[DB] ID.3 1st Plus

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: [DB] ID.3 1st Plus

Mensagem por BrunoAlves » 06 mar 2024, 17:20

São consumos de facto muito bons. Eu conduzo desde o início do ano um ID.3 Pro (acho eu) de 58kWh e faço neles consumos muito semelhantes ao meu S70 de 2015... Certo que maioria dos km são em AE com CC a 120km/h mas ainda agora cheguei de mais uma viagem de ~~300km na A1 e lá estão os 20kWh/100km. Se chover, se estiver frio, já vi 22-23.
Espero pelo bom tempo para ver se melhora.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Mensagem por Nerusonu » 06 mar 2024, 18:10

BrunoAlves Escreveu:
06 mar 2024, 17:20
São consumos de facto muito bons. Eu conduzo desde o início do ano um ID.3 Pro (acho eu) de 58kWh e faço neles consumos muito semelhantes ao meu S70 de 2015... Certo que maioria dos km são em AE com CC a 120km/h mas ainda agora cheguei de mais uma viagem de ~~300km na A1 e lá estão os 20kWh/100km. Se chover, se estiver frio, já vi 22-23.
Espero pelo bom tempo para ver se melhora.
Em AE(dependendo da mesma como sabemos) é normal ser em volta dos 20/22 nesta altura com chuva, vento, etc.
No verão deve baixar aí para os 18 sensivelmente.

Caso precises de umas dicas sobre o carro apita ;)

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2024, 10:18

Obrigado ;-) Não há muitos segredos, é um VE. Mas por exemplo só ontem é que descobri que dá para trancar o carro deslizando o dedo no puxador. Faz pouco sentido na minha opinião, o carro abre-se por aproximação mas não se fecha ao afastar. Como venho habituado a essa realidade, mais volta menos volta lá fica o carro por trancar :mrgreen:

Deste tópico já "roubei" a app EEVEE que não conhecia e que parece muito fixe (mesmo que os dados não sejam 100% corretos como dizes). Vou fazer um test drive e provavelmente vou propô-la como gestão de frota para a empresa.
Como em tudo "quando o produto é gratuito, é porque o produto és tu" :mrgreen: mas faz parte

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 07 mar 2024, 13:00

BrunoAlves Escreveu:
07 mar 2024, 10:18
Obrigado ;-) Não há muitos segredos, é um VE. Mas por exemplo só ontem é que descobri que dá para trancar o carro deslizando o dedo no puxador. Faz pouco sentido na minha opinião, o carro abre-se por aproximação mas não se fecha ao afastar. Como venho habituado a essa realidade, mais volta menos volta lá fica o carro por trancar :mrgreen:

Deste tópico já "roubei" a app EEVEE que não conhecia e que parece muito fixe (mesmo que os dados não sejam 100% corretos como dizes). Vou fazer um test drive e provavelmente vou propô-la como gestão de frota para a empresa.
Como em tudo "quando o produto é gratuito, é porque o produto és tu" :mrgreen: mas faz parte
Basta até tocar lá com as costas da mão, um dedo, etc, não é necessário "deslizar". Era mais prático trancar ao afastar(o ID7 já tem isso agora), mas sempre é melhor que andar a tirar a chave do bolso para carregar num botão.
A EEVEE reportei o erro dos km via chat e dizem que estão a par e estão a resolver, veremos.
Vou supor que tens a APP oficial e portanto o contrato we connect plus "comprado" na loja, se for esse o caso ficas a saber que tens acesso a rádios online de vários países do mundo, sugiro uma americana chamada 1.FM... raramente tem anúncios e quando tem duram muito pouco, é a minha estação favorita há 2 anos.

Sabes se tens o Led matrix?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2024, 13:33

Nerusonu Escreveu:
07 mar 2024, 13:00
Não tenho. É o mais recente facelift já, mas a versão Pro é "só" razoavelmente equipada (não que seja mau, longe disso).
Tem sobretudo pequenas falhas de design no software/interface:
- os botões à esquerda do volante são-me muito pouco confortáveis, acho pouco ergonómico
- ligo o desembaciador num botão, que depois mantém o AC ligado e me obriga a ir ao menu "Clima" desligá-lo
- não dá para atender o telefone no volante, tenho de ir ao ecrã
E mais uma ou outra pequena coisa. Mas é uma questão de hábito, nada de grave. Acabo por ser obrigado a usar mais o ecrã para fazer pequenas coisas que no Tesla que não tem botões quase nenhuns. Mas mais uma vez, é hábito.

O que acho mesmo mau é o Lane Assist. Em comparação com o ioniq que tive em 2017 é praticamente inútil e é uma coisa que uso com muita frequência desde essa altura.
Óptimo mesmo óptimo é a brecagem. Que brinquedo :D Ah e a resposta ao acelerador é bestial, zero "lag". Mesmo em Eco é um degredo, eu nem sou nada pé pesado mas coitados daqueles pneus que devem sofrer horrores :mrgreen:

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 07 mar 2024, 15:44

BrunoAlves Escreveu:
07 mar 2024, 13:33
Nerusonu Escreveu:
07 mar 2024, 13:00
Não tenho. É o mais recente facelift já, mas a versão Pro é "só" razoavelmente equipada (não que seja mau, longe disso).
Tem sobretudo pequenas falhas de design no software/interface:
- os botões à esquerda do volante são-me muito pouco confortáveis, acho pouco ergonómico
- ligo o desembaciador num botão, que depois mantém o AC ligado e me obriga a ir ao menu "Clima" desligá-lo
- não dá para atender o telefone no volante, tenho de ir ao ecrã
E mais uma ou outra pequena coisa. Mas é uma questão de hábito, nada de grave. Acabo por ser obrigado a usar mais o ecrã para fazer pequenas coisas que no Tesla que não tem botões quase nenhuns. Mas mais uma vez, é hábito.

