Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mrr
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mrr » 04 jul 2014, 13:00

cromero Escreveu:
VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Este fórum já está a precisar de um glossário de terminologia específica.

"Encolhida" - bateria que reporta menor capacidade do que aquela que realmente tem, devido a uma utilização pouco agressiva, ao frio, à não utilização de cargas rápidas e/ou a não fazer descargas mais amplas.

"Entranhas" - dados obtidos através da porta Can-Bus, nomeadamente voltagem das células e temperaturas da bateria.

"Exercitar" - procedimento que permite aumentar a capacidade reportada pela bateria, através de uma utilização agressiva, ao calor e/ou à utilização de cargas rápidas.

"Malmonástico" - relativo a Malm. É um termo utilizado para descrever um comportamento semelhante ao dessa personagem peculiar que participa neste fórum. Pode significar lentidão (por exemplo, velocidades malmonásticas significa velocidades ridiculamente baixas).

Completem e melhorem.
"Tartarugar"...

Venha de lá esse tópico "GLOSSÁRIO"
Não me sinto com competência suficiente na matéria para definir tartarugar. Mas a nova "entrada" parece-me gira

E que tal "Mimar" - tarefa do utilizador do VE de manter o pack o mais frio possível, de preferência a tender para zero graus :P .
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Essiemme » 04 jul 2014, 15:38

Já temos por aqui uma boa coleção de palavras "amorosas", como a ficha "Manecas", por exemplo.

sm
:lol:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jul 2014, 18:07

Bela ideia a do Glossário!

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 05 jul 2014, 00:52

Já vi a tartaruga...

Com a preciosa ajuda do mjr, ontem à noite foi tempo de tartarugar. A ideia era levar o LEAF até ao casco, de modo a carregá-lo a 100 por cento logo a seguir e perceber qual a capacidade real do pack.
Como combinado, levei o carro até ao segundo aviso de bateria muito fraca, com indicação de carga do LEAF nos 5% (já com traços, uma vez que só até aos 6% é visível a indicação quantificada).
Ao volante, com o mjr no lugar de pendura e com o LeafSpy activo, começamos a demanda do graal tartaruguento. Conhecedor dos segredos do LeafSpy e do próprio carrinho, mjr, mal olhou para os primeiros gráficos e valores, foi taxativo: ainda temos muito que andar! Boavista, Antunes Guimarães, Circunvalação, andamos, andamos, andamos... Passaram 3 kms, 5kms, 7kms e o bichinho não dava sinais de esmorecer. Dez kms, 12 kms e nada... Uns safanões no acelerador, e a potência lá estava todinha, sem falhas. 15 kms, 17 kms depois, e finalmente lá começamos a ver sinais de esgotamento. 21 kms depois de termos posto o contador a zeros (e uns 27 ou 28 kms depois do aviso de bateria "muito fraca"!...) lá apareceu a teimosa e resistente tartaruguinha.

Imagem

Já na garagem, imediatamente antes de meter o LEAF à carga, descobri pelo Carwings que o carro tinha ainda uma autonomia estimada de 3kms... O que significa que no meu LEAF a tartaruga ainda tem pernas para andar!

Imagem

E aqui fica o retrato do LEAF pouco antes de iniciar a carga até 100%, um processo que demorará talvez um pouco mais de sete horas na minha wallbox de 16 amperes... Amanhã, veremos quantos kwh o LEAF será capaz de armazenar. Mais ou menos de 25? Veremos...

Imagem

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 05 jul 2014, 01:02

Afinal tem células com menos de 3v.
Será que é com média de 3v que pára?
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 05 jul 2014, 01:06

VETL Escreveu:Afinal tem células com menos de 3v.
Será que é com média de 3v que pára?
Pois, essa foi uma das novidades constatadas pelo mjr. Talvez...

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 05 jul 2014, 01:07

rdias Escreveu:não é propriamente armazenar... é quanto vai consumir... porque existem sempre perdas nos cabos... carregador... etc...
Ou isso. Perdoem-me as imprecisões

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 05 jul 2014, 01:12

E não deixa de ser curioso que num carro novo e já com carregador à frente, a primeira metade das células também se apresenta mais baixa do que a segunda metade como nos nossos Leafs...
Será que se trata de algum problema de leitura da tensão das células, ou algo do género?
Será de descartar a teoria do efeito do aquecimento do carregador atrás?
Terá antes a ver com células deitadas vs células ao alto?
Começam a faltar aqui mais dados de Leafs de 2013...
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Malm » 05 jul 2014, 08:03

Para mim essa de utilizar a média de 3,0 V para parar não pode ser. Se fosse assim a média podia estar a 3,0V e uma célula estar muito mais fraca e a estragar-se. Deve ter um limite inferior que quando uma célula atinge esse valor o carro para. Está-me a parecer que esse limite, neste Leaf (provavelmente nos mais recentes) é de 2,75 V como no meu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Malm » 05 jul 2014, 08:08

Cromero, excelente relato. A continuar assim, o glossário vai ter de ser atualizado rapidamente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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