kW)
Claro, mas essa selecção natural faz-se no preço da energia. O posto de 150kW não debita apenas mais energia, custa mais a deitá-la: o posto é mais caro, a instalação é mais exigente, na nossa rede eléctrica contribui para o degredo que é a potência de ponta (que se paga fora do modelo), etc. A Easycharger resolveu isso bem na minha opinião, com patamares de preço por tipo de posto. Eu acho justo, um recurso caro custa mais a utilizar. Mesmo que um utilizador com um Spring se ligue a um PCUR de 350kW vai pagar o mesmo que outro carro, mas é naturalmente mais caro, só o vai fazer esporadicamente, não prejudica o dono do posto por aí além. É uma selecção natural, que o dono do posto pode promover com os seus acordos, mensalidades, patamares de potência, o que for.
mjr Escreveu: ↑13 jan 2022, 23:15
mas a meu ver nesta fase é positivo pois otimiza o uso dos postos
Honestamente acho que já passamos essa fase. O pagamento racionalizou a utilização, a quantidade já permite ver postos com disponibilidade, que antes eram usados incessantemente.
O que devia sim ser usado eram idle fees. Curiosamente ninguém as usa.
mjr Escreveu: ↑13 jan 2022, 23:51
Ambos implicam a colocação de todos os cartões desse ESMP na BD da Mobi.e,
Já tinha lido isso algures, mas até eu achei que era tão ridículo, mesmo para os padrões da MobiE, que não podia ser. Afinal consegue ser pior até do que eu pensava

Então a visão do roaming europeu da MobiE é haver uma MobiE em cada país e cada uma dessas MobiEs ter todos os cartões europeus em cada uma dessas bases de dados?
Até eu acho que não pode ser assim.
Mas se é assim que funcionam os operadores europeus cá

Não admira que tão poucos (e nenhum dos grandes) cá esteja.
Seja como for, a questão do roaming internacional será cada vez menos um problema. Com os QR code e pagamentos ad-hoc em todo o lado os carregamentos pontuais deixam de ser um problema. Resta só caminhar para não precisar do nacional
alexmol Escreveu: ↑13 jan 2022, 20:54
Como se pode ver nos exemplos no resto do mundo, cobrar por tempo, ou tempo+energia, não é nenhum drama se soubermos de antemão quanto vamos pagar
Não concordo. Energia é o ideal, tempo "come-se". Tempo + energia cria sempre esta bagunça de contas...
Edit: tempo claro, mas só em idle fees