Diario de Bordo - ICEM4N - ION
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Não, os de 2011 simplesmente não vinham equipados com isso. Nem se podia adquirir como opção. Se lhe quiser acrescentar isso agora deve ficar bem caro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
A melhor estratégia é aquela que não te deixa a pé. Se hoje tens pouco e amanhã não usas, se não carregares e precisares de usar lembra-te que não se carrega o carro enquanto estalas os dedos. Eu sou péssimo a prever o dia seguinte, e porque já me fez mossa, acabo por manter o carro com estados de carga mais elevados. Estou a tentar mudar isso com uma espécie de EVSE mais inteligente e controlável remotamente.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Claramente respondi ao que não perguntaste, porque só li a pergunta depois de ter respondido. Fui influenciado pelas respostas do malm e vetl. Sorry!
Perguntas se é melhor carregar logo a seguir ou passado algum tempo, eu diria que se deixares repousar as células e carregares temporizado até à hora quer queres ter o carro disponível é melhor e requer menos controlo da temperatura das células. Não sei se o imiev tem temporizador como o leaf tem.
Perguntas se é melhor carregar logo a seguir ou passado algum tempo, eu diria que se deixares repousar as células e carregares temporizado até à hora quer queres ter o carro disponível é melhor e requer menos controlo da temperatura das células. Não sei se o imiev tem temporizador como o leaf tem.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
No meu caso, eu tenho uma vantagem, mesmo que as previsões para o dia seguinte falhem, tenho um CI sempre à mão. É muito raro acontecer ter de o usar nessas circunstâncias. E uma vez tive de sair de urgência para um serviço que pensei que não tinha, a 10 km (é o que faz esta história dos agrupamentos de escolas) e já estava na hora de ter chegado e não de me acabar de levantar. Quando saí com o i-MiEV, com a pressa nem verifiquei a carga que tinha. Só quando cheguei ao destino, e dessa vez fui bem depressa, é que me lembrei de verificar a autonomia que tinha. Fiz tudo sem o mínimo de "range ansiety", 100% de "time ansiety". Felizmente tinha carga para fazer não só a ida a toda a velocidade, como a vinda. Mas foi engraçado, quando cheguei ao destino é que me deu para pensar, espera aí, quantas barras é que eu tenho?
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Eu ate tenho o CI e a mota electrica à mao por isso nao me preocupo tanto com a autonomia, esta semana as voltas estao limitadas a casa trabalho por isso o problema não é grave. Gosto é de saber a melhor forma de poupar as baterias e depois colocar em pratica no dia a dia mas sem de causar constangimentos.Malm Escreveu:No meu caso, eu tenho uma vantagem, mesmo que as previsões para o dia seguinte falhem, tenho um CI sempre à mão. É muito raro acontecer ter de o usar nessas circunstâncias. E uma vez tive de sair de urgência para um serviço que pensei que não tinha, a 10 km (é o que faz esta história dos agrupamentos de escolas) e já estava na hora de ter chegado e não de me acabar de levantar. Quando saí com o i-MiEV, com a pressa nem verifiquei a carga que tinha. Só quando cheguei ao destino, e dessa vez fui bem depressa, é que me lembrei de verificar a autonomia que tinha. Fiz tudo sem o mínimo de "range ansiety", 100% de "time ansiety". Felizmente tinha carga para fazer não só a ida a toda a velocidade, como a vinda. Mas foi engraçado, quando cheguei ao destino é que me deu para pensar, espera aí, quantas barras é que eu tenho?.
Se tiver que carregar e andar sempre sempre nao tenho problema nem que ligue o ac constantemente em todas as viagens e apos o carregamento.
Quanto à mensagem do VETL, prefiro abusar do AC e diminuir 5km/h as minhas velocidades médias por exemplo... os ciclos vao ser os mesmos.. Nao achas boa ideia?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.ICEM4N Escreveu:Quanto à mensagem do VETL, prefiro abusar do AC e diminuir 5km/h as minhas velocidades médias por exemplo... os ciclos vao ser os mesmos.. Nao achas boa ideia?
Além disso, é nas viagens maiores que o AC e autonomia são necessários ao mesmo tempo.
Desconfio que nas mãos certas, isto não seria algo muito difícil de resolver.
Por isso a mensagem e o alerta de que deveriam investir algum esforço nisso.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Então no imiev dá para ligar AC em carregamento, mas nos clones não?VETL Escreveu: Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.
Desconfio até que nas mãos certas, não seria algo muito difícil de resolver.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
O i-miEV também é um clone.rnlcarlov Escreveu:Então no imiev dá para ligar AC em carregamento, mas nos clones não?VETL Escreveu: Acho que não faz sentido nem é prático não ser possível ligar o AC em carregamento.
Desconfio até que nas mãos certas, não seria algo muito difícil de resolver.

Falamos só de carregamento lento.
No rápido, todos ligam.
Mais uma razão de que deve ser algo muito fácil de resolver.
Para mim, da forma que está não faz sentido.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
Errado. Neste aspeto, como, em 99,999%, é tudo igual. Nem o i-MiEV, nem o C0, nem o Ion, fazem arrefecimento como ar condicionado nos carregamentos lentos. Na verdade, o carro só vem preparado para arrefecer nos carregamentos rápidos. Nós é que fazemos uma alteração para que tb o possa fazer quando o carro está ligado (parado ou a andar), excepto quando está parado num carregamento lento. O VETL tem razão quando diz que devemos procurar uma solução para que tb faça o arrefecimento quando em carregamento lento. Isso acontece por exemplo, se tivermos a carregar em Chademo a 16 amperes e um sensor atingir os 31 ºC. E eu já vi o meu carro num PCR a carregar a 8 e menos amperes, e o AC sempre a bombar ao máximo.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
O imiev é o original. Os clones são os outros. Se alguém fizer um clone de ti, tu não passas a ser um clone também.VETL Escreveu: O i-miEV também é um clone.![]()