Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 10:03

E, pela 1ª vez monitorizei , com LS, uma carga a 100%. Após 6671Km, 7 CR e 105 CL2, 1 mês e meio de condução. Para memória futura:
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 10:17

Agora, um carregamento a 80%:
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Que gira é a 4ª barra de temperatura, na ´linguagem´ do LS.. :D :
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jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 10:27

Após 2º Aviso de bateria fraca, isto é, "Muito fraca":

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Orlando
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 29 out 2015, 13:42

Então tens quase 22kwh?!?
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por FullElectric » 29 out 2015, 14:09

21,8 kWh úteis!!
Muito bom
Só faltou o teste da tomada

Fil
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 29 out 2015, 17:18

Muito bom mesmo ;)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 19:07

Orlando Escreveu:Então tens quase 22kwh?!?
Sim, creio que nesta altura, devo poder dispor de cerca de 22Khw, mais coisa, menos coisa!;-)

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mjr
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 29 out 2015, 19:15

Com 3,72V no aviso de bateria muito fraca facilmente ainda terias 3-4kW.h reais de energia útil no pack. Mais um mk2 a substimar a capacidade...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 19:45

FullElectric Escreveu:21,8 kWh úteis!!
Muito bom
Só faltou o teste da tomada
Obrigado FullEletric!;-)
Embora ainda não tenha feito um teste de tomada a partir da tartaruga, já fiz um, há 3 semanas, quando ainda não tinha OBCD2, desde o aviso de bateria muito baixa, 7% reportado pelo LBC, situação de partida semelhante à que reportam os mais recentes gráficos do LS, com 22 GIDS, e que aqui coloquei. Nessa altura, registei (está num post anterior):
Início teste : 7%, 5 barras temperatura
Carga admitida: 22.5Kwh , em 11h , a +/- 2280 w , ESVE 10A

Concertando as duas leituras, julgo não estar muito errado se admitir que a bateria me disponibiliza, neste momento, entre 21.8 e 22.5 Kwh!;-)
A menos que seja forçado a levar a bateria à tartaruga em alguma viagem, não irei fazer o teste da tomada nessas condições. Embora tenha já a certeza que o LBC faz um excelente trabalho, diz-me a minha experiência acumulada com Lipo´s que o assassino nº1 dessas baterias é a descarga profunda e, logo a seguir, a temperatura, sendo que estas duas variáveis estão intimamente correlacionadas. Sigo nelas uma regra conhecida na comunidade dos seus utilizadores e que é evitar retirar mais do que 80% da capacidade da bateria. Esses 80%, na atualidade do meu Leaf, corresponderão a +/- 17Kwh (22*0,8). Já confirmei com o LS que, tal como nas Lipo a que estou habituado, os elementos individuais da bateria do Leaf debitam esses 80% quando a voltagem, que começou à volta dos 4,11v, fica a oscilar entre os 3,72 e os 3,78 v, em repouso. Abaixo desses valores, a temperatura sobe significativamente e, na minha experiência, por ter uma vez levado alguns elementos de uma bateria 10S1P abaixo dos 2.5 v, tive um incêndio de um helicóptero radiocontrolado em pleno voo...
Desde essa altura que passei a trocar mais segurança e longevidade das baterias por alguma imprecisão na estimativa da sua capacidade ou degradação, se preferirmos! Passei a contentar-me com intervalos de valores de capacidades, em vez de valores precisos !;-)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 29 out 2015, 19:46

Fil Escreveu:Muito bom mesmo ;)
Obrigado pelo incentivo Fill! ;)

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