O que acho mesmo mau é o Lane Assist. Em comparação com o ioniq que tive em 2017 é praticamente inútil e é uma coisa que uso com muita frequência desde essa altura.
Óptimo mesmo óptimo é a brecagem. Que brinquedo :D Ah e a resposta ao acelerador é bestial, zero "lag". Mesmo em Eco é um degredo, eu nem sou nada pé pesado mas coitados daqueles pneus que devem sofrer horrores :mrgreen:
Mesmo sendo o facelift havia como opção, é pena que não tenha vindo.
Os botões no volante mesmo ou os das "luzes"?
O desembaciador traseiro desliga por ele ao fim de um tempo, o do para-brisas tenho um "widget" num dos ecrãs que me mostra uma data de funções do AC, incluindo o "visão livre" que desembacia o dito... Em opção podes sempre dizer "Olá ID, não vejo nada" lol.
O atender o telefone de facto devia dar para clicar no OK(por exemplo) e atender, mas como normalmente sou eu que logo para alguém e não o inverso raramente me incomoda, mas é estúpido.
Lane assist de jeito só nos que têm "Travel assist" nos outros é apenas Lane keep o que implica fazer "ping Pong" na faixa.

Sem dúvida que eles sofrem, por isso evito acelerar a fundo(nem sempre consigo lol).

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 27 fev 2025, 17:03

Bem fazer aqui um apanhado dos últimos meses pois por motivos de força maior(parti os dois calcanhares em junho) as deslocações abrandaram e inclusive só agora no final de Janeiro e Fevereiro tenho andado mais com ele:

No inicio de Junho foi à oficina trocar o módulo do SOS(parece que é crónico nos VW recentes) e uma semana antes de ir para lá apareceu a mensagem que tinha um problema no sistema eléctrico, questionei a oficina e como era um aviso laranja e que nada notava de estranho no carro disseram para continuar a andar com ele e depois viam. Entretanto tive o acidente e o carro foi para lá e voltou no final de Agosto, foi feito a troca do tal módulo de SOS e trocaram um(pelo menos) módulo do pack de baterias. Estava neste momento com 60mil e uns pós.

Em outubro/novembro recebeu o update para o software 3.7 via OTA.

Em dezembro fez a revisão dos 4 anos, 173 euros na mesma oficina de há 2 anos.

Portanto em revisões foram:
156 euros(2 anos)
173 euros(4 anos)

Sempre sem limite de Km, não me pareceu nada mau.
De seguida IPO e foi uma aventura... Primeiro ID que o inspetor apanha mas não o primeiro EV, portanto até podia ter sido bem pior. O chato foi ter de "desmontar" quase meio carro para chegar ao número gravado no chassis(está na mala quase debaixo do banco traseiro do lado direito).

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 27 fev 2025, 20:03

Nerusonu Escreveu:
27 fev 2025, 17:03
(parti os dois calcanhares em junho
Ouch. Espero que tenhas recuperado bem. Eu parti os pulsos há 2 anos e tal e nunca mais é a mesma coisa :doh:

Em relação ao id, também recebi a nova versão de software recentemente, mas além de não ver nada de novo ficou (ainda) mais lento e bugou o variar do limite de carga pela app.

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 27 fev 2025, 20:16

BrunoAlves Escreveu:
27 fev 2025, 20:03
Nerusonu Escreveu:
27 fev 2025, 17:03
(parti os dois calcanhares em junho
Ouch. Espero que tenhas recuperado bem. Eu parti os pulsos há 2 anos e tal e nunca mais é a mesma coisa :doh:

Em relação ao id, também recebi a nova versão de software recentemente, mas além de não ver nada de novo ficou (ainda) mais lento e bugou o variar do limite de carga pela app.
Ainda estou a recuperar, mas sim já sei que nunca mais vai ficar igual... O lento refereste ao Software? Não notei diferença no meu nas podes sempre fazer o típico workaround da informática e fazer reset total a ver se melhora :p.

Na app não costumo mexer muito, está a 80 e fica sempre assim.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 01 mar 2025, 08:18

As rápidas melhoras.

Pergunta por mera curiosidade. Como é que se parte os dois calcanhares ao mesmo tempo?

Saltaste de paraquedas, sem paraquedas? 😛

No dia que parti o meu joelho estava um inglês no hospital que tinha estado a fazer skydiving e abriu o paraquedas tarde demais, bateu com muita força no chão e partiu a tíbia.

Ele veio-se embora passado umas horas, eu fiquei lá 3 semanas. Ele caiu lá de cima, eu cai com os pés assentes no chão.

Isto para dizer que acontecem acidentes estranhos. Eu quando digo que parti o joelho porque pisei um atacador, as pessoas ficam admiradas. A primeira pergunta é se foi de mota.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Id3”