Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 24 ago 2015, 00:01

Não, os de 2011 simplesmente não vinham equipados com isso. Nem se podia adquirir como opção. Se lhe quiser acrescentar isso agora deve ficar bem caro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 24 ago 2015, 00:55

ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado

A melhor estratégia é aquela que não te deixa a pé. Se hoje tens pouco e amanhã não usas, se não carregares e precisares de usar lembra-te que não se carrega o carro enquanto estalas os dedos. Eu sou péssimo a prever o dia seguinte, e porque já me fez mossa, acabo por manter o carro com estados de carga mais elevados. Estou a tentar mudar isso com uma espécie de EVSE mais inteligente e controlável remotamente.

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 24 ago 2015, 01:07

Claramente respondi ao que não perguntaste, porque só li a pergunta depois de ter respondido. Fui influenciado pelas respostas do malm e vetl. Sorry!

Perguntas se é melhor carregar logo a seguir ou passado algum tempo, eu diria que se deixares repousar as células e carregares temporizado até à hora quer queres ter o carro disponível é melhor e requer menos controlo da temperatura das células. Não sei se o imiev tem temporizador como o leaf tem.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 24 ago 2015, 01:16

No meu caso, eu tenho uma vantagem, mesmo que as previsões para o dia seguinte falhem, tenho um CI sempre à mão. É muito raro acontecer ter de o usar nessas circunstâncias. E uma vez tive de sair de urgência para um serviço que pensei que não tinha, a 10 km (é o que faz esta história dos agrupamentos de escolas) e já estava na hora de ter chegado e não de me acabar de levantar. Quando saí com o i-MiEV, com a pressa nem verifiquei a carga que tinha. Só quando cheguei ao destino, e dessa vez fui bem depressa, é que me lembrei de verificar a autonomia que tinha. Fiz tudo sem o mínimo de "range ansiety", 100% de "time ansiety". Felizmente tinha carga para fazer não só a ida a toda a velocidade, como a vinda. Mas foi engraçado, quando cheguei ao destino é que me deu para pensar, espera aí, quantas barras é que eu tenho? :roll:.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 24 ago 2015, 09:31

Malm Escreveu:No meu caso, eu tenho uma vantagem, mesmo que as previsões para o dia seguinte falhem, tenho um CI sempre à mão. É muito raro acontecer ter de o usar nessas circunstâncias. E uma vez tive de sair de urgência para um serviço que pensei que não tinha, a 10 km (é o que faz esta história dos agrupamentos de escolas) e já estava na hora de ter chegado e não de me acabar de levantar. Quando saí com o i-MiEV, com a pressa nem verifiquei a carga que tinha. Só quando cheguei ao destino, e dessa vez fui bem depressa, é que me lembrei de verificar a autonomia que tinha. Fiz tudo sem o mínimo de "range ansiety", 100% de "time ansiety". Felizmente tinha carga para fazer não só a ida a toda a velocidade, como a vinda. Mas foi engraçado, quando cheguei ao destino é que me deu para pensar, espera aí, quantas barras é que eu tenho? :roll:.
Eu ate tenho o CI e a mota electrica à mao por isso nao me preocupo tanto com a autonomia, esta semana as voltas estao limitadas a casa trabalho por isso o problema não é grave. Gosto é de saber a melhor forma de poupar as baterias e depois colocar em pratica no dia a dia mas sem de causar constangimentos.
Se tiver que carregar e andar sempre sempre nao tenho problema nem que ligue o ac constantemente em todas as viagens e apos o carregamento.

Quanto à mensagem do VETL, prefiro abusar do AC e diminuir 5km/h as minhas velocidades médias por exemplo... os ciclos vao ser os mesmos.. Nao achas boa ideia?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 24 ago 2015, 09:47

ICEM4N Escreveu:Quanto à mensagem do VETL, prefiro abusar do AC e diminuir 5km/h as minhas velocidades médias por exemplo... os ciclos vao ser os mesmos.. Nao achas boa ideia?
Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.
Além disso, é nas viagens maiores que o AC e autonomia são necessários ao mesmo tempo.
Desconfio que nas mãos certas, isto não seria algo muito difícil de resolver.
Por isso a mensagem e o alerta de que deveriam investir algum esforço nisso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 24 ago 2015, 09:50

VETL Escreveu: Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.
Desconfio até que nas mãos certas, não seria algo muito difícil de resolver.
Então no imiev dá para ligar AC em carregamento, mas nos clones não?

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 24 ago 2015, 09:55

rnlcarlov Escreveu:
VETL Escreveu: Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.
Desconfio até que nas mãos certas, não seria algo muito difícil de resolver.
Então no imiev dá para ligar AC em carregamento, mas nos clones não?
O i-miEV também é um clone. ;)
Falamos só de carregamento lento.
No rápido, todos ligam.
Mais uma razão de que deve ser algo muito fácil de resolver.
Para mim, da forma que está não faz sentido.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 24 ago 2015, 10:10

Errado. Neste aspeto, como, em 99,999%, é tudo igual. Nem o i-MiEV, nem o C0, nem o Ion, fazem arrefecimento como ar condicionado nos carregamentos lentos. Na verdade, o carro só vem preparado para arrefecer nos carregamentos rápidos. Nós é que fazemos uma alteração para que tb o possa fazer quando o carro está ligado (parado ou a andar), excepto quando está parado num carregamento lento. O VETL tem razão quando diz que devemos procurar uma solução para que tb faça o arrefecimento quando em carregamento lento. Isso acontece por exemplo, se tivermos a carregar em Chademo a 16 amperes e um sensor atingir os 31 ºC. E eu já vi o meu carro num PCR a carregar a 8 e menos amperes, e o AC sempre a bombar ao máximo.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 24 ago 2015, 10:16

VETL Escreveu: O i-miEV também é um clone. ;)
O imiev é o original. Os clones são os outros. Se alguém fizer um clone de ti, tu não passas a ser um clone também. ;)

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”